Tarde Para Começar?

Tire suas dúvidas iniciais.
User avatar
Snake
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Tue Jul 24, 2018 10:39 am

Tarde Para Começar?

Postby Snake » Tue Jul 24, 2018 9:12 pm

Senhores, considerando o tempo decorrido desde o último certame, seria tarde para um candidato iniciar os estudos agora, considerando que pode aparecer edital a qualquer momento? A iminência das eleições nos daria uma garantia de que a prova não irá ocorrer nos próximos meses?

Na posição de servidor público peão, descontente com a desvalorização e a falta de realização pessoal no serviço burocrático, vejo a carreira de prático como um caminho totalmente diferente e motivador. Como são as perspectivas da profissão no futuro, uma vez que o advento da automação vem reduzindo a função do piloto em diversos setores (aviação e automobilismo por exemplo)? E quanto a possibilidade de haver modificações no modo de acesso à profissão e da sua natureza trabalhista?

Alguém saberia informar quais os cursos que fazem aquele esquema de pagar as aulas do simulador somente após a aprovação? E no caso de o aluno ser reprovado?

Agradeço a paciência de todos. Espero, em breve, também poder contribuir com conhecimento.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Tarde Para Começar?

Postby Admin » Tue Jul 24, 2018 9:25 pm

Nem que tivesse saído edital não seria tarde. Tem gente que passa mesmo assim.
Que eu saiba, os cursos que oferecem contrato de risco só o fazer para a PPO, e o problema agora é a prova escrita. Depois que passar você pensa nisso.
O importante é dar o primeiro passo.
;)
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Snake
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Tue Jul 24, 2018 10:39 am

Re: Tarde Para Começar?

Postby Snake » Tue Jul 24, 2018 9:41 pm

Admin,

Obrigado pela prontidão e pela motivação!

Vejo que já foi providenciado o avatar adequado para meu username :lol:

bahot
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 63
Joined: Mon Apr 11, 2016 2:02 am

Re: Tarde Para Começar?

Postby bahot » Tue Aug 28, 2018 1:49 am

Cara, nunca é tarde para nada.

Postei pra vc o link pra baixar o livro navegar é facil, usado nas provas de arrais e mestre.

Eu particularmente recomendo tb ser capitao-amador, pois nao é uma prova tao tranquila e tem matérias q vc utiliza para o pratico.

obs: qnt a praticagem, acho muito improvavel uma maquina substituir o feeling do homem. Alem de q, nao haveriam seguradoras de navios q arcariam com um risco de falhas dessa magnitude.

link: https://kupdf.net/download/livro-navega ... c3460c_pdf

o site tem um nome um tanto quanto estranho rsrs, e tem tb algumas partes da bibliografia cobrada pela normam 12.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Tarde Para Começar?

Postby Admin » Tue Aug 28, 2018 6:31 am

:idea: Quanto mais tempo você demorar pensado, menos tempo você terá para preparar-se.
Para afirmar quando é tarde para começar, teríamos que saber quando será o próximo processo seletivo.
E na verdade, só é tarde para começar quando já saiu o edital.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Snake
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Tue Jul 24, 2018 10:39 am

Re: Tarde Para Começar?

Postby Snake » Thu Aug 30, 2018 8:03 pm

Cara, nunca é tarde para nada.

Postei pra vc o link pra baixar o livro navegar é facil, usado nas provas de arrais e mestre.

Eu particularmente recomendo tb ser capitao-amador, pois nao é uma prova tao tranquila e tem matérias q vc utiliza para o pratico.

obs: qnt a praticagem, acho muito improvavel uma maquina substituir o feeling do homem. Alem de q, nao haveriam seguradoras de navios q arcariam com um risco de falhas dessa magnitude.

link: https://kupdf.net/download/livro-navega ... c3460c_pdf

o site tem um nome um tanto quanto estranho rsrs, e tem tb algumas partes da bibliografia cobrada pela normam 12.
Obrigado por disponibilizar o link, acabei adquirindo o livro impresso mas sempre bom ter mais um recurso! Agradeço também o insight sobre o fato da profissão ser improvável de ser automatizada.

Ao amigo admin, verdade suas palavras, não vale a pena perder tempo pensando e sim nos estudos. Considerando a possibilidade de ainda demorar um pouco pra sair o edital, dá uma tranquilidade de tocar os estudos com outros projetos paralelos. Pelo menos a matéria é infinitamente mais agradável do que o que cai nos "concursos normais".

Abraços!

User avatar
Diniz_pratico
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 5
Joined: Fri Sep 14, 2018 1:26 am

Re: Tarde Para Começar?

Postby Diniz_pratico » Fri Sep 14, 2018 2:31 pm

Estou chegando agora no fórum e desejo iniciar os estudos para o Processo Seletivo. Gostaria de saber se acham que há possibilidade de conciliar o estudo para o Processo Seletivo com outras atividades. Sou advogado e no momento não tenho como me dedicar somente ao estudos das matérias para a praticagem, tendo que continuar o estudos do direito. O que acham?

Obrigado.
"I have a dream!"

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Tarde Para Começar?

Postby Admin » Fri Sep 14, 2018 3:06 pm

Estou chegando agora no fórum e desejo iniciar os estudos para o Processo Seletivo. Gostaria de saber se acham que há possibilidade de conciliar o estudo para o Processo Seletivo com outras atividades. Sou advogado e no momento não tenho como me dedicar somente ao estudos das matérias para a praticagem, tendo que continuar o estudos do direito. O que acham?

Obrigado.
Como não há previsão de novo processo seletivo, há a possibilidade de haver tempo suficiente para uma preparação tranquila. Que não demande grandes mudanças de rotina.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
PJ BR-
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 7
Joined: Sun Feb 09, 2020 7:49 pm

Re: Tarde Para Começar?

Postby PJ BR- » Tue Sep 22, 2020 11:14 pm

Várias dicas excelentes, Obrigado! ;)


Return to “Novatos”