Por onde começar?

Tire suas dúvidas iniciais.
User avatar
Corrêa
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 2
Joined: Mon Mar 28, 2016 10:54 pm

Re: Por onde começar?

Postby Corrêa » Fri Apr 01, 2016 12:40 pm

Corrêa escreveu:
Boa noite,

Algum dos senhores poderia disponibilizar o mencionado Resumo do Hércules?

Agradeço desde já!

Cordialmente,

Corrêa.

Prezado,
Como há bastante tempo disponível até um próximo processo seletivo, melhor fazer seu próprio resumo enquanto estuda a bibliografia.

Bons estudos,
Boa tarde,

Concordo plenamente, Admin. Estou fazendo meu próprio resumo, no entanto gostaria de anexar o resumo de Hércules no material que possuo.
Caso possa me ajudar, agradeço desde já.

Cordialmente,

Corrêa.

User avatar
RochaJr
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Mon Apr 04, 2016 5:56 pm

Re: Por onde começar?

Postby RochaJr » Mon Apr 04, 2016 11:10 pm

Olá senhores. Eu gostaria de ter a opinião dos senhores.

Sou profissional da área de tecnologia e tenho a aviação como hobbie. Ao conhecer o porto de Santos, fiquei encantado com a área naval, mais especificamente com a praticagem, e decidi dar o primeiro passo para uma mudança radical na minha vida. Pelo menos a meteorologia que estudei na aviação vai economizar uma pequena braçada nos estudos.

Vou tirar a arrais amador este mês. O problema é que tenho 37 anos. Na opinião de vocês, essa idade é um empecilho para ser um prático.

Agradeço a atenção dos senhores e estou muito feliz em conhecer este fórum.



Grande Abraço.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Por onde começar?

Postby Admin » Mon Apr 04, 2016 11:24 pm

Olá senhores. Eu gostaria de ter a opinião dos senhores.

Sou profissional da área de tecnologia e tenho a aviação como hobbie. Ao conhecer o porto de Santos, fiquei encantado com a área naval, mais especificamente com a praticagem, e decidi dar o primeiro passo para uma mudança radical na minha vida. Pelo menos a meteorologia que estudei na aviação vai economizar uma pequena braçada nos estudos.

Vou tirar a arrais amador este mês. O problema é que tenho 37 anos. Na opinião de vocês, essa idade é um empecilho para ser um prático.

Agradeço a atenção dos senhores e estou muito feliz em conhecer este fórum.



Grande Abraço.
A Normam-12 não especifica limite superior de idade para participar do processo seletivo.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
TugRJ
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 5
Joined: Fri Feb 20, 2015 12:46 pm

Re: Por onde começar?

Postby TugRJ » Tue Apr 12, 2016 12:20 pm

Olá senhores. Eu gostaria de ter a opinião dos senhores.

Sou profissional da área de tecnologia e tenho a aviação como hobbie. Ao conhecer o porto de Santos, fiquei encantado com a área naval, mais especificamente com a praticagem, e decidi dar o primeiro passo para uma mudança radical na minha vida. Pelo menos a meteorologia que estudei na aviação vai economizar uma pequena braçada nos estudos.

Vou tirar a arrais amador este mês. O problema é que tenho 37 anos. Na opinião de vocês, essa idade é um empecilho para ser um prático.

Agradeço a atenção dos senhores e estou muito feliz em conhecer este fórum.



Grande Abraço.
Relaxa, camarada! Todo concurso entram vários candidatos com mais de 50 anos de idade.
Para ser prático você ainda tá novão!
Bons estudos!

User avatar
Valeriofn
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Tue Jan 03, 2017 11:04 am

Re: Por onde começar?

Postby Valeriofn » Fri Feb 03, 2017 9:31 pm

Boa noite a todos, sou de Curitiba sou formado em Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves e trabalho hoje na manutenção de helicópteros. Obrigado por aceitarem no fórum. Estou pretendendo começar a estudar para tal função e como uma grande parte dos iniciantes tenho muitas dúvidas em relação as matérias tratadas no curso de praticagem; vejo várias matérias e muitos livros de referências, ex: Principles of Naval Architecture existem 3 volumes; Miguens mesma coisa, até o momento que pesquisei, então devo me começar meus estudos nos 3 volumes ou no último? Esta é apenas uma de várias que surgiram no decorrer das pesquisas, vejo várias pessoas dizendo sobre Sierra pilots, curso H dentre outros, como não disponibilizo de muito $ não posso investir em algo que não vou conseguir levar a diante. Obrigado mais uma vez

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Por onde começar?

Postby Admin » Fri Feb 03, 2017 11:35 pm

Boa noite a todos, sou de Curitiba sou formado em Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves e trabalho hoje na manutenção de helicópteros. Obrigado por aceitarem no fórum. Estou pretendendo começar a estudar para tal função e como uma grande parte dos iniciantes tenho muitas dúvidas em relação as matérias tratadas no curso de praticagem; vejo várias matérias e muitos livros de referências, ex: Principles of Naval Architecture existem 3 volumes; Miguens mesma coisa, até o momento que pesquisei, então devo me começar meus estudos nos 3 volumes ou no último? Esta é apenas uma de várias que surgiram no decorrer das pesquisas, vejo várias pessoas dizendo sobre Sierra pilots, curso H dentre outros, como não disponibilizo de muito $ não posso investir em algo que não vou conseguir levar a diante. Obrigado mais uma vez
Prezado,
Foque na bibliografia recomendada na Normam-12 e no último edital. Ambos estão disponíveis no site da Diretoria de Portos e Costas. Veja lá que nem todos os volumes/capítulos das publicações citadas devem ser estudados.
Bons estudos,
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Christiansabino
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Thu Feb 22, 2018 9:16 am

Por onde começar ?

Postby Christiansabino » Sat Feb 24, 2018 10:59 am

Bom dia Prezados,
Estou querendo iniciar meus estudos. Porém, não sei quais livros começar a ler :/ Alguém poderia me ajudar ? E se tem disponível na internet para download.

Agradeço a todos

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Por onde começar ?

Postby Admin » Sat Feb 24, 2018 6:31 pm

Bom dia Prezados,
Estou querendo iniciar meus estudos. Porém, não sei quais livros começar a ler :/ Alguém poderia me ajudar ? E se tem disponível na internet para download.

Agradeço a todos
Apenas um ponto de vista: :idea:
• Introdutórias: Naval Shiphandling, Arte Naval, Rebocadores Portuários, Bridge Team Management, Navegação A Ciência e a Arte, Meteorologia e Oceanografia, COLREG;
• Média dificuldade: Squat Interaction Manoeuvering, Shiphandling for the Mariner, EROG; e
• Complicadas: Principles of Naval Architecture, Tug Use in Port, IMO Resolutions.
Legislação, CIS e SMCP são difíceis de classificar. São massantes, mas não complicadas. ;)
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Bubba48
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 2
Joined: Sat Sep 22, 2018 12:17 pm

Re: Por onde começar?

Postby Bubba48 » Sat Sep 22, 2018 2:33 pm

Olá!
No ano que vem devo, se tudo correr bem, ingressar na EFOMM(CIAGA) e desejo de iniciar minha preparação para o concurso de praticante de prático desde os primeiros meses na Escola.
Sou completamente leigo nessa área e por isso goataria da experiência de pessoas que já estão estudando há mais tempo e que já estiveram na minha atual situação.
Em quais matérias devo focar mais?
Como devo estudar sem ter recursos para um cursinho?
Como conciliar o estudo para o concurso com o da Escola?
Ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Por onde começar?

Postby Admin » Sat Sep 22, 2018 3:28 pm

Olá!
No ano que vem devo, se tudo correr bem, ingressar na EFOMM(CIAGA) e desejo de iniciar minha preparação para o concurso de praticante de prático desde os primeiros meses na Escola.
Sou completamente leigo nessa área e por isso goataria da experiência de pessoas que já estão estudando há mais tempo e que já estiveram na minha atual situação.
Em quais matérias devo focar mais?
Como devo estudar sem ter recursos para um cursinho?
Como conciliar o estudo para o concurso com o da Escola?
Ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar.
1. Tem que estudar tudo. Não tem o que focar. Começe pela NORMAM-12 para entender como o processo seletivo funciona.
2. Procure baixar todas as publicações previstas na bibliografia no último edital. Todas você encontra na internet em pdf. Tudo de graça. O edital e algumas publicações você encontra no site da DPC.
3. Conciliar dependerá apenas da sua vontade.

Bons estudos ;) ,
Administração do Fórum | O Praticante de Prático


Return to “Novatos”

cron