Por onde começar?

Tire suas dúvidas iniciais.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

Por onde começar?

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 2:10 pm

Rod.SLZ

Boa tarde pessoal!
Pretendo iniciar meus estudos para os proximos concursos de praticante de pratico mas estou um pouco perdido. Ha mais ou menos um mes venho pesquisando a respeito do assunto, buscando material, procurando cursos a distancia (ja que aqui na terra do sarmey nao tem nada a respeito), e encontrei esse forum.
Por onde comecar?
Dei uma olhada no site do instituto cpm e la eles tem um material em video. Vale a pena?
Sei que o estudo para concursos de praticante de pratico e arduo, por isso, agradeco desde ja quem puder me ajudar nesse inicio de jornada.

Um grande abraco a todos.


Humildade-e-Perseverança

Bom dia Rod.SLZ.
Nesse concurso você tem que ter tempo pra estudar e também vai gastar um bom dinheiro ao longo de todo processo seletivo.
Segue minha sugestão abaixo:

- Adquirir todo o material didático.
- Começar a ler toda a matéria, sugiro começar a ler pelo Miguens, Bridge Team Management, Shiphandling for the Mariner e Arte Naval Cap.12. Daí você já vai ter uma bagagem legal e pode ir para Tug use in Port, Rebocadores Portuários, PNA, Naval Shiphandling e Squat. Deixe as Normas por último na leitura, mas não para última hora.

Depois que ler toda a matéria umas 2 vezes pelo menos, é bom ter resumos para você ir revisando sempre. Na minha época de estudo mais focado, lia toda semana os resumos de todas as matérias. O resumo do Hércules (Curso H) é um bom resumo. Eu acho melhor você usar o resumo dele do que fazer o seu próprio, pois fazer resumo consome muito tempo (minha opinião).

Sei que a passagem do Maranhão para o RJ é cara, mas se você tiver condições de pagar, vale a pena fazer os módulos do Curso H depois que você já tiver mais familiarizado com a matéria, para aproveitar melhor o curso.

Bom, é isso aí, boa sorte.


Rod.SLZ

Obrigado por responder Humildade-e-Perseverança!

Pelo que vejo, para conquistar a minha vaga, competirei com os melhores!

Obrigado pelas suas dicas, espero que, futuramente, esteja discutindo sobre o assunto com voces de igual pra igual.

Abraços

Vida Prático

Não só com os melhores, mas tambem com os mais atentos.
Estou tambem em inicio de estudos e ja percebi que não existe nenhuma questão normal, lógica e óbvia.
Todas tem muitas pegadinhas e exigem muito raciocínio.
Ja no proprio edital, cfe as dicas de estudo acima, na bibliografia consta o livro arte naval e diversos capítulos. Mas não tem o cap.12.
Porém se voce ler a materia exigida, lá fala do tema do cap.12.
Ou seja, se voce ler um "sim" , voce deve primeiro eliminar todos os "nãos" para poder responder.
Um autentico malabarismo cerebral...
Mas a profissão é duca.... e merece o empenho.

boa sorte a todos.

Léo Carvalho

Rod,

Tenho o curso em vídeo do CPM e não vale a pena d jeito nenhum. Não sei qual o seu nível de conhecimento náutico. Se você já tem alguma experiência e conhecimento técnico, a dica de começar pelo Miguens é uma boa. Caso contrário, sugiro q comece sua preparação desde a base. E para isso, acho uma boa começar estudando para tirar o Arrais e o Mestre Amador. Compre o livro Navegar é Fácil (indicado na bibliografia para essas provas) e estude d verdade, como se estivesse se preparando para uma prova difícil. Tirar o Arrais e Mestre é uma das coisas mais banais q existem. As provas são absolutamente ridículas!!! Mas estudando com seriedade, vc vai criar a base mínima necessária para poder ler a bibliografia específica para prático.

A dica do amigo q sugere começar pelo Miguens tá mto boa. Pode seguir sem medo. Mas eu faria uma ressalva: se vc é iniciante nos assuntos marítimos, só pegue o material em inglês depois que tiver lido pelo menos o Miguens inteiro e os 2 primeiros capítulos do Arte Naval (talvez o cap. 12 tb, mas não afirmo pq ainda tô no 9).

Bem, minhas dicas são baseadas na minha experiência. Nasci e vivi a vida toda em BH (MG). Não sabia nem o q era boreste ou bombordo. Perdi mto tempo sem saber por onde começar, até q resolvi fazer o q sugeri. Tirei meu MSA em meados de outubro do ano passado. Duas semanas depois, saiu o edital. Foi quando finalmente comecei a estudar pra prático. Dois meses d estudos e fiquei há apenas 3 pontos d entrar na última vaga. Se eu não tivesse perdido tanto tempo no início, provavelmente estaria me preparando para a PPO...

Bons estudos!
Resultado se atinge com talento e paixão!

prometteus

Muito bom pessoa, obrigado

Gustavo

Léo,

Assim como o Rod, estou pensando em começar os estudos. Você sabe onde consigo encontrar o livro "Navegar é fácil"? Em todo lugar que procuro ele está esgotado.

Obrigado.

silveira

Caro Léo tem uma livraria náutica que já comprei alguns
títulos para a minha preparação.

Chama-se "oveleiro.com.br", não é site de
compras mas tu negocia por email, deposita e manda o
comprovante que eles te postam o livro.

Comigo sempre foram muito corretos.

abraço

yurioak

Prezados,

Para as provas de Arrais Amador e Mestre Amador só o livro Navegar é Fácil basta?

User avatar
Antonio
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 62
Joined: Tue May 12, 2015 9:34 pm

Re: inicio dos estudos

Postby Antonio » Wed May 13, 2015 7:03 am

Olá,

Sou engenheiro e trabalho na área, mas já a algum tempo venho acompanhando notícias sobre a praticarem. E gostaria de mais informações sobre cursos, tempos e estudo, expectativa para próximo certame etc.

Desde já grato e parabéns pelo site.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: inicio dos estudos

Postby Admin » Wed May 13, 2015 11:17 am

Prezado Antônio,

Um novo certame só poderá ocorrer após todos os candidatos aprovados no PSCPP 2012 terem sido convocados para receber seus certificados de Praticante de Prático.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Antonio
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 62
Joined: Tue May 12, 2015 9:34 pm

Re: inicio dos estudos

Postby Antonio » Thu May 14, 2015 1:22 pm

Admin,

Você saberia informar quantas turmas serão chamadas?
Assim teremos uma ideia para novo edital se emitido.

Grato

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: inicio dos estudos

Postby Admin » Thu May 14, 2015 1:33 pm

Serão 4 turmas. Cada uma com duração de 12 a 18 meses. A primeira começou em fevereiro de 2014.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Antonio
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 62
Joined: Tue May 12, 2015 9:34 pm

Re: inicio dos estudos

Postby Antonio » Fri May 15, 2015 9:52 pm

Pois é ADMIN, caso tendência se mantenha, o próximo concurso será em 2017/2018. :o

fev/14 Primeira Turma
470 dias
mai/15 Segunda Turma
470 dias
ago/16 Terceira Turma
470 dias
dez/17 Quarta turma

User avatar
Werewolf292015
Contribuidor Echo
Contribuidor Echo
Posts: 9
Joined: Sat Jan 23, 2016 2:15 pm

Re: inicio dos estudos

Postby Werewolf292015 » Mon Jan 25, 2016 2:20 pm

Primeira vez que fiz o curso H foi em 2012 e pela experiencia que tive, não esperem que o prof. Hércules vá ter calma para ensinar detalhadamente o assunto, principalmente PNA, você tem que estudar em casa e já ter uma boa noção do assunto e depois sim, se quiser, faz o curso, pois ele dá aula na velocidade da luz, ele não perde tempo, portanto na época para mim não foi bom pois estava começando ainda a estudar para prático, e antigamente não tinha curso telepresencial, era presencial mesmo, e eu tive que viajar várias vezes para o RJ para tomar aquele curso :x Hoje tenho mais experiencia 8-)

User avatar
Vaqueiro_Concurseiro
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 2
Joined: Fri Mar 18, 2016 7:31 pm

Re: Por onde começar?

Postby Vaqueiro_Concurseiro » Fri Mar 18, 2016 7:58 pm

Olá Pessoal!

Estou começando a me inteirar mais sobre esse certame. Acho que o maior empecilho para mim é a falta de motivação. Tenho vários projetos pessoais em andamento e sempre os coloco a frente dos estudos...

Vou dar uma lida com calma nos tópicos e dicas do grupo. E, ver se faço um planejamento de médio prazo.

Pelo que li rapidamente, acho que há tempo pra isso, pois estão falando em certame para 2017-2018...

Enquanto isso, vou movimentando o fórum...hehe

Bons estudos a todos!!!

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Por onde começar?

Postby Admin » Fri Mar 18, 2016 8:37 pm

Olá Pessoal!

Estou começando a me inteirar mais sobre esse certame. Acho que o maior empecilho para mim é a falta de motivação. Tenho vários projetos pessoais em andamento e sempre os coloco a frente dos estudos...

Vou dar uma lida com calma nos tópicos e dicas do grupo. E, ver se faço um planejamento de médio prazo.

Pelo que li rapidamente, acho que há tempo pra isso, pois estão falando em certame para 2017-2018...

Enquanto isso, vou movimentando o fórum...hehe

Bons estudos a todos!!!
Seja bem vindo!
Pode contar conosco na sua preparação.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Por onde começar?

Postby Admin » Thu Mar 31, 2016 9:39 pm

Boa noite,

Algum dos senhores poderia disponibilizar o mencionado Resumo do Hércules?

Agradeço desde já!

Cordialmente,

Corrêa.
Prezado,
Como há bastante tempo disponível até um próximo processo seletivo, melhor fazer seu próprio resumo enquanto estuda a bibliografia.

Bons estudos,
Administração do Fórum | O Praticante de Prático


Return to “Novatos”

cron