Jornada de Trabalho

Discussões sobre a profissão de prático.
User avatar
Antigo Fórum
Moderador
Moderador
Posts: 1175
Joined: Wed Feb 04, 2015 10:11 am

Jornada de Trabalho

Postby Antigo Fórum » Thu Feb 05, 2015 5:42 pm

Kevin

Galera, boa madruga.

Gostaria de saber melhor sobre a jornada de trabalho dos práticos nas ZP's. Sou novo no estudo para a prova de prático. Li a NORMAM 12 e o que está na Seção III do Capítulo 2 referente a escala de Rodízio deixa tudo muito superficial. Creio que haja diferenças entre as ZP's, contudo as informações que já tive acesso são um pouco desconexas.
Por exemplo, essa reportagem fala que o cara fica 1 ou 2 meses longe de amigos e familiares.
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/t ... praticagem
Enquanto essa fala de uma semanas ou dias alternados de trabalho com folga.
http://www.paginalegal.com/2008/05/28/o ... do-brasil/
As reportagens não são tão recentes tbm, 3 e 5 anos respectivamente e não tenho respaldo para avaliar a veracidade das mesmas, e nem tenho conhecido na profissão, por isso pergunto a vcs, se conhecem melhor sobre a jornada de trabalho do ramo.

Valeu!

Kevin


ghamauricio

Kevin, sinceramente acredito que ninguém te dará esta informação.
Não que seja sigilosa, mas é que simplesmente não se tem resposta, pois funciona de um jeito em cada ZP.

Pra ser bem franco, acredito que cada empresa de praticagem funciona de um jeito - por exemplo, há 7 ou 8 empresas no Rio, e cada uma deve ter sua escala.


Tente enxergar um padrão nas opções do pessoal de 2011 e 2012 e é isso aí!

Abs!

Kevin

Mauricio, obrigado pela resposta!
Mas o que eu gostaria de saber de fato é se ocorrem os casos extremos que a NORMAM 12 fala:
Seção III do Cápitulo 2:
0227
"2) Nas ZP com navegação de praticagem inferior a trinta milhas, o Prático
poderá permanecer em Período de Escala por, no máximo, quatorze dias. Ao final do Período de Escala, o Prático deverá permanecer, pelo menos, um dia de Período de Repouso para cada quatro dias que tenha figurado em Período de Escala.
3) Nas ZP com navegação de praticagem igual ou superior a trinta milhas, o
Prático poderá permanecer em Período de Escala por, no máximo, 21 dias. Ao final do Período de Escala, o Prático deverá permanecer, pelo menos, um dia em Período de Repouso para quatro dias que tenha figurado em Período de Escala."

É comum nas ZP's ocorrerem tais casos de tantos dias seguidos em período de escala?

Outra pergunta minha referente ao período de escala (se alguém tiver um exemplo de alguém conhecido em qualquer ZP já me ajudaria):

"0226 - ESCALA DE RODÍZIO ÚNICA DE SERVIÇO DE PRÁTICO
a) É estabelecida especificamente para cada ZP e inclui todos os Práticos
habilitados e aptos em atividade na ZP, independentemente da sua forma de atuação, por
meio da qual os Práticos são divididos, obrigatoriamente, entre os seguintes grupos:
1) Práticos em Período de Escala;
2) Práticos em Período de Repouso; e
3) Práticos em Período de Férias.
c) Período de Escala é o número de horas ou de dias consecutivos durante os
quais o Prático está à disposição para ser requisitado a realizar fainas de praticagem. Esse período é subdividido em Período de Serviço e Período de Sobreaviso."

A dúvida que tenho é, este tempo de sobreaviso, o prático fica onde?
Num quarto ali no porto, na entidade de praticagem?
Ou ele fica em casa com o celular ligado tendo que estar preparado a responder e comparecer frente a qualquer pane?

Valeu!

Antunes

Também tenho essas duvidas. No caso do Prático em período de férias o salário deve ser um pouco menor não é?

ghamauricio

Neste caso, em período de sobreaviso, ele tem que estar disponível, mas pode ser em casa.
Por exmeplo, reza a lenda que os práticos de uma determinada ZP (quando eram só 2) não podiam tirar férias, pois quando um estava de escala, o outro tinha que estar de sobreaviso - então os caras não podiam nem se ausentar da cidade.

Quanto às férias, acredito que todos os práticos do Brasil se organizam em sociedades, como se fosse uma cooperativa, onde a remuneração deles é rateada em função da quantidade de dias de escala e da renda total da empresa. Quando de férias, o tempo em escala é zero e o prático não ganha nada. Seguindo este raciocínio, o prático não tem direito a INSS, aposentadoria nem nada - nem licença maternidade, nem licença alguma. Ou trabalha, ou não ganha. E os espertos fazem seu pézinho de meia pra estas horas.

Abs!

Kevin

Valeu Maurício, e parabéns pelo resultado!

ghamauricio

Obrigado, Kevin!

Desejo-lhe sorte nos estudos!

bombergirl

Galera queria opinião de quem conhece a escala de prático (sei que depende da ZP). Eu vou trabalhar em um orgão do executivo federal que paga muito bem e a jornada é de escala de 6 horas (30h semanal) que pode ser flexível. E já fiz EFOMM, mas larguei, no entanto tenho vontade de fazer o concurso pra praticagem. Teria alguma possibilidade de ao passar pra ZP da minha cidade eu continuar com o serviço publico e adaptar a escala na praticagem de acordo com a do orgão que trabalho?
Grata pela ajuda dos colegas.

silveira

Caro amigo, sei por cima que alguns auditores da receita que passaram para praticagem e teriam na prática a possibilidade de desempenhar as duas funções, fizeram requerimentos administrativos mas teriam sido negado.

Um deles um amigo meu, me falou que quando começar o estágio ele vai pedir a licença não remunerada.

De outro lado sei com certeza de um prático que desempenha além da praticagem a sua função antiga no senado federal, não sei se foi com pedido judicial ou administrativo.

De qualquer forma no senado muita coisa deve ser possível, sei que remuneração no teto constitucional pra eles nem é problema.

afinal muita gente ganha mais de 30 mangos no mês lá.

acho que seu teu cargo for do executivo ou do área judiciária tu não deve conseguir cumular, sem querer ser negativo.

eu por exemplo tenho cargo público, não tenho carga horária a cumprir, ou seja, poderia tranquiliamente desempenhar as duas funções, mas meu estatuto veda.

mas tu deve olhar no estatuto desse cargo que tu vai assumir.

eu tenho estudado e se deus quiser quando chegar a hora, pro estágio vou pedir a licença não remunerada, e depois me afasto.

abraço

EDUSINGRAF

Pessoal bom dia,

Gostaria de saber se durante o curso de formação de praticante de prático é recebida algum tipo de remuneração. Alguem sabe responder??

Obrigado e bom estudo à todos!!

MAJIN

Upando...

Tb quero saber!



Abertran

Caros,

Tenho um primo que é pratico em Santos a muitos anos e ele me disse que lá eles pagam uma "bolsa" de R$2000,00 por mês para o praticante de pratico.

Quanto a escala, ele trabalha direto por 48 horas(sobreaviso em casa), e depois folga 06 dias.

Espero ter ajudado.

itabra

Sim, ajudou!
Vc sabe dizer, sem ser especifico pra nao expor informação que nao queira, se os ganhos são de fato bons como a fama (>70k)?
Obrigado

ALTE-BARROSO

Que isso amigo, a grande maioria das ZP´s paga MUITO menos que isso, não viaja...
Quanto ás escalas, é o que disseram, a maioria é um dia de folga para um dia de trabalho (24h direto) podendo ser 5X5, 6 X 6 ...

Coringa6969

Zp1 ( fazendinha)- trabalha 10. folga 15
Zp12 ( salvador)- trabalha 3. folga 6
Zp16 ( santos)- trabalha 4. folga 16
Zp15 rio - trabalha 4. folga 8

Dados fornecidos por práticos/Praticantes em 2013.

sap500

Não, conforme a constituição brasileira

art.37 , XVI e XVII

att,

bombergirl

Valeu pela atenção, mas os incisos do art. 37 da CF é apenas para acumulação de 2 cargos públicos. A praticagem não é cargo público.


sap500

Como vc comentou "eu poderia continuar com o meu serviço público" acho que foi isso, se vc tem cargo efetivo na administração pública...não pode..!!!

att

NewPilotRJ

Sap500,
boa tarde.

Onde está a vedação em exercer o cargo efetivo na administração pública e a função de Prático concomitantemente?
Tendo em vista que o Prático não tem correlação com as regras do Art. 37 da CF, e há possibilidade de haver regime de plantão em ambas as funções, não impedindo o acúmulo de funções.

Grato.

Att.,

NewPilotRJ

Boo

Para quem tinha curiosidade sobre a remuneracao em alguns dos portos, vale uma lida no texto da consulta publica publicada no DOU de 05/08:

http://www.portosdobrasil.gov.br/assunt ... 8-2014.pdf

Vale lembrar que conforme a CONAPRA os valores apontados estão abaixo do praticado pelo mercado, ou seja, possivelmente a remuneracao dos praticos deve ser maior que o total anual apresentado na pag. 61 da consulta.


EdBelém

Opa, quer dizer que o Rio é o melhor salário, algo em torno de 50 mil. Achei que fosse mais.
Será que está valendo a pena mesmo assim. Vou reavaliar se esperar 3 a 5 anos pelo concurso, talvez outro concurso até la´.


Navegar é preciso

Boa Noite,

Vcs sabem dizer se essa folga exclui os dias de sobreaviso?

Ou seja, os dias de trabalho mencionados pelo Coringa incluem o Período de Serviço e Período de Sobreaviso?

Obrigado

jonatas_os

Olá,

Existem muitas perguntas que não possuem uma resposta certa, como é o caso da jornada de trabalho. Cada ZP tem a sua escala.
Com uma busca bem feita, é possível encontrar muitas informações sobre os serviços de praticagem online, esclarecendo muitas dúvidas.
As escalas de práticos, por exemplo, é um documento divulgado abertamente, inclusive diversas CPs as divulgam pela internet, para que todos os práticos tenham fácil acesso, afinal nenhum deles pode alegar desconhecimento da escala.

Aqui estão dois exemplos:
Escala do RJ: https://www.cprj.mar.mil.br/arquiv/Praticagem.pdf

Escala de Salvador: http://www.mar.mil.br/cpba/Arquivos-pdf ... aticos.pdf


No mais, na minha opinião, é absolutamente desaconselhável obter informações de fontes como jornais, blogs, etc, especialmente se forem colunas políticas ou concurseiros, pois por mais que as pessoas confiem neles, geralmente são imprecisos e descuidados. Busquem informações em publicações da Marinha, das empresas de praticagem, sites e revistas especializados, CONAPRA e sindicatos.

Espero ter ajudado.

Bons Estudos.

confederado

Os práticos das ZP-01 e 02, por serem muito extensas (por sinal, as maiores do mundo), sobem nos navios em dupla. Como as manobras levam dias, é necessário revezamento. Na ZP-01, pelo que eu saiba, a pessoa folga 14 dias e trabalha 14: dos quais cerca de 6 dias são subindo o rio Amazonas da Fazendinha/Macapá até Itacoatiara/Amazonas e, se houver navio para descer, uns 4 dias descendo. Se não houver, volta de aviãozinho fretado para Macapá.
Para quê ser um Procurador da República se o PSCPP me permite ser cinco ao mesmo tempo?

alexca12

Olá galera! Amo navegação e ,após muita procura, achei o lugar correto para as minhas dúvidas. Esse fórum e ,principalmente esse tópico, caíram como luva para mim. Sobre jornada mesmo, parece que li os pensamentos da turma ou leram o meu. Pois, tudinho que me perturbava como dúvida a galera aí tem perguntado e respondido. Vejam vocês que até a questão de acúmulo de funções, principalmente uma pública e outra de Prático, a turma perguntou e foi respondido. E isso me martelava o tempo todo sem respostas. E aqui, encontrei. Eu mesmo estou tentando concurso para a administração pública. Somente os de 30 horas semanais. E aí, sempre me perguntei. Quando passar nesse concurso, continuo tentando o de Prático? Cá, eu tenho 30 horas , estabilidade e folga.Apesar de um salário não tão alto para onde quero. Além do salário de Prático e de trabalhar com o que gosto, navegação, sem ficar longe de família como a turma da Marinha, teria mais outras vantagens? Pois sabemos que nem tudo é dinheiro, mas também, às vezes, o que se gosta tem desvantagens que não compensam. Daí, a minha forma de uma coisa compesnar a outra foi pensar dessa forma como o colega expôs aí em cima. Conciliar as duas funções. Pegando o exemplo citado de auditor da Receita e Prático, citado acima pelos colegas. Ambos tem salário alto. Conciliando as duas coisas, o cara vai ter os dois salários. Essa é a parte financeira. Além dessa questão, tem alguma outra na profissão de Prático que faça uma pessoa desejar acumular as duas? Ou seja, existe alguma desvantagem na função de Prático, apesar do salário, em termo de segurança(estabilidade) onde o cara prefere manter a função anterior como garantia?Agradeco se me ajudarem com essa dúvida.

Boa sorte galera!

alexca12

O colega Ghamaurício falou sobre férias e INSS. Nesse caso, o prático, por conta própria pode pagar o INSS como autônomo?

Abertran

Pessoal, apesar do que alguns falam, o Pro-labore é alto sim. No caso do porto de Santos, aonde meu primo trabalha como pratico a anos, a retirada mensal é superior sim a 70K.
Quanto ao futuro, este sim é nebuloso. Segundo este meu parente há um movimento de alguns políticos que tem por objetivo diminuir o rendimento dos práticos em todas as ZP's. O único jeito que encontraram foi aumentando o número de vagas, assim os rendimentos das empresas de praticagem acabam sendo divididas por um maior número de pessoas.
Isto esta patente, se observarmos os últimos concursos.
Em Santos, por exemplo, serão em torno de 71 práticos em 2015. Por isso, nesta ZP, trabalha-se dois dias e folga-se nove.

User avatar
Antonio
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 62
Joined: Tue May 12, 2015 9:34 pm

Re: Jornada de Trabalho

Postby Antonio » Wed May 13, 2015 8:24 pm

Boa noite,

Alguém possui uma referencia sobre o assunto de limitação salarial dos práticos?

Pretendo prestar concurso para ZP 12.

User avatar
praticovix
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 7
Joined: Sun Nov 22, 2015 6:04 pm

Re: Jornada de Trabalho

Postby praticovix » Sun Nov 22, 2015 11:42 pm

Boa noite,
Alguém poderia informar qual a escala da ZP 14 (ES). E se a escala é fixa para todos ou pode ser variável, tipo, um grupo faz 12x36, outro faz 24x24. Digo isso porque sou servidor do judiciário (6 hs diárias), sendo que meu cargo não é de dedicação exclusiva, como é o caso dos fiscais, por exemplo. E, dependendo da escala, é possível conciliar o serviço público com a praticagem.
Obrigado.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1025
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Jornada de Trabalho

Postby Admin » Mon Nov 23, 2015 12:03 am

Boa noite,
Alguém poderia informar qual a escala da ZP 14 (ES). E se a escala é fixa para todos ou pode ser variável, tipo, um grupo faz 12x36, outro faz 24x24. Digo isso porque sou servidor do judiciário (6 hs diárias), sendo que meu cargo não é de dedicação exclusiva, como é o caso dos fiscais, por exemplo. E, dependendo da escala, é possível conciliar o serviço público com a praticagem.
Obrigado.
Prezado,

As escalas funcionam em grupos de dias e não de horas. Você fica tantos dias de serviço para tantos de folga. Em alguns lugares semanas de serviço para outras de folga. Isso depende do movimento do porto.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
praticovix
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 7
Joined: Sun Nov 22, 2015 6:04 pm

Re: Jornada de Trabalho

Postby praticovix » Mon Nov 23, 2015 7:55 am

Mas dentro desses dias de trabalho há revezamentos (6x6, por ex.), podendo esperar em casa a proxima chamada, ou tem que ficar 24 hs disponível?

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1025
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Jornada de Trabalho

Postby Admin » Mon Nov 23, 2015 8:04 am

Mas dentro desses dias de trabalho há revezamentos (6x6, por ex.), podendo esperar em casa a proxima chamada, ou tem que ficar 24 hs disponível?
24 horas disponível.
Para exercer outra atividade, ela terá de ser flexível nos horários.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Vaqueiro_Concurseiro
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 2
Joined: Fri Mar 18, 2016 7:31 pm

Re: Jornada de Trabalho

Postby Vaqueiro_Concurseiro » Fri Mar 18, 2016 11:56 pm

Pessoal,

Olá!

Sou novo no fórum e estou analisando as possibilidades...

Tem que se analisar as coisas com calma. Por exemplo, esta história de cumular. Se eu fosse vocês eu esqueceria. O que se imagina é muito difícil de acontecer. A seleção é para várias Zp's. Você não tem a certeza que vai ficar na ZP que pretende. Principalmente, se essa for das mais requisitadas. Outra coisa, se você trabalha em regime de escala como prático, será muito difícil conciliar o outro trabalho mesmo que fosse legalmente permitido. Logo, pode-se perder um passarinho na mão e deixar dois voando...

Outro ponto a ser analisado é a questão salarial e as garantias oferecidas por ambas carreiras. Tem que comparar com calma e fazer análise conjuntural de médio e longo prazo. Por exemplo, os práticos ganham por produtividade conforme a movimentação de demanda do Porto. Há uma tendência de, ao longo do tempo, aumentar-se as vagas para práticos e, consequentemente, reduzir o ganho "por pessoa".

Já numa carreira de Auditor Fiscal, a qual já foi citada anteriormente, existe um salário inicial (bom) e uma progressão de carreira natural, ou seja, com o passar do tempo o salário vai aumentando. Esse cargo ainda oferece algumas garantias que o trabalho de prático não oferece. Logo, fazendo uma projeção, pode ser que em 10 ou 15 anos um ARFB ou ARE possa está ganhando igual a um prático (se a tendência de redução de ganhos se concretizar) e ainda mantendo algumas regalias atreladas à carreira de auditor.

Outra coisa que tem que ser analisada com calma: "existe vida após concurso"!!!

Tem muita gente que vicia em estudar pra concurso e não fica numa carreira. Muitas vezes não sabe o que quer e acaba que vive uma vida de sonhos e esquece de viver a vida real.

Adaptar-se a um novo lugar exige esforços. Mudança cultural; novas amizades; nova casa; nova escola para os filhos; novo trabalho para esposa ou marido; hobbies; etc.

Daí, quando você passa 5 a 10 anos pra acostumar num lugar. Já chega num nível salarial bom e mais ou menos na metade da sua carreira, vai largar tudo pra ir começar tudo de novo?

Uma análise criteriosa é fundamental!

Eu vou continuar lendo e explorando a possibilidade...hehehe

Perder, nunca se perde! Adquirir novos conhecimentos é sempre bom!

User avatar
Rogéria
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 4
Joined: Thu Apr 06, 2023 2:37 pm

Re: Jornada de Trabalho

Postby Rogéria » Thu Apr 06, 2023 8:58 pm

Interessante seu ponto de vista.

Muito difícil decidir viu, não tem notícias reais sobre salário ou jornada de trabalho.

Trabalho no Judiciário Federal, estou no meio da carreira e com 20k líquido e com uma jornada bem tranquila, cidade muito boa, 60 dias de férias por ano porque pego banco de horas só em compensação, não pego em dinheiro.

Mas, achei que Prático fosse no mínimo uns 50k o que me atraiu a voltar a estudar, pois para mim sobra concurso para Juiz, MP ou DP que deve chegar a uns 30k.

Enfim, as vezes acho que o pessoal esconde o jogo. Como a pessoa vai investir uns 200k para se tornar prático e "só" ganhar 10k...

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1025
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Jornada de Trabalho

Postby Admin » Thu Apr 13, 2023 10:39 am

Interessante seu ponto de vista.

Muito difícil decidir viu, não tem notícias reais sobre salário ou jornada de trabalho.

Trabalho no Judiciário Federal, estou no meio da carreira e com 20k líquido e com uma jornada bem tranquila, cidade muito boa, 60 dias de férias por ano porque pego banco de horas só em compensação, não pego em dinheiro.

Mas, achei que Prático fosse no mínimo uns 50k o que me atraiu a voltar a estudar, pois para mim sobra concurso para Juiz, MP ou DP que deve chegar a uns 30k.

Enfim, as vezes acho que o pessoal esconde o jogo. Como a pessoa vai investir uns 200k para se tornar prático e "só" ganhar 10k...
Mesmo ganhando 10K, você recupera o investimento. É vantagem se a mudança de profissão for favorável.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático


Return to “Sobre Praticagem”

cron