Remuneração de um Prático
Posted: Thu Feb 19, 2015 3:36 pm
Afre88
Pessoal, alguém saberia informar qual o salário real de um prático? Em um outro tópico alguém postou um link com um estudo sobre a remuneração das diversas ZP, o problema é que o link está com problemas e não abre. Já vi gente falando que pode ser a 100.000,00 mês, mas estou achando esses valores meio absurdos. Valeu e abs.
acobaboo
...e é mesmo...
afrsampa
Também sou fiscal e pretendo alçar novos patamares de renda. Dá pra acumular fiscal e prático? Como é a aposentadoria (integral ou parcial)? Tem adicional noturno? Previsão de concurso?
Obrigado
Déspota
Dá pra acumular sim afrsampa, não podemos largar esse teta federal de forma alguma.
Aposentadoria não tem;
Adicional noturno também não;
Previsão de concurso: acelerem o ritmo de estudos...a coisa tá na mesa da mulher, mas infelizmente não posso dar detalhes.
Bons estudos.
Afre88
Só vou ter chances reais de passar daqui uns 2/3 anos. Ainda estou bem no inicio do estudo. Na verdade, agora que comprei o livro navegar é fácil pra começar a estudar pra arrais e mestre amador. Meu objetivo é passar neste concurso no medio/longo prazo. Não adiante viajar na maionese e achar que vou obter êxito com pouco tempo de estudo. Ainda preciso de muitas HBCs (horas bunda cadeira) pra passar, rsrsrs.
silveira
eu descordo da possibilidade da para acumular.
Judicial da pra tentar. sei apenas de uma acumulação via judicial.
também sei que gente da rec fed que passou anteriormente
não conseguiu acumular nem com decisão judicial.
quanto a salários e/ou remunerações, o esquema tem natureza jurídica de iniciativa privada
então o rendimento e/ou salário na real é pró-labore e não tem aposentadoria.
Cada um faz o seu pé de meia.
quanto ao salário na real, para o pessoal oriundo das maiores carreiras dependendo de eventual redução
da remuneração acho que não deve despertar mais tanta atenção.
força nos estudos.
Afre88
Pena que eu não estou nas maiores carreiras, rsrs. Como fiscal do estado ganho em média 12.000,00 líquidos (isso quando pagam a participação nos resultados trimestrais). No meu caso irei aposentar com o teto do INSS. Então, obrigatoriamente tenho que fazer um previdência privada. Acredito que um prático, mesmo se tabelarem os preços, não irá ganhar menos que isso. Assim, acho que ainda compensa estudar para este concurso. Além disso, o trabalho de um prático dever muito mais legal/emocionante do que o de um fiscal.
Afre88
afrsampa, tudo bem?
Se quiser, me passe um e-mail com o seu número de telefone. Conheci aqui um outro colega que também é AFR e que esta pensando em estudar para prático. Pretendo montar um grupo no WhatsApp de ARFs que querem estudar para prático. Meu e-mail é
Abs.
Déspota
12.000 é um salário excelente pela carga horária pequeníssima. Temos que aguardar o novo edital com o número de vagas e a desregulamentação da profissão para sabermos como ficará a real situação.
Não dá pra largar uma teta estadual de 12.000 assim não...
Vitoriapratica
Precisamos saber quanto vai ficar a retirada do prático em cada ZP após a Regulamentação.
Alguém arrisca um palpite?
Déspota
Está nas planilhas da CNAP...algo em torno de 20k~30k, sem nenhum direito. Sem considerar um novo concurso que faria os rendimentos cairem ainda mais (mais gente no denominador) é claro.
Vitoriapratica
Nesse caso acho q não vai compensar pra quem já tem cargo público de nível superior, mesmo porque não dá para acumular cargo de fiscal e de prático.
Vitoriapratica
A questão é se vai realmente valer esse novo valor de retirada ou não vai vingar...
afrsampa
Poxa, só 30 mil? Pensei que fosse mais. Neste caso tenho de pensar muito. Estudei demais pra fiscal , tenho uma carga de trabalho muito menor de quando era do EB e uma qualidade de vida boa. Bem, pelo menos com o frete mais barato vou comprar meu Iphone 6 !!!!
Afre88
Mas esses 20.000/30.000,00 são líquidos ou ainda teria algum tipo de tributação/despesa em cima destes valores?
Vitoriapratica
Eu acho q são líquidos pois vem como distribuição de lucros
perito
Eu não entendo como seria essa acumulação discutida, sou servidor público eu trabalho 8 horas por dia...
A não ser que eu seja liberado sempre que necessário pelo meu chefe, não consigo entender como é possível acumular os 2 trabalhos.
Existe uma questão que deve ser pensada inicialmente. "Existe compatibilidade de horário?"
Caso essa pergunta seja negativa, não exergo o desempenho de 2 funções concomitantementes...
DiegoCJ
O cenário é o seguinte: Melhor não fica. A tendência agora é sempre ganhar menos mesmo q esses novos valores não entrem em vigor.
O preço já é tabelado e não muda desde 2011 então vc vai perdendo na inflação e na divisão dos lucros na medida q mais práticos entram.
A grande incógnita é até quanto vai diminuir pq se chegar perto de R$20k ou R$30k eu já fico na dúvida se compensa gastar mais de R$100k em cursos (só curso no simulador custa US$30k + despesas de hospedagem no exterior) para depois ficar ainda 15 meses treinando sem ganhar um centavo sequer, pra então começar a trabalhar e ganhar bem menos q isso (nos primeiros 3 a 5 anos vc só pega os navios menores) e ainda correr o risco de ficar sem renda se vc se acidentar.
Todos os riscos são seus... vc quebrou uma perna e ficou 2 meses sem trabalhar? Não vai receber nada. Se acidentou e não pode mais ser prático? Se vira, ninguém vai te ajudar. Quer se aposentar? É bom q vc tenha preparado uma bela previdência pq vc não vai receber nenhuma aposentadoria... e por ai vai.
Meu maior medo é começar a trabalhar como prático e depois de uns 2 anos eu me acidentar e não poder mais continuar na profissão... e ai? Vou fazer oq? Se fosse para ganhar R$100k eu arriscaria mas pra ganhar menos q o dobro q ganho aqui? Não sei.
Quanto a acumular cargos, vc precisa ter um horário flexível (tipo fiscal externo) e ainda tem q passar na ZP mais próxima do seu emprego ou conseguir uma remoção (muitas vezes para outro estado). Não é fácil conseguir sincronizar tudo isso e ainda por cima não ser descoberto no seu emprego atual pq no caso de servidor público pode ser motivo de exoneração.
Afre88
Acho que se der pra tirar uns 30.000,00 líquidos ainda compensa, menos que isso fica complicado, pelo menos pra quem já tem um bom salário. Quando a questão de se acidentar e não poder trabalhar, basta fazer um bom seguro de vida/invalidez.
Para passar num concurso deste é uns 3/5 anos de estudo e um gasto aproximado de R$ 100.000,00 reais, como o Diego bem mencionou. O díficil é fazer um investimento de tempo e grana desta tamanho e não saber quanto vai ganhar após a aprovação.
turibio
Meus amigos é incrível como ainda tem pessoas querendo saber quando um pratico ganha.Agora isso não é mais segredo ou uma caixa preta o CNAP divulgou tudo isso em detalhes esta muito bem claro lá ,a não ser que esteja dificil de entender a planilha de custos ,numero de práticos e remuneração anual pelo numero de manobras no porto .
De acordo com as informações a praticagem que melhor paga atualmente é:
zp 3 678 962 = 56 mil por mês
a que pior paga:
zp6 123 780 por ano = por mês = 10 mil
todas as outras praticagens possuem valores intermediários entre 123 mil por ano e o máximo 678 mil por ano dessa forma podemos dizer que hoje ou no ano de 203 2014 um pratico ganhava entre 20 e 30 mil que é quase uma media entre 10 mil e 30 mil mínimo e máximo.
Não quero ser pessimista ,esse salario é antes do concurso que colocou mais 500 práticos no mercado e antes da resolulação do CNAP que diminui os ganhos entre 70 e 80%
Ex
Turibio
turibio
Desculpe minha informação foi incompleta ,faltou relacionar:
zp13 776 356 por ano - mês = 64 mil
zp 14 987 757 por ano - por mês 82 mil
zp 16 668 425 por ano - por mês = 55 mil
portanto a melhor remuneração continua Santos
Turibio
Pilotpe
carlos magno escreveu
Desculpe minha informação foi incompleta ,faltou relacionar:
zp13 776 356 por ano - mês = 64 mil
zp 14 987 757 por ano - por mês 82 mil
zp 16 668 425 por ano - por mês = 55 mil
portanto a melhor remuneração continua Santos
Carlos_magno,
Esses valores não seriam apenas a título de pró-labore?
Abçs
turibio
isso é o que vai no bolso do pratico todo mês ,tem uns jabacules por fora mas isso é outra historia
Turibio
aluno
E a zp 01, qual seria o valor?
turibio
essa informação esta disponível na pagina da CNAP.
Turibio
Praticante020
Caramba!
Vocês não têm a mínima ideia do que estão falando... realmente não cai Português no processo seletivo, mas interpretação de texto é sempre importante.
Praticante020
A sorte é que o próximo PS vai demorar... dá tempo de esmerar a leitura.
Pilot16
ZP14 é Vitória e não Santos...segundo o último edital
ZP13 está um valor bem diferente do informado acima (11mil)
E o mais importante, esses valores não são os valores que os práticos receberam.
São so valores que segundo a CNAP, os práticos receberiam se as regras de cálculo fossem as mesmas que as regras das ZP americanas. Os custos são reais, quantidades de horas e de as manobras também, já a remuneração é fictícia.
"com base nas informações sobre remuneração praticadas nas Zonas de Praticagem americanas pode-se, a partir de um modelo de regressão múltipla, estimaras remunerações dos práticos no Brasil compatíveis com o benchmark escolhido."
Ou seja, é o valor que a CNAP acha justo, deve ser levado como um parâmetro se os novos preços no fim das disputadas na justiça vingarem, mas não é o que os práticos receberam.
Praticante020 tem razão...Não adianta tirar pedaços (valores) do texto fora do contexto todo.
fiscal2012
Não entendo, está bem claro. Atualmente os práticos tem sim uma boa renda, mas nosso governo está decidido a mudar isto, e, o resultado das ações corroboram com a decisão do governo.
Pelas consultas populares e pareceres juntados, o salário dos práticos vai diminuir muito e, aqueles valores mostrados ainda vão incindir imposto.
Na grande maioria dos portos, o salário não vai passar de 15 mil, sendo que sem assistência médica e outros beneficios.
Como disse nosso amigo mais acima, em caso de doença ou afastamento, o prático vai receber o teto do INSS, ou seja, +- 4,5 mil. Em caso de aposentadoria +- 4,5 mil. Então, do salário que receber, o prático deve ainda descontar um valor para pagar sua previdência privada, plano médico, etc.
Isto, aliado a este decrescimento da economia, onde as importações e exportações estão diminuindo, entre outros fatores, que fazem a movimentação de navios diminuir nos portos e consequentemente a renda dos práticos.
É complicado, havia começado a estudar, mas, me dedicar 5 anos da minha vida a um concurso que tem uma matéria que não é aproveitado para outro é complicado.
Ao se estudar direito, você tem um leque de concursos para fazer com a mesma matéria. O que acontece se eu não passar daqui a 3 anos, terei que esperar mais 5 para o outro concurso. No nível fiscal e de direito aparecem concursos todo mês. pelo menos
Falo em 3 anos, pois, já é claro que o próximo concurso vem somente a última turma estar formada, ou seja, a previsão é chamar a segunda turma agora em junho/julho de 2015, a terceira em 2016 e a quarta em 2017. Sendo a 4a. turma chamada em julho de 2017, sabemos que pela NORMAM é necessário pelo menos 1 ano trabalhando como praticante, então, possível concurso só a partir de julho de 2018.
Quem acredita e quer muito, meu conselho é estudar, mas quem quer uma vida com mais segurança existem outras opções.
Enfim, porque vocês acham que o pessoal da marinha não faz este concurso em peso. Porque eles esperam se reformar, ter um salário mensal garantido e depois tentar a praticagem.
Abs e boa sorte a todos. Eu particularmente não sei se vou continuar estudando, afinal, teria que abrir mão de bom salário mensal como fiscal.
turibio
Concordo com a postagem do fiscal 2012, a incerteza é enorme o investimento para se tornar pratico de tempo dinheiro é enorme ,e agora com as novas tabelas do CNAP ,o ganho do pratico ficou a nível de pessoas normais 20 30 mil, não como é no mundo todo ,não os valores de antes que somente existiam aqui.
Não da para imaginar quando sera o ganho de um pratico nas maiores zps 13 14 15 16 quando todas as turmas estiverem formadas e trabalhando,mesmo que os práticos criem mecanismos para tentar manter seus ganhos como limitar a manobras dos práticos novos a navios pequenos ,mesmo assim o bolo a ser dividido com a tabela do CNAP sera muito pequeno.
No possado quem se interessava a ser pratico era quem vivia no meio manobra navio,trabalhava nos portos ,Oficiais navais e mercantes ,acredito que voltara a ser assim,ser pratico sera coisa de pessoas vocacionadas não de concurseiros do ime ita e afrf.
Turibio
turibio
retificando: ficara como é no mundo todo.
Turibio
silveira
Caros colegas de sonho ou objetivo, acho que todos os comentários acima possuem parcela de razão.
Estabilidade é estabilidade, e quem a quer em sua plenitude deve almejar a carreira 100 % pública.
Já a praticagem, como diz o ditado "são outros quinhentos".
De tantas diferenças, entre prós e contras, é fato que sempre permitiu aos já práticos se colocarem em uma ramo profissional diferenciado e com um potencial financeiro também diferenciado.
Por isso, acredito que mesmo com todos estes golpes que tem levado e talvez ainda leve, dificilmente se equiparará as melhores carreiras públicas no quesito vantagem financeira.
Afinal, ao contrário do que ocorre com a grande parcela do setor público ancional, que é assolado de ineficiência , a praticagem do Brasil por ser privada, cara ou não, funciona e bem, e por certo o armador, grande inimigo hoje, deve preferir práticos privados do que equiparados a servidores públicos para manobrar o seu navio.
Penso que haverá certamente um ajuste na remuneração, mas duvido muito que os atuais práticos que hoje vivem com muita remuneração, permitam reduzir seus lucros em até 70 % como é divulgado na mídia.
Eu particularmente, já sou das carreiras jurídicas, e por inúmeros fatos entre eles desilusão com o sistema e possibilidade de alcançar pelo meu esforço um padrão de vida diferenciado, optei por estudar pra esse pscpp até passar, na hora de escolher me exonerar ou não, com certeza terei informações concretas da remuneração e de outras vantagens para fazer a opção final.
Então aos que persistirem, desejo força, e aos que não, boa sorte com outros projetos.
Certo só temos a distância da espera para o próximo concurso e o mar de incertezas sobre o futuro, o resto é especulação.
brcampos
Sempre é bom lembrar que não eexiste mais a tal ESTABILIDADE para servidores públicos... Quem entrou antes da mudança da lei, ok, tá garantido... A partir da mudança da lei, todo concurso público os aprovados entram como CLT... Abraço
aluno
A estabilidade continua e o acesso continua por concurso publico estabelecido pela lei 8112, pelo menos na área federal!
Vapo
Prezado senhor. se vc acredia que este salário está bom é porque vc realmente não entende nada de navio, pois vc não ganha pelo que faz, mas pela responsabilidade e pelo conhecimento técnico que deve ter para exercer a atividade e para gerenciar o risco que é conduzir um navio em águas restritas com 2 bilhões de barris de petróleo pelo canal, em portos e terminais como o de Angra dos Reis e São Sebastião, por exemplo.
Vc pode imaginar 2 bilhões de barris de oleo cru vazando dentro da Ilha Grande, vc sabe que navios petroleiros não tem seguro comum e sim um clube de armadores que bancam o seguro. A iniciatva privada só quer bancar a atividade que tem 100% de possibilidade de lucro, vide as operadoras de plano de saúde no Brasil, quando mais você precisa, elas nos abandonam.
Já ouviu falar do acidente no Alasca com o Exxon Valdez?
Menos, se vc pretende ser prático com essa mentalidade, não vai conseguir se formar prático, pode até passar no concurso, mas receber a carta de prático vai ser difícil.
Cosulte a Lei de segurança do tráfego aquavário para conhecer melhor sobre a atividade.
Por esse salário, a praticagem interrompe a atividade, aí eu quero ver o armador bacar esse custo!
turibio
Prezado Senhor VAPO,você acha a responsabilidade do pratico que conduz um navio com 2 bilhões de barril de petróleo a bordo enorme,só que essa responsabilidade não é do Pratico Senhor,essa responsabilidade é do Comandante,sempre é dele,o pratico como está prescrito na Norman 12 é um auxiliar,assessor,ajudante,coadjuvante da manobra, a manobra é sempre do comandante é presta atenção em uma coisa: a bordo acima do Comandante só DEUS.
Por isso que é uma excrecência um pratico ganhar 50 mil reais enquanto o Comandante ganha 25 mil com a responsabilidade de tudo.
O pratico auxilia o comandante naquele curto período da manobra , o Comandante é responsável 24 horas do dia ,pela carga ,pelo navio e fazendas de bordo,inclusive pela vida do pratico quando ele esta a bordo.
Os práticos tem essa arrogância devido ao poder econômico que adquiriram nos últimos 20 anos ,porque ainda me lembro do tempo que o salario do pratico era limitado ao salario do Capitão dos portos, e era pratico quem não conseguia trabalhar a bordo ,por incapacidade,falta de adaptação.
Um dia desses ouvi um pratico dizendo que sua função era uma função de estado ,e a função do comandante quem ele representa a bordo além do armador, muito mais o estado ,porque em casos extremos realiza casamentos, e autentica óbitos in extremis.
Na maioria dos portos do mundo navios nacionais com Comandantes nacionais não usam pratico ,porque comandantes com sua experiência e pericia ,não precisam de pratico para entrar e sair de portos que lhes são habituais.
A norman 12 comtempla a figura do Comandante como sendo possível habilitado a conduzir seu navio como pratico depois de 6 meses de treinamento ou 36 manobras.
Um pratico precisa de 600 ou 800 manobras ou 15 meses no mínimo de treinamento.
esse são os fatos.
Turibio
Draft
Esclarecendo:
1) De acordo com a Lei nº 2.180/1954, o prático é, sim, responsável e punível.
2) De onde a informação de que os ganhos (e não "salários", como foi escrito...) dos práticos eram limitados pela remuneração do Capitão dos Portos? O Prático ganha por manobra realizada! Quer dizer que se em um determinado mês aquele Prático atendesse o dobro de navios do que a média daquele porto então cada navio pagaria a metade do valor habitual? Ridículo!!!
3) É falsa a afirmação de que quem trabalhava como Prático não tinha aptidão para outros serviços a bordo. Os Práticos eram, em sua maioria, de origem muito humilde, pescadores. Eram os únicos a conhecerem os canais de acesso e suas constantes alterações. Com muita dificuldade se comunicavam a bordo.
4) De onde a informação de que na MAIORIA dos portos do mundo o Comandante é facultado a navegar sem Prático? Ainda que seja verdade, são países desenvolvidos, com dragagens frequentes, sinalização náutica e cartas náuticas muito mais confiáveis do que aqui.
5) É leviano afirmar que Comandantes sejam melhor capacitados a conduzir seus navios em áreas confinadas baseando-se no tempo de treinamento e número de manobras exigidos. O Comandante manobra só aquele navio; conhece muito bem o comportamento (dados táticos, etc...). Já o Praticante de Prático deve estar preparado para orientar a navegação de TODOS os tipos de embarcação que demandem aquela ZP. Além disso, diferentemente do Comandante, o Praticante pode não ter experiência em náutica quando inicia seu treinamento. Daí tempos diferenciados para cada um.
6) É leviano comparar o ganho de um Prático com o de um Comandante. O Comandante recebe salário. Aquele valor chega a ele aconteça o que acontecer. O Prático não. E se o porto ficar inoperante por qualquer motivo???
Draft
O que causa incômodo a muitos (incluindo os membros do Governo e da CNAP) não são os custos portuários e nem as diferenças de remuneração entre os profissionais envolvidos na operação dos navios. O que incomoda é saber que o próximo ganha mais.
afrsampa
Carlos Magno tem perfil de membro da CNAP. O " curto período de manobra" é mais importante do que toda a travessia sem praticamente uma ordem de leme.
A "excreScência" (recalque?) é um valor pago pelo POBRE armador, cujo comandante (funcionário dele) pode pedir demissão ( ou fazer greve).
Comandante realizar casamentos????? kkkkkk. Vc ainda está na era dos Descobrimentos. Qual foi o último que realizou um ?
Mas vc deve fazer prova ( e tomar ferro) desde que o Zé Peixe era garoto.
Ps: CoMtempla????
turibio
Como complemento Senhores notar:
Faço parte do conselho técnico da CNAP com muito orgulho e gostaria de informar que viajei por mais de 20 países de frota Mercante relevante e tradição Marítima e todos me perguntavam como a Autoridade Brasileira permite ingressar na carreira de pratico pessoas estranhas ao meio,sem nenhuma experiência de mar,não consegui explicar.
O Brasil é o único pais do mundo que permite ingressar na carreira de pratico,engenheiros,medicos,fiscais de Icms,fiscais da receita federal,medico,advogado ,designer de moda etc.
Nos EUA ,a USCG ,que regula o concurso,exige no mínimo 3 ou 5 anos de embarque ,e essa é a regra am quase todo o mundo, o Brsil é o único que exige apenas um cursinho de arrais,mestre amador,Capitão amador.
Isso é uma vergonha para o Brasil.
Turibio
TM
Prezado Carlos Magno,
Com todo respeito à sua pessoa e às suas opiniões, acredito que vergonha para o nosso país é, na verdade, usar o dinheiro que pagamos através dos pesados impostos para financiar governos totalitários ao redor do mundo e suas ditaduras assassinas, ao invés de aplicar este recurso aqui para, por exemplo, salvar pessoas que morrem cotidianamente nos corredores dos "lixos" chamados hospitais públicos.
Em suma, estou mencionando isso aqui para exemplificar que o nosso Governo não está preocupado com o cidadão e com o bem do país, mas sim apenas com si próprio, como sempre foi. Acreditar na boa intenção do Governo é uma das maiores ilusões que existem. Como disse sabiamente nosso amigo Draft, "o que incomoda é saber que o próximo ganha mais". Simples assim.
Quanto ao fato de o Brasil possibilitar que pessoas que não vieram de um viés profissional náutico/marítimo participem do concurso de praticante, como se fundamenta a sua opinião de considerar isso algo inadequado?
Por exemplo: existiria algum levantamento estatístico dos acidentes em manobras de praticagem dos últimos 20 anos, mostrando que a maioria deles ocorreu com práticos que, antes do concurso, não tinham ligação com o mar? Qual é o fato real e concreto que justifica sua indignação quanto a essa regra?
Atenciosamente,
T
Draft
Na mesma linha do T, complemento:
Caso o Governo, através da CNAP ou MB, decidisse em restringir a Praticagem a militares e oficiais de náutica, os primeiros a ingressar após isso teriam que ser praticantes dos auditores, advogados, engenheiros...
Draft
O Governo criou a CNAP cerca de um mês após a publicação do PSCPP/2012, que aumenta em 50% a lotação das ZPs. Ora, se estava-se planejando a criação de uma comissão para estudar os assuntos de praticagem, não é lógico que a decisão por esse inchaço deveria nascer da CNAP?
O decreto que criou a CNAP traz que cabe à comissão, além de propôr preços máximos, propôr medidas de aperfeiçoamento do modelo. Talvez para dar ao decreto um ar mais "técnico" e menos autoritário. Pergunto: quais medidas de aperfeiçoamento foram propostas até agora?
Se o objetivo é equiparar a Praticagem brasileira a de outros países (EUA em especial), por que o aumento no número de profissionais, que torna o número de manobras por mês por prático tão inferior ao daquelas nações?
Marcelo
Realmente, se preocupar se o Prático vem ou não vem de carreiras náutica sem nenhum embasamento sobre supostos acidentes ou problemas na formação dos práticos brasileiros ou é falta de algo mais importante para se preocupar no dia a dia ou é inveja pura.
Se quer ganhar mais, é mais construtivo ao invés de criticar os práticos que se formaram fruto do seus esforços pessoais, estudar e fazer por onde.
Lamentável este tipo de comportamento!
E comparar um funcionário que recebe salário, não arrisca a vida, se tiver acidente está resguardado... diferente de um prático que só tem remuneração se trabalhar. Lembrando, prático não tem férias, 13° salário, FGTS, etc..., e ainda arrica a vida (sim existe risco) ao subir e descer do navio, seja com Sol, chuva, vento, nevoeiro, etc..., muitas vezes fazendo uso de escadas de acesso ao navio com problemas... Enfim, comparação tosca ! Sem contar que até o prático chegar a ser prático, gasta muito $$ para passar no concurso e depois ganha pouquíssimo como praticante. Ou seja, quanto tempo da sua vida ele deixou de ganhar melhor para buscando este objetivo ?
Que visão limitada ! Infelizmente, há muita inveja por aí...
Abraço
felipesantos
Cara, racionalizar a criação da CNAP é uma tarefa impossível, se não se assumir interesses escusos.
Não haveria sentido lógico em criar o conselho e fazer o PSCPP 2012/2013.
Todo mundo sabe das razões de criação do conselho e das medidas que os armadores tomaram para que isso fosse levado a cabo.
Além do que, fica visível a falta de raciocínio lógico e a pletora de informações falaciosas dos técnicos do CNAP, como o Carlos Magno (turibio).
Alguns pontos que destaco sobre as falácias de ambos os argumentos, a favor e contra a PRT:
1 - Em lugar algum se diz que o PRT não pode ser responsabilizado. Não recai somente sobre o comandante essa responsabilidade (apesar do que o BTM diz). BTM não é lei. E na lei, como o Draft falou, o PRT pode ser responsabilizado. Então baixemos a bola do CMT como se ele fosse o único a ser responsabilizado em caso de acidente. E como se ele fosse o senhor dos senhores. Basta olhar precedentes do tribunal marítimo e ver que PRTs são responsabilizados sim. Tem até monografias sobre o tema. Cabe a cada um ler. E baixemos a bola do PRT também. Muitos se acham os representantes brasileiros em ação contra o armador estrangeiro sangue-suga! Não é bem assim. Cada um tem seu papel e ambos são importantes. Claro que o CMT tem de dar satisfação a seu patrão, o armador. E o PRT tem com dever cuidar da navegação segura e do meio ambiente local, etc...
2 - Calma quando se diz que os PRT arriscam E MUITO sua vida ao realizar o transbordo. Alto lá. Que drama todo é esse? Já fui para manobras com PRTs amigos e não tem nada disso. E quem sabe de zps mais arriscadas (como Rio Grande), sabe que se o tempo fechar, chuva, nevoeiro, etc..., a barra fecha. Então não tem super-herói em lugar nenhum. Vejam quantos PRTs se acidentaram ou morreram nos últimos anos durante transbordo. Um PRT no panamá há anos, que morreu, e outro praticante dessa leva de agora que machucou o braço seriamente. O transbordo faz parte do treinamento. É preciso aprender e tomar cuidado, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. Deixem de drama.
3 - A remuneração do CMT é compatível com a do mercado, não tem nada que equiparar à do PRT. Tem nada a ver uma coisa com a outra. Tem CMT à vontade no mercado e muitos deles despreparados. Não é qualquer CMT que entra em qq porto sem PRT não. Baixemos a bola dos CMTs... A pressão dos armadores faz com que se tenha menos tripulantes e que esses sejam menos qualificados, para baixar seus custos (priorizam a contratação de tripulantes advindos de marinhas mais baratas, como da Ásia, em vez de pegar de marinhas tradicionais como EUA, UK, brasileira, etc...). Tem muita marinha que forma CMTs FRAQUÍSSIMOS! Existem CMTS bons? Claro. Mas não é a regra que se pode aplicar a qq embarcação. Assim como existem PRT fracos, que só manobram com ajuda de um mol de rebocadores. E com essa reca de praticantes que entrou? MUITA gt fraca!!! Só eu sei de um mol que está se quebrando p fazer o estágio e não tá aprendendo nada, tá reclamando que é muito mais difícil, que tem de estudar muito mais e que não sabe se vai dar tempo e tal. Baixemos a bola dos PRT e praticantes também. E são praticantes vindos da marinha tb!!! Nem se diga que são só civis...
4 - Quanto ao processo de entrada. O modelo brasileiro é de ser um processo seletivo realizado pela marinha. Em lugar nenhum do mundo é assim! EUA, Austrália, UK, Holanda, etc... Em lugar nenhum é um PSCPP feito pela marinha respectiva. São empresas privadas que têm de cumprir certos requisitos legais e "prestar contas" dos seus trainees para comissões estaduais (EUA) ou para a marinha. Mas a marinha em si não faz o processo, apenas regula e fiscaliza. Além do que, não é em todos os países que se faz necessário ser CMT para virar trainee. Fazendo um paralelo, no Brasil você pode ser aquaviário OU mestre amador (curso superior), etc... Nesses países mencionados você tem de ter um certificado de mestre de cabotagem (livre, ou de 3000/1900/1500 gross tonn) OU ser chief mate OU OOW com tempo embarcado, etc... Ou seja, o "PSCPP" não é realizado. Você já faz a application e vai ser trainee. Acredito que ambos os meios são válidos. Não tem nada de vergonha para nosso país escolher um meio democrático, como é o PSCPP, que dê oportunidade para quem estuda! Basta estudar, Carlos, você consegue (digo isso porque, aparentemente, você dá impressão de querer entrar no serviço, apesar dos pesares, se sim, boa sorte). Baixemos a bola dos países desenvolvidos, porque, apesar de toda essa suposta fiscalização, foram eles que nos deram de exemplo o EXXON, o COSTA CONCORDIA, e tantos outros... Sofrendo pressão dos armadores e tirando a exigência de PRT obrigatória.
5 - Realmente, há muito tempo que os preços das praticagens brasileiras vinham subindo, talvez até demais. Tenho relatos de pessoas que participaram de reuniões com PRT, armadores e cap dos portos em alguma zp por aí que não vou nomear, que disseram que estava abusiva a coisa. Baixemos a bola da PRT. Em minha opinião (e na opinião de alguns PRT que conheço) foi a má gestão de questões internas e a ganância dos próprios PRT que precipitaram essa derrocada de problemas (um dos diversos fatores).
7 – Outros fatores podem ser ditos: governo corruptível, os armadores vendo que a ANTAQ não regula nada, etc...
8 - Independente de tudo isso, o que mais me chama atenção é ter tido relatos de pessoas de dentro da CNAP que já disseram que só iriam parar de bater na PRT quando o salário baixasse muito. Realmente, puro recalque de quem não sabe estudar e fazer as coisas por si só. Gente pequena mesmo. Baixemos a bola da CNAP e de seus integrantes (nessa parte, em nenhuma forma me refiro a você, Carlos Magno).
9 – Pelo que escrevi, e já escrevi demais, não foi intenção ofender ninguém. E agora vou estudar. Grande abraço e bons ventos.
Críticas e sugestões são altamente bem vindas.
Com respeito,
Felipe Santos.
Draft
Penso que se os tucanos tivessem vencido as eleições, não haveria todo esse alarde em relação às Praticagens. Estou acompanhando atentamente os desdobramentos da operação Lava-Jato, que podem, sim, dar fim ao DESgoverno Dilma antes da hora. Eduardo Cunha na presidência da Câmara já foi um ponto a favor da Praticagem.
aluno
Se não me engano, houve em uma praticagem do norte um acidente fatal com um prático a noite! Não faz muito tempo! Só a título de informação.
felipesantos
Não lembro de forma alguma desse acidente.
Se tiver informações, ou link da notícia. Por favor informar.
Brigado.
Abraço.
Com respeito,
Felipe Santos.
futurepilot
Srs(as) defensores da CNAP, pensem por um instante nesse cenário hipotético:
"O prático X, por imposição das novas leis marítimas brasileiras passa a ser funcionário (CLT) da empresa de navegação Y (armador)".
Primeiro, deixo claro que esse é o sonho de consumo da empresa Y: poder derrubar o último elo da cadeia econômica que os famigerados não controlam.
Pergunto: vocês (CNAP e governo) agirão com a mesma gana e interesse (!?!?) visando solapar os lucros da empresa de navegação Y e destruir o patrimônio de seus sócios que provavelmente habitam num país mais civilizado e com muito menos invejosos do lucro alheio?
Pois é: o prático não é bem remunerado no Brasil por simplesmente ser um funcionário de uma determinada empresa ou muito menos um funcionário público. O prático hoje no Brasil é tipicamente sócio de uma empresa que precisa ser gerenciada, possui inúmeros contratos e clientes, tem funcionários, problemas trabalhistas, não possui aposentadoria, nem férias, nem 13o, nem quinquênio, nem anuênio, etc, etc, etc. Ah, diga-se de passagem, existem praticagens deficitárias. Será que vocês viram isso em seus estudos "aprofundados"?
Pergunto ainda: é vantagem para a Navegação Segura, para os Portos, para o Meio Ambiente e para o Brasil transferir essa "renda" legitimamente brasileira que hoje emprega milhares de brasileiros e recolhe milhares de reais em impostos para empresas multinacionais não reguladas e muitas vezes ancoradas em paraísos fiscais?
Well, aí vem a falácia do...........ah, mas os fretes vão diminuir, bla, bla, bla! Eu digo o que vai diminuir: a eficiência da praticagem, a infra-estrutura da praticagem e consequente e inevitavelmente a eficiência do Armador..........que vai lembrar dos tempos em que pagava "pouco" e tudo funcionava bem.
Por último: "a CNAP usa como referência o padrão Norte-Americano para benchmarking". Olha, como funcionário de empresa americana, ex-morador dos EUA, viajante frequente e um bom conhecedor da cultura deste país, posso afirmar que nada está mais longe da realidade do que tal afirmação. Basta só dizer que por lá, as comissões de "estudos" da praticagem OBVIAMENTE possuem diversos integrantes da própria praticagem em sua composição (bom, eles são de fato uma democracia). Além disso, fazer um benchmarking com os EUA, simplesmente fazendo a conversão da moeda e não levando em conta as diferenças no custo de vida (no caso, custo das empresas), é um trabalho que meu filho de 8 anos faria com mais competência.
Sds.
P.S.: percebe-se nitidamente que os argumentos do único nesse fórum que trabalha e defende a CNAP não tem nenhuma relação com o exposto acima. Mas esse é nosso País......admira-se o jeitinho e a corrupção e odeia-se o lucro honesto.
"Brasil, um país de tolos"
Draft
Operação Padrão já nos portos!!!
felipesantos
Concordo em muitos pontos com o Futurepilot.
Mas, de novo, tentem não usar de argumentos falaciosos para defender a PRT.
Acertou em muita coisa, mas dizer que prático não tem aposentadoria, não tem férias, etc...
Cara, é só ler a N12, item 0226, alínea echo. Tá lá, garantidas as férias do PRT.
Aposentadoria? Qualquer pessoa em sã consciência sabe que se você não é funcionario público, tem de fazer previdência privada. Isso não é nada diferente de qualquer advogado, médico, engenheiro...
Reclamar de argumentos loucos dos defensores do CNAP e do governo/armadores é fácil.
Mas vamos tentar manter nossos argumentos legítimos também.
Sem florear para cima da PRT.
Como disse, não temos super-herois.
Vamo q vamo.
Com respeito,
Felipe Santos.
futurepilot
Felipe,
Não existem argumentos falaciosos nem muito menos intenções escusas em meus comentários. Meu intuito e minha análise são econômicas e trabalhistas. Se cometi algum engano, não foi proposital.
1) Quando falei sobre férias, refiro-me ao período de descanso remunerado existente na CLT ou no funcionalismo público (direito trabalhista). Não é porque a Autoridade Marítima define um período anual de "descanso" em uma NORMAM que você será remunerado por isso. Aliás, definir atribuições com o dinheiro dos outros é fácil. Veja o exemplo dos praticantes que não recebem nada durante 12 a 18 meses (programa de treinamento). Ora, o BRASIL não está precisando de práticos? Essa não é uma função de interesse público como tantos falam? Bom, esse é outro assunto e outro tema.
2) Em relação à aposentadoria, minha intenção era mostrar que NADA DISSO foi pensado (previdência privada, etc.) quando a CNAP realizou seus pseudo-trabalhos.
Aliás, aqui para mim está o maior erro conceitual de todos. O prático é um profissional altamente especializado e, só por isso, já deveria ganhar bem (como funcionário). Acontece que em função da legislação corrente (LESTA), ele também pode ser sócio de uma empresa de praticagem. Todos tendem a confundir e misturar esses papéis.
Concluindo, podemos discutir e encontrar outras CENTENAS de falhas e, AÍ SIM, FALÁCIAS na metodologia proposta. Mas, acho que já está claro para todo mundo (pros e contras) o objetivo dos trabalhos da CNAP.
Sds.
Marcelo
Futurepilot, vc disse que durante o treinamento não existe salário para os praticante de práticos. Mas o que vemos é muito relatos de que se tem remuneração, ainda que baixa. Acredito que você esteja equivocado na sua afirmação.
Abraço
aluno
O praticante faz um 'empréstimo' durante o treinamento que depois é descontado quando vira prático.
felipesantos
Futurepilot,
Primeiro, jamais foi minha intenção lhe ofender diretamente, ou seus comentários/argumentos.
Na minha opinião, o argumento é falacioso sim, jamais escuso (no seu caso).
1 - Como você mesmo disse, o PRT pode exercer a profissão, conforme a LESTA, sozinho, por empresa, etc...
Se ele for empregado de uma empresa, ele vai ter férias como na CLT, e todos os seus direitos trabalhistas garantidos (assinatura em CTPS, 13º salário, adicional noturno se trabalhar a noite, etc...). Mas esse não é o procedimento padrão.
Se a grande maioria dos PRT não o faz dessa maneira, é opção própria.
Se você quer ser dono do seu próprio negócio, quer abrir uma empresa, ser sócio, você não vai ter férias pq vc é o patrão.
Então não dá p argumentar que o PRT é coitadinho por trabalhar demais e não tem férias etc... (argumento que não foi o seu, exatamente, mas que se aplica).
O seu argumento foi de ele não ter direitos trabalhistas de férias.
Ele pode ter, ele é que não quer....
A falácia está aí.
Como reclamar de um direito que você tem, mas não quer exercer?
O PRT é que optou por ser sócio.
Tanto é que ele recebe por participação no lucro da empresa. Quer ter 13º salário em cima do lucro líquido da empresa? Isso não existe.
A N12 garante férias porque é função da marinha regular e deixar os PRT descansados.
Para isso também é a limitação de horas de serviço consecutivo, etc...
A atribução da marinha é regular e ela o fez.
Lembremos que, a priori, o CNAP não tem nada a ver com a marinha e a N12.
2 - Os PRT não têm de receber nada mesmo não.
Eles tão treinando. Não são práticos em serviço ainda, ou seja, não contribuem para os lucros da empresa. Tem de receber nada mesmo n.
Agora, realmente, tenho nem imaginação para saber o que passa pela cabeça os membros do CNAP e não estudei todos os docs disponibilizados por eles nas definições das novas regras.
Pergunto, você leu tudo? Tem certeza que eles não levaram isso em conta?
Se sim, se você leu, ótimo.
3 - Marcelo, quanto à remuneração de praticantes e tal...
O que eu sabia era que o procedimento, antes desse último PSCPP, era que o praticante receberia uma ajuda de custo que seria descontada da sua remuneração/participação no lucro futuro, quando esse fosse prático. Isso também ocorreria em relação à "jóia" que ele pagaria.
Como você sabe, a maioria dos PRTs trabalham como sócios de empresas. E para entrar nela, você tem de participar o capital social, que é alto. Então o PRT novo faz uma escolha e opta por quanto por mês da quota social ele queria dar.
Por exemplo, quero parcelar minha entrada na sociedade pagando minha parte do capital social em x meses ou anos. Daí iria se descontando o valor da remuneração, etc....
Não sei se continua assim.
Abraço!
Com respeito,
Felipe Santos.
Vida Prático
chega a ser piada alguem defender essa cnap, alem claro, dos intimamente interessados, que provavelmente acreditam que o que acontece com a petrobras e com esse desgoverno, é culpa da ditadura... é capaz de mostrar uma planilha que comprova que o Médici causou o rombo petista do país.
e parafraseando uma postagem neste mesmo site...
"não adianta discutir com petista. é igual a jogar xadrez com pombo.
se estiver perdendo, sai voando, derruba as peças e ainda kaga no tabuleiro"
exemplo? jornal valor economico de ontem... Sr.agnelo , na calada do fim do mandato, da calote de 19milhoes na PPP, limpa o caixa do consórcio, pega seu jatinho e vai pra miami....
bons estudos.
venceremos, apesar dos désPTotas...
alexca12
Prezados
Acho muito interessante esse fórum e toda a discussão sobre a praticagem. Principalmente o mencionado nesse tópico. De forma semelhante aos amigos AFRE88 e AFRSAMPA, sou do setor público. Só que empregado público regido pela CLT e pertenço ao setor elétrico. Mas venho fazendo concursos para a administração pública direta e indireta autárquica para analista administrativo. Em outras palavras, quero sair da CLT para um regime estatutário. Seja estadual ou federal da lei 8112. Mas também gosto de navegação desde pequeno. Mas não me atentava para a carreira na Marinha Mercante. Ou pelo menos não me atraía o fato de passar muito tempo fora de casa. Sei que sempre gostei de embracação de médio e grande porte. Mas me assustava com essa vida de marinheiro. Daí, soube de empresas, principalmente off-shore e rebocadores, onde as escalas são de 1 por 1. Mas, frequentando blogs da área, descobri ser algo dominado por estrangeiros. Onde brasileiro não tem vez. Forma-se na MM, e fica na pedra. Então, desisti de investir na carreira. Pois, largaria algo estável, no setor elétrico, por algo que poderia me colocar nessa situação. Daí,veio a idéia da Praticagem. Apesar do meu barato ser execução de manobras como tripulante, tocando nos controles de leme e máquina, ao invés de ficar somente assessorando o comandante e dando ordem de manobra, como faz o Prático, pelo menos seria uma chance de estar em contato com o que gosto e não perder a estabilidade. Ou seja, uniria o útil ao agradável. Mas, vendo as colocações aqui, alguns dizendo ser falácias e outros não, mas sem ter nehum julgamento de nenhuma, por desconhecer a realidade de perto, sendo que ainda sou leigo por estar começando minha pesquisa agora, eu vou muito por um dos amigos citados aqui, com relação ao questionamento de se vale a pena mesmo fazer todo esse investimento. Para tirar uma conclusão mais precisa, eu apostaria na acumulação, pelo menos no período de início, para ver o que seria melhor. Mas, conforme outros colegas falaram aqui, isso não é algo fácil ou possível mesmo. De qualquer forma por gosto pela área, vou tirar o arrais, mestre e capitão amador. No profissional vou fazer marinheiro auxiliar de convés(mac), moço de convés(moc). Faço algum contato e amizade, só para , de vez em quando, como hobby e diversão, tripular alguma embarcação. Tipo um estágio. Até mesmo sem remuneração.Pois terei o meu cargo público. Devagarinho vou a marinheiro de convés(mc), contramensrtre(ctr) e mestre de cabotagem(mcb). Até mesmo nas férias, licensas prêmios, posso tirar uma sem remuneração, apenas para dar vazão a isso. Até curso no exterior posso fazer e, se der, tripular por lá, no que for possível.
turibio
Parece que já esta na mesa da Dilminha o decreto para assinar e estabelecer a tabela de preços máximos dos serviços de praticagem criada pelo CNAP.
Agora não tem mias recursos a tabela acarreta uma grande diminuição no faturamento das empresas de praticagem ,valores de 80% ,com isso as empresas de praticagem diminuirão investimentos ,demitirão funcionarios,cortarao gastos,custos,ficarão com o mínimo necessário para funcionar.
A rigor como presidenta da Republica já poderia ter decretado,porem havia recursos na justiça , e o ultimo foi derrubado em Janeiro,Agora o bicho vai pegar para as empresas de praticagem,as pequenas ,não sei como sobreviverão,tá difícil.
Turibio
silveira
Eu desconheço ter acabado a em discussão judicial. Pelo menos tomei conhecimento de apenas uma decisão judicial favorável a cnap. E duas ou três favoráveis a praticagem. Todas em segundo grau. Ainda acho q não é o fim da discussão. Mas realmente é preocupante. Podíamos fazer uma tabela com as decisões judiciais.
Em 14/02/2015 10:15, "turibio [via O Praticante de Prático]" <[hidden email]> escreveu:
Parece que já esta na mesa da Dilminha o decreto para assinar e estabelecer a tabela de preços máximos dos serviços de praticagem criada pelo CNAP.
Agora não tem mias recursos a tabela acarreta uma grande diminuição no faturamento das empresas de praticagem ,valores de 80% ,com isso as empresas de praticagem diminuirão investimentos ,demitirão funcionarios,cortarao gastos,custos,ficarão com o mínimo necessário para funcionar.
A rigor como presidenta da Republica já poderia ter decretado,porem havia recursos na justiça , e o ultimo foi derrubado em Janeiro,Agora o bicho vai pegar para as empresas de praticagem,as pequenas ,não sei como sobreviverão,tá difícil.
Turibio
Draft
Notem que o próprio membro da CNAP (Conselho Téncico!?!?) diz não saber como as pequenas empresas vão conseguir funcionar...este é o nível de comissões técnicas deste DESgoverno.
afrsampa
O Carlos Magno (turibio) está apenas se conformando por ter pembado nos 3 últimos pscpp e ter de continuar funcionário dos donos da CNAP.
Draft
Se a Dilma escolhe os membros da CNAP da mesma forma que escolhe ministros e presidente de estatais...
Draft
Repito: o que incomoda é saber que o próximo pode ganhar mais!
aluno
Vou continuar estudando!
Draft
Desafio nosso colega, membro da CNAP, embasar a decisão do Governo em aumentar em 50% o número de profissionais nas ZPs. Quais fatos concretos justificam isso e se há equiparação com a média internacional?
Rebel
Amigo,
Acho improvável que esse sujeito seja realmente membro da bizarra CNAP.
O português sofrível de seus comentários despeitados até o qualificariam como integrante de alguma das muitas excrescências desse governo infame, como essa comissão de frustrados ou a sua irmã.CNV.
No entanto, nem o mais idiota dos "companheiros" admitiria, em público, como essa figura sempre faz, a satisfação pelo desmantelamento da praticagem ou pelo simples confisco dos seus rendimentos em favor de alguns poucos financiadores internacionais de campanha do PT, às custas da abdicação do recolhimento de impostos e de extinção de centenas de empregos diretos, dentre outras graves consequências para o nosso país. Seria confessar a obviedade do real propósito dessa cambada que se reuniu sob o pomposo disfarce de comissão.
Provavelmente, como alguém já comentou aqui, é um incompetente inconformado com seu fracasso e, pior, com o sucesso alheio, e que já tentou alguns PSSCPP e agora pretende desestimular alguns potenciais concorrentes em um eventual futuro processo seletivo, que ele sabe que não tem condições de aprovação.
Por fim, caso realmente esse cara seja quem diz ser, assim como na CNAP não há lugar para práticos na sua composição, creio não haver lugar aqui também neste fórum, para alguém abertamente contrário à atividade da praticagem.
Pessoal, alguém saberia informar qual o salário real de um prático? Em um outro tópico alguém postou um link com um estudo sobre a remuneração das diversas ZP, o problema é que o link está com problemas e não abre. Já vi gente falando que pode ser a 100.000,00 mês, mas estou achando esses valores meio absurdos. Valeu e abs.
acobaboo
...e é mesmo...
afrsampa
Também sou fiscal e pretendo alçar novos patamares de renda. Dá pra acumular fiscal e prático? Como é a aposentadoria (integral ou parcial)? Tem adicional noturno? Previsão de concurso?
Obrigado
Déspota
Dá pra acumular sim afrsampa, não podemos largar esse teta federal de forma alguma.
Aposentadoria não tem;
Adicional noturno também não;
Previsão de concurso: acelerem o ritmo de estudos...a coisa tá na mesa da mulher, mas infelizmente não posso dar detalhes.
Bons estudos.
Afre88
Só vou ter chances reais de passar daqui uns 2/3 anos. Ainda estou bem no inicio do estudo. Na verdade, agora que comprei o livro navegar é fácil pra começar a estudar pra arrais e mestre amador. Meu objetivo é passar neste concurso no medio/longo prazo. Não adiante viajar na maionese e achar que vou obter êxito com pouco tempo de estudo. Ainda preciso de muitas HBCs (horas bunda cadeira) pra passar, rsrsrs.
silveira
eu descordo da possibilidade da para acumular.
Judicial da pra tentar. sei apenas de uma acumulação via judicial.
também sei que gente da rec fed que passou anteriormente
não conseguiu acumular nem com decisão judicial.
quanto a salários e/ou remunerações, o esquema tem natureza jurídica de iniciativa privada
então o rendimento e/ou salário na real é pró-labore e não tem aposentadoria.
Cada um faz o seu pé de meia.
quanto ao salário na real, para o pessoal oriundo das maiores carreiras dependendo de eventual redução
da remuneração acho que não deve despertar mais tanta atenção.
força nos estudos.
Afre88
Pena que eu não estou nas maiores carreiras, rsrs. Como fiscal do estado ganho em média 12.000,00 líquidos (isso quando pagam a participação nos resultados trimestrais). No meu caso irei aposentar com o teto do INSS. Então, obrigatoriamente tenho que fazer um previdência privada. Acredito que um prático, mesmo se tabelarem os preços, não irá ganhar menos que isso. Assim, acho que ainda compensa estudar para este concurso. Além disso, o trabalho de um prático dever muito mais legal/emocionante do que o de um fiscal.
Afre88
afrsampa, tudo bem?
Se quiser, me passe um e-mail com o seu número de telefone. Conheci aqui um outro colega que também é AFR e que esta pensando em estudar para prático. Pretendo montar um grupo no WhatsApp de ARFs que querem estudar para prático. Meu e-mail é
Abs.
Déspota
12.000 é um salário excelente pela carga horária pequeníssima. Temos que aguardar o novo edital com o número de vagas e a desregulamentação da profissão para sabermos como ficará a real situação.
Não dá pra largar uma teta estadual de 12.000 assim não...
Vitoriapratica
Precisamos saber quanto vai ficar a retirada do prático em cada ZP após a Regulamentação.
Alguém arrisca um palpite?
Déspota
Está nas planilhas da CNAP...algo em torno de 20k~30k, sem nenhum direito. Sem considerar um novo concurso que faria os rendimentos cairem ainda mais (mais gente no denominador) é claro.
Vitoriapratica
Nesse caso acho q não vai compensar pra quem já tem cargo público de nível superior, mesmo porque não dá para acumular cargo de fiscal e de prático.
Vitoriapratica
A questão é se vai realmente valer esse novo valor de retirada ou não vai vingar...
afrsampa
Poxa, só 30 mil? Pensei que fosse mais. Neste caso tenho de pensar muito. Estudei demais pra fiscal , tenho uma carga de trabalho muito menor de quando era do EB e uma qualidade de vida boa. Bem, pelo menos com o frete mais barato vou comprar meu Iphone 6 !!!!
Afre88
Mas esses 20.000/30.000,00 são líquidos ou ainda teria algum tipo de tributação/despesa em cima destes valores?
Vitoriapratica
Eu acho q são líquidos pois vem como distribuição de lucros
perito
Eu não entendo como seria essa acumulação discutida, sou servidor público eu trabalho 8 horas por dia...
A não ser que eu seja liberado sempre que necessário pelo meu chefe, não consigo entender como é possível acumular os 2 trabalhos.
Existe uma questão que deve ser pensada inicialmente. "Existe compatibilidade de horário?"
Caso essa pergunta seja negativa, não exergo o desempenho de 2 funções concomitantementes...
DiegoCJ
O cenário é o seguinte: Melhor não fica. A tendência agora é sempre ganhar menos mesmo q esses novos valores não entrem em vigor.
O preço já é tabelado e não muda desde 2011 então vc vai perdendo na inflação e na divisão dos lucros na medida q mais práticos entram.
A grande incógnita é até quanto vai diminuir pq se chegar perto de R$20k ou R$30k eu já fico na dúvida se compensa gastar mais de R$100k em cursos (só curso no simulador custa US$30k + despesas de hospedagem no exterior) para depois ficar ainda 15 meses treinando sem ganhar um centavo sequer, pra então começar a trabalhar e ganhar bem menos q isso (nos primeiros 3 a 5 anos vc só pega os navios menores) e ainda correr o risco de ficar sem renda se vc se acidentar.
Todos os riscos são seus... vc quebrou uma perna e ficou 2 meses sem trabalhar? Não vai receber nada. Se acidentou e não pode mais ser prático? Se vira, ninguém vai te ajudar. Quer se aposentar? É bom q vc tenha preparado uma bela previdência pq vc não vai receber nenhuma aposentadoria... e por ai vai.
Meu maior medo é começar a trabalhar como prático e depois de uns 2 anos eu me acidentar e não poder mais continuar na profissão... e ai? Vou fazer oq? Se fosse para ganhar R$100k eu arriscaria mas pra ganhar menos q o dobro q ganho aqui? Não sei.
Quanto a acumular cargos, vc precisa ter um horário flexível (tipo fiscal externo) e ainda tem q passar na ZP mais próxima do seu emprego ou conseguir uma remoção (muitas vezes para outro estado). Não é fácil conseguir sincronizar tudo isso e ainda por cima não ser descoberto no seu emprego atual pq no caso de servidor público pode ser motivo de exoneração.
Afre88
Acho que se der pra tirar uns 30.000,00 líquidos ainda compensa, menos que isso fica complicado, pelo menos pra quem já tem um bom salário. Quando a questão de se acidentar e não poder trabalhar, basta fazer um bom seguro de vida/invalidez.
Para passar num concurso deste é uns 3/5 anos de estudo e um gasto aproximado de R$ 100.000,00 reais, como o Diego bem mencionou. O díficil é fazer um investimento de tempo e grana desta tamanho e não saber quanto vai ganhar após a aprovação.
turibio
Meus amigos é incrível como ainda tem pessoas querendo saber quando um pratico ganha.Agora isso não é mais segredo ou uma caixa preta o CNAP divulgou tudo isso em detalhes esta muito bem claro lá ,a não ser que esteja dificil de entender a planilha de custos ,numero de práticos e remuneração anual pelo numero de manobras no porto .
De acordo com as informações a praticagem que melhor paga atualmente é:
zp 3 678 962 = 56 mil por mês
a que pior paga:
zp6 123 780 por ano = por mês = 10 mil
todas as outras praticagens possuem valores intermediários entre 123 mil por ano e o máximo 678 mil por ano dessa forma podemos dizer que hoje ou no ano de 203 2014 um pratico ganhava entre 20 e 30 mil que é quase uma media entre 10 mil e 30 mil mínimo e máximo.
Não quero ser pessimista ,esse salario é antes do concurso que colocou mais 500 práticos no mercado e antes da resolulação do CNAP que diminui os ganhos entre 70 e 80%
Ex
Turibio
turibio
Desculpe minha informação foi incompleta ,faltou relacionar:
zp13 776 356 por ano - mês = 64 mil
zp 14 987 757 por ano - por mês 82 mil
zp 16 668 425 por ano - por mês = 55 mil
portanto a melhor remuneração continua Santos
Turibio
Pilotpe
carlos magno escreveu
Desculpe minha informação foi incompleta ,faltou relacionar:
zp13 776 356 por ano - mês = 64 mil
zp 14 987 757 por ano - por mês 82 mil
zp 16 668 425 por ano - por mês = 55 mil
portanto a melhor remuneração continua Santos
Carlos_magno,
Esses valores não seriam apenas a título de pró-labore?
Abçs
turibio
isso é o que vai no bolso do pratico todo mês ,tem uns jabacules por fora mas isso é outra historia
Turibio
aluno
E a zp 01, qual seria o valor?
turibio
essa informação esta disponível na pagina da CNAP.
Turibio
Praticante020
Caramba!
Vocês não têm a mínima ideia do que estão falando... realmente não cai Português no processo seletivo, mas interpretação de texto é sempre importante.
Praticante020
A sorte é que o próximo PS vai demorar... dá tempo de esmerar a leitura.
Pilot16
ZP14 é Vitória e não Santos...segundo o último edital
ZP13 está um valor bem diferente do informado acima (11mil)
E o mais importante, esses valores não são os valores que os práticos receberam.
São so valores que segundo a CNAP, os práticos receberiam se as regras de cálculo fossem as mesmas que as regras das ZP americanas. Os custos são reais, quantidades de horas e de as manobras também, já a remuneração é fictícia.
"com base nas informações sobre remuneração praticadas nas Zonas de Praticagem americanas pode-se, a partir de um modelo de regressão múltipla, estimaras remunerações dos práticos no Brasil compatíveis com o benchmark escolhido."
Ou seja, é o valor que a CNAP acha justo, deve ser levado como um parâmetro se os novos preços no fim das disputadas na justiça vingarem, mas não é o que os práticos receberam.
Praticante020 tem razão...Não adianta tirar pedaços (valores) do texto fora do contexto todo.
fiscal2012
Não entendo, está bem claro. Atualmente os práticos tem sim uma boa renda, mas nosso governo está decidido a mudar isto, e, o resultado das ações corroboram com a decisão do governo.
Pelas consultas populares e pareceres juntados, o salário dos práticos vai diminuir muito e, aqueles valores mostrados ainda vão incindir imposto.
Na grande maioria dos portos, o salário não vai passar de 15 mil, sendo que sem assistência médica e outros beneficios.
Como disse nosso amigo mais acima, em caso de doença ou afastamento, o prático vai receber o teto do INSS, ou seja, +- 4,5 mil. Em caso de aposentadoria +- 4,5 mil. Então, do salário que receber, o prático deve ainda descontar um valor para pagar sua previdência privada, plano médico, etc.
Isto, aliado a este decrescimento da economia, onde as importações e exportações estão diminuindo, entre outros fatores, que fazem a movimentação de navios diminuir nos portos e consequentemente a renda dos práticos.
É complicado, havia começado a estudar, mas, me dedicar 5 anos da minha vida a um concurso que tem uma matéria que não é aproveitado para outro é complicado.
Ao se estudar direito, você tem um leque de concursos para fazer com a mesma matéria. O que acontece se eu não passar daqui a 3 anos, terei que esperar mais 5 para o outro concurso. No nível fiscal e de direito aparecem concursos todo mês. pelo menos
Falo em 3 anos, pois, já é claro que o próximo concurso vem somente a última turma estar formada, ou seja, a previsão é chamar a segunda turma agora em junho/julho de 2015, a terceira em 2016 e a quarta em 2017. Sendo a 4a. turma chamada em julho de 2017, sabemos que pela NORMAM é necessário pelo menos 1 ano trabalhando como praticante, então, possível concurso só a partir de julho de 2018.
Quem acredita e quer muito, meu conselho é estudar, mas quem quer uma vida com mais segurança existem outras opções.
Enfim, porque vocês acham que o pessoal da marinha não faz este concurso em peso. Porque eles esperam se reformar, ter um salário mensal garantido e depois tentar a praticagem.
Abs e boa sorte a todos. Eu particularmente não sei se vou continuar estudando, afinal, teria que abrir mão de bom salário mensal como fiscal.
turibio
Concordo com a postagem do fiscal 2012, a incerteza é enorme o investimento para se tornar pratico de tempo dinheiro é enorme ,e agora com as novas tabelas do CNAP ,o ganho do pratico ficou a nível de pessoas normais 20 30 mil, não como é no mundo todo ,não os valores de antes que somente existiam aqui.
Não da para imaginar quando sera o ganho de um pratico nas maiores zps 13 14 15 16 quando todas as turmas estiverem formadas e trabalhando,mesmo que os práticos criem mecanismos para tentar manter seus ganhos como limitar a manobras dos práticos novos a navios pequenos ,mesmo assim o bolo a ser dividido com a tabela do CNAP sera muito pequeno.
No possado quem se interessava a ser pratico era quem vivia no meio manobra navio,trabalhava nos portos ,Oficiais navais e mercantes ,acredito que voltara a ser assim,ser pratico sera coisa de pessoas vocacionadas não de concurseiros do ime ita e afrf.
Turibio
turibio
retificando: ficara como é no mundo todo.
Turibio
silveira
Caros colegas de sonho ou objetivo, acho que todos os comentários acima possuem parcela de razão.
Estabilidade é estabilidade, e quem a quer em sua plenitude deve almejar a carreira 100 % pública.
Já a praticagem, como diz o ditado "são outros quinhentos".
De tantas diferenças, entre prós e contras, é fato que sempre permitiu aos já práticos se colocarem em uma ramo profissional diferenciado e com um potencial financeiro também diferenciado.
Por isso, acredito que mesmo com todos estes golpes que tem levado e talvez ainda leve, dificilmente se equiparará as melhores carreiras públicas no quesito vantagem financeira.
Afinal, ao contrário do que ocorre com a grande parcela do setor público ancional, que é assolado de ineficiência , a praticagem do Brasil por ser privada, cara ou não, funciona e bem, e por certo o armador, grande inimigo hoje, deve preferir práticos privados do que equiparados a servidores públicos para manobrar o seu navio.
Penso que haverá certamente um ajuste na remuneração, mas duvido muito que os atuais práticos que hoje vivem com muita remuneração, permitam reduzir seus lucros em até 70 % como é divulgado na mídia.
Eu particularmente, já sou das carreiras jurídicas, e por inúmeros fatos entre eles desilusão com o sistema e possibilidade de alcançar pelo meu esforço um padrão de vida diferenciado, optei por estudar pra esse pscpp até passar, na hora de escolher me exonerar ou não, com certeza terei informações concretas da remuneração e de outras vantagens para fazer a opção final.
Então aos que persistirem, desejo força, e aos que não, boa sorte com outros projetos.
Certo só temos a distância da espera para o próximo concurso e o mar de incertezas sobre o futuro, o resto é especulação.
brcampos
Sempre é bom lembrar que não eexiste mais a tal ESTABILIDADE para servidores públicos... Quem entrou antes da mudança da lei, ok, tá garantido... A partir da mudança da lei, todo concurso público os aprovados entram como CLT... Abraço
aluno
A estabilidade continua e o acesso continua por concurso publico estabelecido pela lei 8112, pelo menos na área federal!
Vapo
Prezado senhor. se vc acredia que este salário está bom é porque vc realmente não entende nada de navio, pois vc não ganha pelo que faz, mas pela responsabilidade e pelo conhecimento técnico que deve ter para exercer a atividade e para gerenciar o risco que é conduzir um navio em águas restritas com 2 bilhões de barris de petróleo pelo canal, em portos e terminais como o de Angra dos Reis e São Sebastião, por exemplo.
Vc pode imaginar 2 bilhões de barris de oleo cru vazando dentro da Ilha Grande, vc sabe que navios petroleiros não tem seguro comum e sim um clube de armadores que bancam o seguro. A iniciatva privada só quer bancar a atividade que tem 100% de possibilidade de lucro, vide as operadoras de plano de saúde no Brasil, quando mais você precisa, elas nos abandonam.
Já ouviu falar do acidente no Alasca com o Exxon Valdez?
Menos, se vc pretende ser prático com essa mentalidade, não vai conseguir se formar prático, pode até passar no concurso, mas receber a carta de prático vai ser difícil.
Cosulte a Lei de segurança do tráfego aquavário para conhecer melhor sobre a atividade.
Por esse salário, a praticagem interrompe a atividade, aí eu quero ver o armador bacar esse custo!
turibio
Prezado Senhor VAPO,você acha a responsabilidade do pratico que conduz um navio com 2 bilhões de barril de petróleo a bordo enorme,só que essa responsabilidade não é do Pratico Senhor,essa responsabilidade é do Comandante,sempre é dele,o pratico como está prescrito na Norman 12 é um auxiliar,assessor,ajudante,coadjuvante da manobra, a manobra é sempre do comandante é presta atenção em uma coisa: a bordo acima do Comandante só DEUS.
Por isso que é uma excrecência um pratico ganhar 50 mil reais enquanto o Comandante ganha 25 mil com a responsabilidade de tudo.
O pratico auxilia o comandante naquele curto período da manobra , o Comandante é responsável 24 horas do dia ,pela carga ,pelo navio e fazendas de bordo,inclusive pela vida do pratico quando ele esta a bordo.
Os práticos tem essa arrogância devido ao poder econômico que adquiriram nos últimos 20 anos ,porque ainda me lembro do tempo que o salario do pratico era limitado ao salario do Capitão dos portos, e era pratico quem não conseguia trabalhar a bordo ,por incapacidade,falta de adaptação.
Um dia desses ouvi um pratico dizendo que sua função era uma função de estado ,e a função do comandante quem ele representa a bordo além do armador, muito mais o estado ,porque em casos extremos realiza casamentos, e autentica óbitos in extremis.
Na maioria dos portos do mundo navios nacionais com Comandantes nacionais não usam pratico ,porque comandantes com sua experiência e pericia ,não precisam de pratico para entrar e sair de portos que lhes são habituais.
A norman 12 comtempla a figura do Comandante como sendo possível habilitado a conduzir seu navio como pratico depois de 6 meses de treinamento ou 36 manobras.
Um pratico precisa de 600 ou 800 manobras ou 15 meses no mínimo de treinamento.
esse são os fatos.
Turibio
Draft
Esclarecendo:
1) De acordo com a Lei nº 2.180/1954, o prático é, sim, responsável e punível.
2) De onde a informação de que os ganhos (e não "salários", como foi escrito...) dos práticos eram limitados pela remuneração do Capitão dos Portos? O Prático ganha por manobra realizada! Quer dizer que se em um determinado mês aquele Prático atendesse o dobro de navios do que a média daquele porto então cada navio pagaria a metade do valor habitual? Ridículo!!!
3) É falsa a afirmação de que quem trabalhava como Prático não tinha aptidão para outros serviços a bordo. Os Práticos eram, em sua maioria, de origem muito humilde, pescadores. Eram os únicos a conhecerem os canais de acesso e suas constantes alterações. Com muita dificuldade se comunicavam a bordo.
4) De onde a informação de que na MAIORIA dos portos do mundo o Comandante é facultado a navegar sem Prático? Ainda que seja verdade, são países desenvolvidos, com dragagens frequentes, sinalização náutica e cartas náuticas muito mais confiáveis do que aqui.
5) É leviano afirmar que Comandantes sejam melhor capacitados a conduzir seus navios em áreas confinadas baseando-se no tempo de treinamento e número de manobras exigidos. O Comandante manobra só aquele navio; conhece muito bem o comportamento (dados táticos, etc...). Já o Praticante de Prático deve estar preparado para orientar a navegação de TODOS os tipos de embarcação que demandem aquela ZP. Além disso, diferentemente do Comandante, o Praticante pode não ter experiência em náutica quando inicia seu treinamento. Daí tempos diferenciados para cada um.
6) É leviano comparar o ganho de um Prático com o de um Comandante. O Comandante recebe salário. Aquele valor chega a ele aconteça o que acontecer. O Prático não. E se o porto ficar inoperante por qualquer motivo???
Draft
O que causa incômodo a muitos (incluindo os membros do Governo e da CNAP) não são os custos portuários e nem as diferenças de remuneração entre os profissionais envolvidos na operação dos navios. O que incomoda é saber que o próximo ganha mais.
afrsampa
Carlos Magno tem perfil de membro da CNAP. O " curto período de manobra" é mais importante do que toda a travessia sem praticamente uma ordem de leme.
A "excreScência" (recalque?) é um valor pago pelo POBRE armador, cujo comandante (funcionário dele) pode pedir demissão ( ou fazer greve).
Comandante realizar casamentos????? kkkkkk. Vc ainda está na era dos Descobrimentos. Qual foi o último que realizou um ?
Mas vc deve fazer prova ( e tomar ferro) desde que o Zé Peixe era garoto.
Ps: CoMtempla????
turibio
Como complemento Senhores notar:
Faço parte do conselho técnico da CNAP com muito orgulho e gostaria de informar que viajei por mais de 20 países de frota Mercante relevante e tradição Marítima e todos me perguntavam como a Autoridade Brasileira permite ingressar na carreira de pratico pessoas estranhas ao meio,sem nenhuma experiência de mar,não consegui explicar.
O Brasil é o único pais do mundo que permite ingressar na carreira de pratico,engenheiros,medicos,fiscais de Icms,fiscais da receita federal,medico,advogado ,designer de moda etc.
Nos EUA ,a USCG ,que regula o concurso,exige no mínimo 3 ou 5 anos de embarque ,e essa é a regra am quase todo o mundo, o Brsil é o único que exige apenas um cursinho de arrais,mestre amador,Capitão amador.
Isso é uma vergonha para o Brasil.
Turibio
TM
Prezado Carlos Magno,
Com todo respeito à sua pessoa e às suas opiniões, acredito que vergonha para o nosso país é, na verdade, usar o dinheiro que pagamos através dos pesados impostos para financiar governos totalitários ao redor do mundo e suas ditaduras assassinas, ao invés de aplicar este recurso aqui para, por exemplo, salvar pessoas que morrem cotidianamente nos corredores dos "lixos" chamados hospitais públicos.
Em suma, estou mencionando isso aqui para exemplificar que o nosso Governo não está preocupado com o cidadão e com o bem do país, mas sim apenas com si próprio, como sempre foi. Acreditar na boa intenção do Governo é uma das maiores ilusões que existem. Como disse sabiamente nosso amigo Draft, "o que incomoda é saber que o próximo ganha mais". Simples assim.
Quanto ao fato de o Brasil possibilitar que pessoas que não vieram de um viés profissional náutico/marítimo participem do concurso de praticante, como se fundamenta a sua opinião de considerar isso algo inadequado?
Por exemplo: existiria algum levantamento estatístico dos acidentes em manobras de praticagem dos últimos 20 anos, mostrando que a maioria deles ocorreu com práticos que, antes do concurso, não tinham ligação com o mar? Qual é o fato real e concreto que justifica sua indignação quanto a essa regra?
Atenciosamente,
T
Draft
Na mesma linha do T, complemento:
Caso o Governo, através da CNAP ou MB, decidisse em restringir a Praticagem a militares e oficiais de náutica, os primeiros a ingressar após isso teriam que ser praticantes dos auditores, advogados, engenheiros...
Draft
O Governo criou a CNAP cerca de um mês após a publicação do PSCPP/2012, que aumenta em 50% a lotação das ZPs. Ora, se estava-se planejando a criação de uma comissão para estudar os assuntos de praticagem, não é lógico que a decisão por esse inchaço deveria nascer da CNAP?
O decreto que criou a CNAP traz que cabe à comissão, além de propôr preços máximos, propôr medidas de aperfeiçoamento do modelo. Talvez para dar ao decreto um ar mais "técnico" e menos autoritário. Pergunto: quais medidas de aperfeiçoamento foram propostas até agora?
Se o objetivo é equiparar a Praticagem brasileira a de outros países (EUA em especial), por que o aumento no número de profissionais, que torna o número de manobras por mês por prático tão inferior ao daquelas nações?
Marcelo
Realmente, se preocupar se o Prático vem ou não vem de carreiras náutica sem nenhum embasamento sobre supostos acidentes ou problemas na formação dos práticos brasileiros ou é falta de algo mais importante para se preocupar no dia a dia ou é inveja pura.
Se quer ganhar mais, é mais construtivo ao invés de criticar os práticos que se formaram fruto do seus esforços pessoais, estudar e fazer por onde.
Lamentável este tipo de comportamento!
E comparar um funcionário que recebe salário, não arrisca a vida, se tiver acidente está resguardado... diferente de um prático que só tem remuneração se trabalhar. Lembrando, prático não tem férias, 13° salário, FGTS, etc..., e ainda arrica a vida (sim existe risco) ao subir e descer do navio, seja com Sol, chuva, vento, nevoeiro, etc..., muitas vezes fazendo uso de escadas de acesso ao navio com problemas... Enfim, comparação tosca ! Sem contar que até o prático chegar a ser prático, gasta muito $$ para passar no concurso e depois ganha pouquíssimo como praticante. Ou seja, quanto tempo da sua vida ele deixou de ganhar melhor para buscando este objetivo ?
Que visão limitada ! Infelizmente, há muita inveja por aí...
Abraço
felipesantos
Cara, racionalizar a criação da CNAP é uma tarefa impossível, se não se assumir interesses escusos.
Não haveria sentido lógico em criar o conselho e fazer o PSCPP 2012/2013.
Todo mundo sabe das razões de criação do conselho e das medidas que os armadores tomaram para que isso fosse levado a cabo.
Além do que, fica visível a falta de raciocínio lógico e a pletora de informações falaciosas dos técnicos do CNAP, como o Carlos Magno (turibio).
Alguns pontos que destaco sobre as falácias de ambos os argumentos, a favor e contra a PRT:
1 - Em lugar algum se diz que o PRT não pode ser responsabilizado. Não recai somente sobre o comandante essa responsabilidade (apesar do que o BTM diz). BTM não é lei. E na lei, como o Draft falou, o PRT pode ser responsabilizado. Então baixemos a bola do CMT como se ele fosse o único a ser responsabilizado em caso de acidente. E como se ele fosse o senhor dos senhores. Basta olhar precedentes do tribunal marítimo e ver que PRTs são responsabilizados sim. Tem até monografias sobre o tema. Cabe a cada um ler. E baixemos a bola do PRT também. Muitos se acham os representantes brasileiros em ação contra o armador estrangeiro sangue-suga! Não é bem assim. Cada um tem seu papel e ambos são importantes. Claro que o CMT tem de dar satisfação a seu patrão, o armador. E o PRT tem com dever cuidar da navegação segura e do meio ambiente local, etc...
2 - Calma quando se diz que os PRT arriscam E MUITO sua vida ao realizar o transbordo. Alto lá. Que drama todo é esse? Já fui para manobras com PRTs amigos e não tem nada disso. E quem sabe de zps mais arriscadas (como Rio Grande), sabe que se o tempo fechar, chuva, nevoeiro, etc..., a barra fecha. Então não tem super-herói em lugar nenhum. Vejam quantos PRTs se acidentaram ou morreram nos últimos anos durante transbordo. Um PRT no panamá há anos, que morreu, e outro praticante dessa leva de agora que machucou o braço seriamente. O transbordo faz parte do treinamento. É preciso aprender e tomar cuidado, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. Deixem de drama.
3 - A remuneração do CMT é compatível com a do mercado, não tem nada que equiparar à do PRT. Tem nada a ver uma coisa com a outra. Tem CMT à vontade no mercado e muitos deles despreparados. Não é qualquer CMT que entra em qq porto sem PRT não. Baixemos a bola dos CMTs... A pressão dos armadores faz com que se tenha menos tripulantes e que esses sejam menos qualificados, para baixar seus custos (priorizam a contratação de tripulantes advindos de marinhas mais baratas, como da Ásia, em vez de pegar de marinhas tradicionais como EUA, UK, brasileira, etc...). Tem muita marinha que forma CMTs FRAQUÍSSIMOS! Existem CMTS bons? Claro. Mas não é a regra que se pode aplicar a qq embarcação. Assim como existem PRT fracos, que só manobram com ajuda de um mol de rebocadores. E com essa reca de praticantes que entrou? MUITA gt fraca!!! Só eu sei de um mol que está se quebrando p fazer o estágio e não tá aprendendo nada, tá reclamando que é muito mais difícil, que tem de estudar muito mais e que não sabe se vai dar tempo e tal. Baixemos a bola dos PRT e praticantes também. E são praticantes vindos da marinha tb!!! Nem se diga que são só civis...
4 - Quanto ao processo de entrada. O modelo brasileiro é de ser um processo seletivo realizado pela marinha. Em lugar nenhum do mundo é assim! EUA, Austrália, UK, Holanda, etc... Em lugar nenhum é um PSCPP feito pela marinha respectiva. São empresas privadas que têm de cumprir certos requisitos legais e "prestar contas" dos seus trainees para comissões estaduais (EUA) ou para a marinha. Mas a marinha em si não faz o processo, apenas regula e fiscaliza. Além do que, não é em todos os países que se faz necessário ser CMT para virar trainee. Fazendo um paralelo, no Brasil você pode ser aquaviário OU mestre amador (curso superior), etc... Nesses países mencionados você tem de ter um certificado de mestre de cabotagem (livre, ou de 3000/1900/1500 gross tonn) OU ser chief mate OU OOW com tempo embarcado, etc... Ou seja, o "PSCPP" não é realizado. Você já faz a application e vai ser trainee. Acredito que ambos os meios são válidos. Não tem nada de vergonha para nosso país escolher um meio democrático, como é o PSCPP, que dê oportunidade para quem estuda! Basta estudar, Carlos, você consegue (digo isso porque, aparentemente, você dá impressão de querer entrar no serviço, apesar dos pesares, se sim, boa sorte). Baixemos a bola dos países desenvolvidos, porque, apesar de toda essa suposta fiscalização, foram eles que nos deram de exemplo o EXXON, o COSTA CONCORDIA, e tantos outros... Sofrendo pressão dos armadores e tirando a exigência de PRT obrigatória.
5 - Realmente, há muito tempo que os preços das praticagens brasileiras vinham subindo, talvez até demais. Tenho relatos de pessoas que participaram de reuniões com PRT, armadores e cap dos portos em alguma zp por aí que não vou nomear, que disseram que estava abusiva a coisa. Baixemos a bola da PRT. Em minha opinião (e na opinião de alguns PRT que conheço) foi a má gestão de questões internas e a ganância dos próprios PRT que precipitaram essa derrocada de problemas (um dos diversos fatores).
7 – Outros fatores podem ser ditos: governo corruptível, os armadores vendo que a ANTAQ não regula nada, etc...
8 - Independente de tudo isso, o que mais me chama atenção é ter tido relatos de pessoas de dentro da CNAP que já disseram que só iriam parar de bater na PRT quando o salário baixasse muito. Realmente, puro recalque de quem não sabe estudar e fazer as coisas por si só. Gente pequena mesmo. Baixemos a bola da CNAP e de seus integrantes (nessa parte, em nenhuma forma me refiro a você, Carlos Magno).
9 – Pelo que escrevi, e já escrevi demais, não foi intenção ofender ninguém. E agora vou estudar. Grande abraço e bons ventos.
Críticas e sugestões são altamente bem vindas.
Com respeito,
Felipe Santos.
Draft
Penso que se os tucanos tivessem vencido as eleições, não haveria todo esse alarde em relação às Praticagens. Estou acompanhando atentamente os desdobramentos da operação Lava-Jato, que podem, sim, dar fim ao DESgoverno Dilma antes da hora. Eduardo Cunha na presidência da Câmara já foi um ponto a favor da Praticagem.
aluno
Se não me engano, houve em uma praticagem do norte um acidente fatal com um prático a noite! Não faz muito tempo! Só a título de informação.
felipesantos
Não lembro de forma alguma desse acidente.
Se tiver informações, ou link da notícia. Por favor informar.
Brigado.
Abraço.
Com respeito,
Felipe Santos.
futurepilot
Srs(as) defensores da CNAP, pensem por um instante nesse cenário hipotético:
"O prático X, por imposição das novas leis marítimas brasileiras passa a ser funcionário (CLT) da empresa de navegação Y (armador)".
Primeiro, deixo claro que esse é o sonho de consumo da empresa Y: poder derrubar o último elo da cadeia econômica que os famigerados não controlam.
Pergunto: vocês (CNAP e governo) agirão com a mesma gana e interesse (!?!?) visando solapar os lucros da empresa de navegação Y e destruir o patrimônio de seus sócios que provavelmente habitam num país mais civilizado e com muito menos invejosos do lucro alheio?
Pois é: o prático não é bem remunerado no Brasil por simplesmente ser um funcionário de uma determinada empresa ou muito menos um funcionário público. O prático hoje no Brasil é tipicamente sócio de uma empresa que precisa ser gerenciada, possui inúmeros contratos e clientes, tem funcionários, problemas trabalhistas, não possui aposentadoria, nem férias, nem 13o, nem quinquênio, nem anuênio, etc, etc, etc. Ah, diga-se de passagem, existem praticagens deficitárias. Será que vocês viram isso em seus estudos "aprofundados"?
Pergunto ainda: é vantagem para a Navegação Segura, para os Portos, para o Meio Ambiente e para o Brasil transferir essa "renda" legitimamente brasileira que hoje emprega milhares de brasileiros e recolhe milhares de reais em impostos para empresas multinacionais não reguladas e muitas vezes ancoradas em paraísos fiscais?
Well, aí vem a falácia do...........ah, mas os fretes vão diminuir, bla, bla, bla! Eu digo o que vai diminuir: a eficiência da praticagem, a infra-estrutura da praticagem e consequente e inevitavelmente a eficiência do Armador..........que vai lembrar dos tempos em que pagava "pouco" e tudo funcionava bem.
Por último: "a CNAP usa como referência o padrão Norte-Americano para benchmarking". Olha, como funcionário de empresa americana, ex-morador dos EUA, viajante frequente e um bom conhecedor da cultura deste país, posso afirmar que nada está mais longe da realidade do que tal afirmação. Basta só dizer que por lá, as comissões de "estudos" da praticagem OBVIAMENTE possuem diversos integrantes da própria praticagem em sua composição (bom, eles são de fato uma democracia). Além disso, fazer um benchmarking com os EUA, simplesmente fazendo a conversão da moeda e não levando em conta as diferenças no custo de vida (no caso, custo das empresas), é um trabalho que meu filho de 8 anos faria com mais competência.
Sds.
P.S.: percebe-se nitidamente que os argumentos do único nesse fórum que trabalha e defende a CNAP não tem nenhuma relação com o exposto acima. Mas esse é nosso País......admira-se o jeitinho e a corrupção e odeia-se o lucro honesto.
"Brasil, um país de tolos"
Draft
Operação Padrão já nos portos!!!
felipesantos
Concordo em muitos pontos com o Futurepilot.
Mas, de novo, tentem não usar de argumentos falaciosos para defender a PRT.
Acertou em muita coisa, mas dizer que prático não tem aposentadoria, não tem férias, etc...
Cara, é só ler a N12, item 0226, alínea echo. Tá lá, garantidas as férias do PRT.
Aposentadoria? Qualquer pessoa em sã consciência sabe que se você não é funcionario público, tem de fazer previdência privada. Isso não é nada diferente de qualquer advogado, médico, engenheiro...
Reclamar de argumentos loucos dos defensores do CNAP e do governo/armadores é fácil.
Mas vamos tentar manter nossos argumentos legítimos também.
Sem florear para cima da PRT.
Como disse, não temos super-herois.
Vamo q vamo.
Com respeito,
Felipe Santos.
futurepilot
Felipe,
Não existem argumentos falaciosos nem muito menos intenções escusas em meus comentários. Meu intuito e minha análise são econômicas e trabalhistas. Se cometi algum engano, não foi proposital.
1) Quando falei sobre férias, refiro-me ao período de descanso remunerado existente na CLT ou no funcionalismo público (direito trabalhista). Não é porque a Autoridade Marítima define um período anual de "descanso" em uma NORMAM que você será remunerado por isso. Aliás, definir atribuições com o dinheiro dos outros é fácil. Veja o exemplo dos praticantes que não recebem nada durante 12 a 18 meses (programa de treinamento). Ora, o BRASIL não está precisando de práticos? Essa não é uma função de interesse público como tantos falam? Bom, esse é outro assunto e outro tema.
2) Em relação à aposentadoria, minha intenção era mostrar que NADA DISSO foi pensado (previdência privada, etc.) quando a CNAP realizou seus pseudo-trabalhos.
Aliás, aqui para mim está o maior erro conceitual de todos. O prático é um profissional altamente especializado e, só por isso, já deveria ganhar bem (como funcionário). Acontece que em função da legislação corrente (LESTA), ele também pode ser sócio de uma empresa de praticagem. Todos tendem a confundir e misturar esses papéis.
Concluindo, podemos discutir e encontrar outras CENTENAS de falhas e, AÍ SIM, FALÁCIAS na metodologia proposta. Mas, acho que já está claro para todo mundo (pros e contras) o objetivo dos trabalhos da CNAP.
Sds.
Marcelo
Futurepilot, vc disse que durante o treinamento não existe salário para os praticante de práticos. Mas o que vemos é muito relatos de que se tem remuneração, ainda que baixa. Acredito que você esteja equivocado na sua afirmação.
Abraço
aluno
O praticante faz um 'empréstimo' durante o treinamento que depois é descontado quando vira prático.
felipesantos
Futurepilot,
Primeiro, jamais foi minha intenção lhe ofender diretamente, ou seus comentários/argumentos.
Na minha opinião, o argumento é falacioso sim, jamais escuso (no seu caso).
1 - Como você mesmo disse, o PRT pode exercer a profissão, conforme a LESTA, sozinho, por empresa, etc...
Se ele for empregado de uma empresa, ele vai ter férias como na CLT, e todos os seus direitos trabalhistas garantidos (assinatura em CTPS, 13º salário, adicional noturno se trabalhar a noite, etc...). Mas esse não é o procedimento padrão.
Se a grande maioria dos PRT não o faz dessa maneira, é opção própria.
Se você quer ser dono do seu próprio negócio, quer abrir uma empresa, ser sócio, você não vai ter férias pq vc é o patrão.
Então não dá p argumentar que o PRT é coitadinho por trabalhar demais e não tem férias etc... (argumento que não foi o seu, exatamente, mas que se aplica).
O seu argumento foi de ele não ter direitos trabalhistas de férias.
Ele pode ter, ele é que não quer....
A falácia está aí.
Como reclamar de um direito que você tem, mas não quer exercer?
O PRT é que optou por ser sócio.
Tanto é que ele recebe por participação no lucro da empresa. Quer ter 13º salário em cima do lucro líquido da empresa? Isso não existe.
A N12 garante férias porque é função da marinha regular e deixar os PRT descansados.
Para isso também é a limitação de horas de serviço consecutivo, etc...
A atribução da marinha é regular e ela o fez.
Lembremos que, a priori, o CNAP não tem nada a ver com a marinha e a N12.
2 - Os PRT não têm de receber nada mesmo não.
Eles tão treinando. Não são práticos em serviço ainda, ou seja, não contribuem para os lucros da empresa. Tem de receber nada mesmo n.
Agora, realmente, tenho nem imaginação para saber o que passa pela cabeça os membros do CNAP e não estudei todos os docs disponibilizados por eles nas definições das novas regras.
Pergunto, você leu tudo? Tem certeza que eles não levaram isso em conta?
Se sim, se você leu, ótimo.
3 - Marcelo, quanto à remuneração de praticantes e tal...
O que eu sabia era que o procedimento, antes desse último PSCPP, era que o praticante receberia uma ajuda de custo que seria descontada da sua remuneração/participação no lucro futuro, quando esse fosse prático. Isso também ocorreria em relação à "jóia" que ele pagaria.
Como você sabe, a maioria dos PRTs trabalham como sócios de empresas. E para entrar nela, você tem de participar o capital social, que é alto. Então o PRT novo faz uma escolha e opta por quanto por mês da quota social ele queria dar.
Por exemplo, quero parcelar minha entrada na sociedade pagando minha parte do capital social em x meses ou anos. Daí iria se descontando o valor da remuneração, etc....
Não sei se continua assim.
Abraço!
Com respeito,
Felipe Santos.
Vida Prático
chega a ser piada alguem defender essa cnap, alem claro, dos intimamente interessados, que provavelmente acreditam que o que acontece com a petrobras e com esse desgoverno, é culpa da ditadura... é capaz de mostrar uma planilha que comprova que o Médici causou o rombo petista do país.
e parafraseando uma postagem neste mesmo site...
"não adianta discutir com petista. é igual a jogar xadrez com pombo.
se estiver perdendo, sai voando, derruba as peças e ainda kaga no tabuleiro"
exemplo? jornal valor economico de ontem... Sr.agnelo , na calada do fim do mandato, da calote de 19milhoes na PPP, limpa o caixa do consórcio, pega seu jatinho e vai pra miami....
bons estudos.
venceremos, apesar dos désPTotas...
alexca12
Prezados
Acho muito interessante esse fórum e toda a discussão sobre a praticagem. Principalmente o mencionado nesse tópico. De forma semelhante aos amigos AFRE88 e AFRSAMPA, sou do setor público. Só que empregado público regido pela CLT e pertenço ao setor elétrico. Mas venho fazendo concursos para a administração pública direta e indireta autárquica para analista administrativo. Em outras palavras, quero sair da CLT para um regime estatutário. Seja estadual ou federal da lei 8112. Mas também gosto de navegação desde pequeno. Mas não me atentava para a carreira na Marinha Mercante. Ou pelo menos não me atraía o fato de passar muito tempo fora de casa. Sei que sempre gostei de embracação de médio e grande porte. Mas me assustava com essa vida de marinheiro. Daí, soube de empresas, principalmente off-shore e rebocadores, onde as escalas são de 1 por 1. Mas, frequentando blogs da área, descobri ser algo dominado por estrangeiros. Onde brasileiro não tem vez. Forma-se na MM, e fica na pedra. Então, desisti de investir na carreira. Pois, largaria algo estável, no setor elétrico, por algo que poderia me colocar nessa situação. Daí,veio a idéia da Praticagem. Apesar do meu barato ser execução de manobras como tripulante, tocando nos controles de leme e máquina, ao invés de ficar somente assessorando o comandante e dando ordem de manobra, como faz o Prático, pelo menos seria uma chance de estar em contato com o que gosto e não perder a estabilidade. Ou seja, uniria o útil ao agradável. Mas, vendo as colocações aqui, alguns dizendo ser falácias e outros não, mas sem ter nehum julgamento de nenhuma, por desconhecer a realidade de perto, sendo que ainda sou leigo por estar começando minha pesquisa agora, eu vou muito por um dos amigos citados aqui, com relação ao questionamento de se vale a pena mesmo fazer todo esse investimento. Para tirar uma conclusão mais precisa, eu apostaria na acumulação, pelo menos no período de início, para ver o que seria melhor. Mas, conforme outros colegas falaram aqui, isso não é algo fácil ou possível mesmo. De qualquer forma por gosto pela área, vou tirar o arrais, mestre e capitão amador. No profissional vou fazer marinheiro auxiliar de convés(mac), moço de convés(moc). Faço algum contato e amizade, só para , de vez em quando, como hobby e diversão, tripular alguma embarcação. Tipo um estágio. Até mesmo sem remuneração.Pois terei o meu cargo público. Devagarinho vou a marinheiro de convés(mc), contramensrtre(ctr) e mestre de cabotagem(mcb). Até mesmo nas férias, licensas prêmios, posso tirar uma sem remuneração, apenas para dar vazão a isso. Até curso no exterior posso fazer e, se der, tripular por lá, no que for possível.
turibio
Parece que já esta na mesa da Dilminha o decreto para assinar e estabelecer a tabela de preços máximos dos serviços de praticagem criada pelo CNAP.
Agora não tem mias recursos a tabela acarreta uma grande diminuição no faturamento das empresas de praticagem ,valores de 80% ,com isso as empresas de praticagem diminuirão investimentos ,demitirão funcionarios,cortarao gastos,custos,ficarão com o mínimo necessário para funcionar.
A rigor como presidenta da Republica já poderia ter decretado,porem havia recursos na justiça , e o ultimo foi derrubado em Janeiro,Agora o bicho vai pegar para as empresas de praticagem,as pequenas ,não sei como sobreviverão,tá difícil.
Turibio
silveira
Eu desconheço ter acabado a em discussão judicial. Pelo menos tomei conhecimento de apenas uma decisão judicial favorável a cnap. E duas ou três favoráveis a praticagem. Todas em segundo grau. Ainda acho q não é o fim da discussão. Mas realmente é preocupante. Podíamos fazer uma tabela com as decisões judiciais.
Em 14/02/2015 10:15, "turibio [via O Praticante de Prático]" <[hidden email]> escreveu:
Parece que já esta na mesa da Dilminha o decreto para assinar e estabelecer a tabela de preços máximos dos serviços de praticagem criada pelo CNAP.
Agora não tem mias recursos a tabela acarreta uma grande diminuição no faturamento das empresas de praticagem ,valores de 80% ,com isso as empresas de praticagem diminuirão investimentos ,demitirão funcionarios,cortarao gastos,custos,ficarão com o mínimo necessário para funcionar.
A rigor como presidenta da Republica já poderia ter decretado,porem havia recursos na justiça , e o ultimo foi derrubado em Janeiro,Agora o bicho vai pegar para as empresas de praticagem,as pequenas ,não sei como sobreviverão,tá difícil.
Turibio
Draft
Notem que o próprio membro da CNAP (Conselho Téncico!?!?) diz não saber como as pequenas empresas vão conseguir funcionar...este é o nível de comissões técnicas deste DESgoverno.
afrsampa
O Carlos Magno (turibio) está apenas se conformando por ter pembado nos 3 últimos pscpp e ter de continuar funcionário dos donos da CNAP.
Draft
Se a Dilma escolhe os membros da CNAP da mesma forma que escolhe ministros e presidente de estatais...
Draft
Repito: o que incomoda é saber que o próximo pode ganhar mais!
aluno
Vou continuar estudando!
Draft
Desafio nosso colega, membro da CNAP, embasar a decisão do Governo em aumentar em 50% o número de profissionais nas ZPs. Quais fatos concretos justificam isso e se há equiparação com a média internacional?
Rebel
Amigo,
Acho improvável que esse sujeito seja realmente membro da bizarra CNAP.
O português sofrível de seus comentários despeitados até o qualificariam como integrante de alguma das muitas excrescências desse governo infame, como essa comissão de frustrados ou a sua irmã.CNV.
No entanto, nem o mais idiota dos "companheiros" admitiria, em público, como essa figura sempre faz, a satisfação pelo desmantelamento da praticagem ou pelo simples confisco dos seus rendimentos em favor de alguns poucos financiadores internacionais de campanha do PT, às custas da abdicação do recolhimento de impostos e de extinção de centenas de empregos diretos, dentre outras graves consequências para o nosso país. Seria confessar a obviedade do real propósito dessa cambada que se reuniu sob o pomposo disfarce de comissão.
Provavelmente, como alguém já comentou aqui, é um incompetente inconformado com seu fracasso e, pior, com o sucesso alheio, e que já tentou alguns PSSCPP e agora pretende desestimular alguns potenciais concorrentes em um eventual futuro processo seletivo, que ele sabe que não tem condições de aprovação.
Por fim, caso realmente esse cara seja quem diz ser, assim como na CNAP não há lugar para práticos na sua composição, creio não haver lugar aqui também neste fórum, para alguém abertamente contrário à atividade da praticagem.