Um total iniciante - quais as dicas dos veteranos?

Tire suas dúvidas iniciais.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

Um total iniciante - quais as dicas dos veteranos?

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 2:41 pm

JSCB

Boa tarde, caros colegas

Há algum tempo venho "namorando" a idéia de ser prático. Pesquisando algo no tempo vago, ouvindo histórias de super-salários ou do exagero dessas histórias, dos perigos e riscos da profissão, do perfil dos interessados na carreira... muita informação espalhada na web, mas nunca algo consolidado e fácil de se ler e compreender.

Por isso venho aos colegas solicitar que falem um pouco sobre (o que imagino ser) o grande desafio de passar na prova. Como se preparam? O que esperam pela frente? O que recomendariam para um total novato muito interessado em seguir seus passos?

Algumas informações iniciais sobre mim, apenas para faciltar as respostas que espero:

1 - Sou graduado em Matemática;
2 - Sou totalmente leigo na área náutica. Pretendo iniciar a leitura do "Navegar é fácil" durante as festas de fim de ano. Me informei sobre um curso de arrais amador na minha cidade (Porto Velho) e descobri um no valor de R$1000, o qual vou fazer no início do próximo ano;
3 - Tenho algumas limitações de tempo para estudar durante o dia, mas nada que as madrugadas não resolvam.
4 - Estou um pouco acima do peso, mas emagrecendo (parece irrelevante? Vai que a prova física é muito difícil...).
5 - Tenho domínio na leitura de inglês (quase 100%), listening na faixa de 85~90%, mas apresento alguma dificuldade na fala por falta de treino. Compreendo espanhol e francês a nível básico nas 3 habilidades (acho que não tem muita relevância).

Alea iacta est.


MDUQUE

Não gaste esse dinheiro para tirar as carteiras de Arrais e Mestre. O livro q vc vai ler é suficiente. Se quiser, pode comprar umas apostilas resumidas na net. A prova de Arrais é como tirar a CNH. Pura decoreba tipo: 1 silvo longo significa..., qual o equipamento de segurança para tal embarcação..., qual a classificação de tal embarcação..., qual a manobra de primeiros socorros para tal sintoma..., se o por-do-sol é alaranjado, qual será a previsão do tempo para o dia seguinte..., quais inf o comandante deve deixar em terra e aquem se reportar antes de sair a navegar..., qual é a autoridade marítima para tal assunto..., etc. Para Mestre, tem q saber plotar a posição na Carta Náutica. Muito fácil. Sinceramente, é muito melhor ser auto-didata...Acho q aprende muito mais. O domínio de Inglês lido te será suficiente para a prova de Prático. Uma certa fluência verbal é positiva, porém, não imprescindível para a prova prática. Os livros são os mesmos sempre. Muda apenas alguma regulamentação recente à prova. 99% igual sempre, uma boa coisa desse concurso. As carteiras necessárias vc vai tirar rapidinho.
Não faz diferença vc estar um pouco gordinho. Mas, veja se não há alguma limitação médica para tí.
Mesmo vc morando um pouco longe dos grandes centros, não é absolutamente necessário fazer os cursos famosos. Se quiser muito fazer curso, mesmo à distância, estude 1 ano bem a matéria toda antes. Tente manter 3 hs por dia. Estará ótimo. Em uma ano, vc terá uma base legal. No ano seguinte, faça o curso. Dá tempo. Há um certo consenso de q vai demorar um pouquinho até a próxima prova e não faz diferença a tua formação inicial. É mito de q os alunos da Marinha Mercante ou afim saem em grande vantagem. Veja q eu falei GRANDE vantagem.
Vai na fé!

JSCB

MDUQUE,

O valor do curso que informei inclui aulas práticas com o barco. Li que a Marinha exige isso para tirar o arrais... procede?

Até começar a ler o livro vou ler apostilas encontradas na internet mesmo. Bom saber que a prova é decoreba pura... meu ponto forte é conseguir decorar muita coisa em pouco tempo (e esquecer tudo no minuto seguinte à prova).

Achei que para ser Mestre fosse exigido muito mais conhecimento.

Vou procurar os livros informados no edital. E não tenho limitações médicas.

Eu tenho interesse em fazer os cursos a distância para ao menos me equiparar aos outros candidatos. Mas vou estudar bem a matéria antes até para aproveitar melhor o curso quando fizer.

Qual a previsão da próxima prova? 2015~2016?

Alea iacta est.

Pilot trainee

Creio que veteranos não frequentam muito esse blog. Eles passam na prova e vão ser práticos, e nunca mais ninguém ouve falar deles.

Somos na maioria novatos tentando ajudar uns ao outros.

Quer uma sugestão ? Tem um livro de navegação chamado Miguens, que é de graça , muito fácil de ler, já abrange a matéria de arraes e mestre amador. Mata 3 coelhos com 1 tiro. Qualquer outro livro que voce, leigo, tentar começar a ler, vai te tomar muito tempo e render muito pouco.

http://www.mar.mil.br/dhn/bhmn/publica_manualnav1.html
https://www.mar.mil.br/dhn/bhmn/publica_manualnav3.html

De uma olhada nos capitulos 1,2,3,4,5,6,7,8,10,11,12,14, 37,38,40,42.

Depois voce me paga uma cerveja quando virar prático, eheheheh

MDUQUE

É verdade...Agora, estão exigindo algumas aulas práticas.
Então, mete bronca.
Procure seguir a bibliografia indicada pela MB para tirar as carteiras necessárias e para Praticante. Um bom aspecto do concurso para Prático é a indicação bibliográfica.
Próximo concurso deve vir no final de 2015. Estaremos lá.
Abraço.

JSCB

Pilot trainee, quando disse "veteranos" eu me referia a vocês que estudam a mais tempo rs

Vou ler os capítulos livro indicado por você. Não precisa ler nada do volume 2, certo?

Com certeza! Cerveja belga! Obrigado pelas informações!

Alea iacta est.

JSCB

MDUQUE,

É... até 2015 vai ser complicado me preparar de maneira apropriada, mas vou encarar esse desafio. Valeu pelas dicas também!

Alea iacta est.

TM

Prezado JSCB,

Tudo na paz?

Se me permite, eu tb vou deixar aqui a minha opinião sobre o tema discutido (carteirinhas de arrais/mestre e prova para praticante).
Veja bem, tente não misturar as coisas neste primeiro momento. O primeiro degrau da escada que vc está começando a subir se chama "Arrais-amador". Ou seja, na minha opinião, apague da sua cabeça as outras etapas e foque agora apenas no Arrais. Uma coisa de cada vez.
Os assuntos que mais caem na prova de Arrais são:

- Combate a incêndio;
- Primeiros socorros;
- Auxílios à navegação;
- Regras para evitar abalroamento no mar (RIPEAM);
- LESTA e RLESTA;
- NORMAM 03; e
- Atracação e desatracação de embarcações de pequeno porte.

Caem outros assuntos também, mas isso que pontuei aqui abrange mais de 80% da prova (e vc só tem que fazer um mínimo de 50%). Ou seja, estudar para Arrais pelo "Navegar é Fácil" (que vc até comentou no seu 1º post) é muito mais produtivo do que pelo livro "Navegação: a Ciência e a Arte", na minha opinião. Este último livro tem muito mais a ver com as matérias da prova de Mestre-amador.
Só pra vc ter uma ideia, um tempo razoável pra vc estudar bem pra essa prova de Arrais é de 30 a 45 dias (mas isso varia de pessoa pra pessoa).
Resumindo: neste primeiro momento, estude apenas os tópicos que caem em Arrais, vá lá, faça a prova e pegue a sua carteirinha. Quando vc estiver tomando a sua cerveja para comemorar essa 1ª conquista, aí sim vc começa a pensar no 2º degrau (Mestre-amador).

Bons estudos pra vc, cara!
Abraços!

Humildade-e-Perseverança

Sugiro também começar por arrais e mestre.

Mas faça um curso de 1 final de semana que você já vai estar pronto pra fazer a prova de Arrais, não precisa comprar livro nenhum.

Eu fiz na Porthos Náutica, em São Paulo, saiu meio caro, uns 600 mangos, mas resolveu meu problema rapidinho.

Para o Mestre também, fiz um curso de 1 fim de semana e também já foi o suficiente pra safar a prova de Mestre.

Acho que 1 mês estudando pra Arrais é um tanto exagerado hein... A prova é bem molezinha, nada a ver com as provas de prático.

Tem gente que eu conheço que fez a prova de arrais sem nem estudar nada e passou, só no bom senso mesmo.

Abraços

João

MDUQUE

Tas enganado...2 anos dá muito bem para se preparar, mesmo do zero...

MDUQUE

Perfeitas as dicas do TM..Um passo de cada vez. A prova de Arrais é molezinha. Parece prova do DETRAN para tirar CNH. Minha modesta opinião: não precisa curso. Vá pela bibliografia indicada. Eu, que já sou coroa, quarentinha.., estudei muito pouco para Arrais com apostilinha da Net. Na véspera, virei a noite decorando tudo, Red Bull na cabeça, e fui para a prova. 27 de 40. O mínimo é 20. Para Mestre, nova apostilinha e uma lida no Navegar é Fácil. Também passei o final de semana anterior treinando plotar a posição na Carta Náutica. 27 de 40 de novo. Sei q foi resultado medíocre...Mas, o ponto de vista é de q o Navegar é Fácil, indicação da MB, te bastará, acho eu, para ir muito melhor nas 2 provas. Humilde opinião..A ideia do TM está corretíssima: cada passo de uma vez. Se podemos simplificar, não devemos complicar. Siga a bibliografia indicada pela MB.
Abraço.

Com. Jorge

JSCB,

Discordo de alguns pontos acima e concordo com outros. Se você não é da área náutica acho essencial que você siga os passos da iniciação náutica pois vejo que a prática facilita a compreensão da teoria. Particularmente, sempre gostei de cursos pois não sou um bom auto-didata, mas este sou eu e cada um funciona de um jeito. Procure fazer as aulas teóricas com pessoas que jã tenham conhecimento na área, tente sempre que possível dar uma saída de barco com um conhecido preferencialmente próximo a um porto grande e coloque o vhf no canal dos rebocadores ou da estação de praticagem local. Se pesquisar na internet você achará os canais.
Boa sorte e full ahead!

Abs

MAMC

Olá, boa noite a todos.
Estou iniciando hoje a minha jornada de preparação para um futuro concurso para prático.
Sou médico, totalmente leigo com relação à navegação.
Por não estar satisfeito com a medicina, vou começar a ler a bibliografia para prático em horário livre.
Posso compartilhar com os colegas o que eu for encontrando, e se alguém puder me ajudar enviando material por email eu agradeço muito.

Obrigado

JSCB

Dei início aos estudos como arrais-amador e no próximo sábado faço as aulas práticas. Prova teórica somente em janeiro de 2014.

Vou me preocupar com um passo de cada vez no sistema "dividir para conquistar". Concluindo essa etapa eu passo a me preocupar com a prova de mestre, retornando ao tópico com mais (e melhores) perguntas.

Agradeço as informações e respostas de todos.

Com. Jorge,

Concordo 100%. Autodidatismo à parte, não vou buscar reinventar a roda. Se mais adiante, nas etapas avançadas, eu tiver meios de aprender com quem já sabe, com certeza farei isso. É bem mais rápido.

Alea iacta est.

JSCB

TM,

Vou ressaltar esses assuntos na apostila de arrais. Tenho cerca de 1 mês até a prova.

E só vou me preocupar com o livro "Navegação: a Ciência e a Arte" quando fizer a prova de mestre.

Alea iacta est.

JSCB

Humildade-e-Perseverança,

Deixei de comprar o livro pois vi que a apostila é mais que o suficiente. E me economiza tempo (já leio demais rs).

Ainda não sei onde fazer o curso de Mestre, mas vou tentar uma abordagem parecida com a sua. Curso rápido em um fim de semana de preferência.

Alea iacta est.

JSCB

MDUQUE,

Bom saber que não é necessário se matar de estudar nas etapas iniciais. Vou deixar pra queimar neurônios de verdade na prova de prático, que é o que interessa no fim das contas.

Alea iacta est.

JSCB

Começa pesquisando no google onde tem escola para arrais-amador na sua cidade. Lá eles provavelmente te entregarão uma apostila com o necessário para essa etapa. Consegui em Porto Velho por R$ 650.

Depois disso se dedique à prova de mestre-amador. Sugiro dar uma relida nesse tópico e alguns outros do fórum, tem bastante informação útil.

Alea iacta est.

Pilot trainee

Colegas de estudo,

Estamos competindo com almirantes, comandantes, profissionais de concurso e auto-didatas. Se voce perde tempo com essas habilitações de arrais , mestre, e capitão, suas chances já ficam menores. Essas carteirinhas vende no camelô do centro. por favor...

Entenda que sua obrigação, como pleiteante a prático, é fazer uma prova goiaba dessas sem tomar conhecimento e tirar 10, ponto final. Não pode nem ser chamado de um treino, é só pra encher o ego.

Se alguém quiser estudar a sério, me avise.

Coringa6969

Prova de Arrais e Mestre é ridícula. Já a Prova para Capitão prepara um pouco para o Prático.Pois, voce estuda Meteorologia, GPS, Navegação Eletrônica e tal. Mesmo assim, isso é 10% do edital.

O próximo processo seletivo terá bem menos vagas que o último.O corte vai ser ainda maior. Uma grande batalha nos espera.


Pilot22

Não se sabe se teremos menos vagas, pois o intuito é dobrar o efetivo de práticos caro! É esperar pra ver, todo o resto é especulação!!!

Abç e boas festas à todos!!


TM

Prezado JSCB,

Fico feliz de ter podido ajudá-lo com algumas dicas pra prova de Arrais. Quando vc, em breve, estiver com a sua carteirinha de Arrais em mãos, não subestime essa conquista. Essa primeira vitória te dará o impulso necessário para o prosseguimento nessa caminhada.
Como diz um provérbio chinês, "uma jornada de 200 milhas se inicia com um simples passo".

Abraços!


Vessel

Olá TM,

Eu também sou novo na área e agradeço desde já pelas dicas. Vou procurar pelo livro "Navegar é fácil" e pelas apostilas para a prova de Arrais e posteriormente a de Mestre. Pelo que entendi trata-se de uma prova simples e não seletiva, correto?

Abraços!!

TM

Olá, Vessel, tudo bem?

É isso aí, vc tem razão: as provas de arrais e mestre são provas simples, e além disso são tb não seletivas. Ou seja, não tem um número limitado de vagas para uma "classificação"; vc só tem que perfazer um rendimento mínimo de 50%.
Bons estudos pra vc!

TM

Andre

Vou comecar a estudar a bibliografia agora, e gostaria de saber quem pode me ajudar a adquirir esse material, e gostariA DE SABER SE TEM ALGUM CURSO Q VCS RECOMENDAM OU MATERIAL PELA INTERNET.

Obrigado!

JSCB

TM,

Fiz a prova com pouco preparo porque era véspera de uma viagem importante, mas consegui a carteira de arrais!

Agora vou me planejar para estudar para mestre. Novamente, obrigado pelas dicas.

Alea iacta est.

TM

Prezado JSCB,

Parabéns por esta 1a conquista, cara!
Não precisa agradecer, estamos aqui todos em prol tb da ajuda mútua!
A sorte está lançada - como vc bem diz -, e vc a aproveitou. Parabéns!

TM

brenodf

tirem minhas duvidas pfv pfv pfv!!
primeiramente me desculpe pois não conheço nada sobre a área, mais andei pesquisando sobre a profissão e adorei pois tenho um grande sonho de morar perto do mar e trabalhar em algo ligado a ele, mais como o capitalismo na família falou mais alto na família acabei fazendo bacharel em adm, mais sei que nem tudo esta perdido, bom vamos a minhas dividas! atualmente tenho 32 anos formado em adm e fisicamente otimo.

1ª - para participar da seleção de pratico o minimo de habilitação atualmente e de mestre amador correto? porem já liguei em alguns cursos de amador aki em brasília o um dos professores informou que provavelmente no próximo concurso para pratico vai ser pre-requisito a ser capitão amador, ate suspeitei que seria uma tentativa de vender algum curso, mais não era, pois ele só tem o curso de arrais amador, e disse que se eu quiser tirar de mestre e capitão logo depois de tirar o arrais ele me DAVA um livro, e explicou que era so eu estudar e eu pessoalmente marcava a prova! esta parada de capitão para a próxima e verdade?

2ª - quero muito e espero conseguir passar na seleção, porem se não for como planejado e no máximo eu ficar com a habilitação de capitão amador posso ou consigo algum trabalho na área? tipo se eu vender tudo e for fazer travessia de turistas para morro de são paulo - ba, posso trabalhar com isto? tipo atravessando turistas, ou promovendo e pilotando a embarcação para passeios turisticos? se não, qual outra habilitação ou autorização para isto????? alguma na área profissional? como tirar!

3ª - Ser aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior a quatro (4) e mais difícil e ou mais caro que ser capitão amador?

4ª - ser aquaviário poderia explorar empregos na área posteriormente? e como ser aquaviário?

5ª - qual a diferença em Prático ou Praticante de Prático?

6ª - só serei Prático ou Praticante de Prático se passar no processo seletivo? ou seja não existe a profissão de pratico fazendo cursos, ou sem passar no processo seletivo!? esta minha duvida e pq nos requisitos do ultimo edital esta assim "Ser aquaviário ..., Prático ou Praticante de Prático até 28 de agosto de 2013;" ou seja, com ser pratico antes de passar na seleção!??!

7ª - como moro em brasília e aqui não temos porto, e essencial que eu conviva ou consiga autorização de acompanhar práticos para entender mais sobre a profissão em outros estados?

8ª - o curso preparatório e primordial?

9ª - a previsão para o proximo e para 2016? isto e verdade?

10ª - não tenho nada de inglês, e essencial ter no minimo qual nível de inglês? seria tipo o técnico para aprender a dar as coordenadas em inglês para o caso do capitão de longo curso - CLC ser estrangeiro???

se surgir mais duvidas escrevo mais!?!?!? heheheh vlw

opraticantedepratico
Administrador


Prezado,

respondendo seus questionamentos:

1° - Não houve sinalização nenhuma das autoridades encarregadas do PSCPP sobre a mudança nos requisitos de mestre para capitão. Há apenas suposições.

2° - A categoria dos amadores destina-se à operação de embarcações em caráter não-profissional. Para entender melhor de uma pesquisada na NORMAM-03 e na NORMAM-13.

3° - Para ser aquaviário você deverá fazer EFOMM.

4° - Informações no link acima.

5° - O Praticante de Prático é o aspirante à categoria de Prático em fase de treinamento.

6° - Atualmente a única forma de tornar-se Prático é através do PSCPP.

7° - Não há necessidade.

8° - Os cursos preparatório para a prova escrita têm a finalidade de lhe ajudar na compreensão e absorção do conteúdo programático. Mas não são um pré-requisito para a inscrição no PS.

9° - Não há previsão confirmada pela autoridade marítima sobre o próximo processo seletivo. Há apenas boatos e suposições.

10° - O inglês é essencial para a profissão de Prático. Mas não há um nível predeterminado de proficiência.
O Praticante de Prático

brenodf

e pelo visto se decidir continuar vou ter que começar do zero em tudo! ate em ingles!! vou analisar ainda tudo isto! pois andei pesquisando os materiais para estudar para pratico e andaram me cobrando o mais barato 8 mil!!

Boo

Breno,

Com uma boa procurada na internet vc encontra toda bibliografia que o edital pede. Certamente e suficiente para um primeiro contato e para vc poder avaliar quais materias vc precisa de um "reforço profissional". Dai v ve qua curso vc tem necessidade de fazer e pode economizar um bom dim dim tbm.

Nao caia em pilantragens!!!

User avatar
Antonio
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 62
Joined: Tue May 12, 2015 9:34 pm

Re: Um total iniciante - quais as dicas dos veteranos?

Postby Antonio » Wed May 13, 2015 9:41 am

Bom dia pessoal,

O material bibliográfico recomendado pelo edital de 2012 é suficiente?

Vocês podem sugerir outros materiais?

Sou engenheiro e estou me preparando para iniciar os estudos. A principio sozinho, e depois penso em fazer um curso especifico para simulados de provas.

Obrigado pela ajuda.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Um total iniciante - quais as dicas dos veteranos?

Postby Admin » Wed May 13, 2015 11:13 am

Sim, a bibliografia é suficiente e recomenda-se não fugir dele.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Antonio
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 62
Joined: Tue May 12, 2015 9:34 pm

Re: Um total iniciante - quais as dicas dos veteranos?

Postby Antonio » Wed May 13, 2015 1:38 pm

Irei procurar onde comprar os livros indicados.

Grato

User avatar
brant_Dx
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 2
Joined: Tue May 19, 2015 8:37 am

Re: Um total iniciante - quais as dicas dos veteranos?

Postby brant_Dx » Tue May 19, 2015 9:29 am

Bom dia!
Gostaria da opinião de vocês em relação ao Curso Bz, pois estarei sem trabalhar pelos próximos 8 meses e estou pensando em iniciar um curso. Nunca tive qualquer contato com as matérias deste concurso. Vi um comentário incentivando um primeiro contato com a matéria para depois ingressar no curso. O que vcs acham?

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Um total iniciante - quais as dicas dos veteranos?

Postby Admin » Tue May 19, 2015 10:48 am

O ideal é ter prévio contato com o conteúdo para aproveitar melhor os cursos.
Mas é importante aproveitar bem esta janela de tempo.
Talvez fazendo o curso concomitantemente com a primeira leitura.
Tudo vai depender da sua capacidade de organização.
Bons estudos!
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
brant_Dx
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 2
Joined: Tue May 19, 2015 8:37 am

Re: Um total iniciante - quais as dicas dos veteranos?

Postby brant_Dx » Wed May 20, 2015 9:58 pm

Muito grato!

User avatar
PJ BR-
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 7
Joined: Sun Feb 09, 2020 7:49 pm

Re: Um total iniciante - quais as dicas dos veteranos?

Postby PJ BR- » Tue Sep 22, 2020 11:01 pm

Galera, agradeço a cada uma das informações e indicações. Muito bom poder contar com a disponibilidade dos prezados!.

User avatar
andersontcmrj
Contribuidor Kilo
Contribuidor Kilo
Posts: 27
Joined: Sat Sep 26, 2020 11:48 am

Re: Um total iniciante - quais as dicas dos veteranos?

Postby andersontcmrj » Sat Sep 26, 2020 3:30 pm

Boa tarde a todos sou novo aqui servidor do tcm rj
estou vendo a careira de prático e tenho algumas dúvidas:

1 a regulamentação dos portos afetou a carreira?

2 a privatização dos portos pode afetar para melhor o cargo?

3 perguntei para um prático que passou na prova de 2012 ele disse que o próximo concurso de 2 a 3 anos confere?

4 ele também disse que hoje há 550 práticos em atividade , mas disse que difere da tabela da autoridade marítima zp é outra confesso que não entendi.

5 E finalmente a "caixa preta" quanto em média ganha um prático?

desde já agradeço perdoem se as perguntas são repetitivas sou novo aqui.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Um total iniciante - quais as dicas dos veteranos?

Postby Admin » Sat Sep 26, 2020 4:20 pm

Boa tarde a todos sou novo aqui servidor do tcm rj
estou vendo a careira de prático e tenho algumas dúvidas:

1 a regulamentação dos portos afetou a carreira?

2 a privatização dos portos pode afetar para melhor o cargo?

3 perguntei para um prático que passou na prova de 2012 ele disse que o próximo concurso de 2 a 3 anos confere?

4 ele também disse que hoje há 550 práticos em atividade , mas disse que difere da tabela da autoridade marítima zp é outra confesso que não entendi.

5 E finalmente a "caixa preta" quanto em média ganha um prático?

desde já agradeço perdoem se as perguntas são repetitivas sou novo aqui.
1 Até agora não.
2 Pode ajudar o porto em questão a melhorar.
3 Não há como saber.
4 A MB tem tudo atualizado.
5 Varia de porto para porto. Não há nem uma média.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático


Return to “Novatos”

cron