Quando será o próximo processo seletivo? II

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

2019
1
1%
2020
17
11%
2021
26
17%
2022
24
16%
2023
31
20%
2024
13
8%
2025
23
15%
Deve demorar mais.
18
12%
 
Total votes: 153

User avatar
andersontcmrj
Contribuidor Kilo
Contribuidor Kilo
Posts: 27
Joined: Sat Sep 26, 2020 11:48 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby andersontcmrj » Thu Nov 19, 2020 4:53 pm

sim o seu calculo está correto mas por exemplo e as projeções de idade? exemplo em 2021 63 práticos completam 70 anos então eles teriam 79 anos em 2030 fora outros que em 2022 completam 70 anos

Amigo,

Tem prático com 80 anos trabalhando! Esquece isso. Essa conta de padeiro que eu te mostrei funcionava antes dessa enxurada de processo seletivo que iniciou em 2008. O cálculo de 1 dia de trabalho para 3 de descanso, sempre foi a média de muita praticagem do Brasil antes de 2008. Então se 2030 tiver 100 práticos com 80 anos, não vai fazer diferença nenhuma.
Já falei isso em outro post aqui, só vai ter processo seletivo se algum louco quiser dar uma canetada e resolver fazer. Não tem sentido agora exame. Pode ter a NORMAM que quiser, a lotação que estiver em qualquer lei... não tem necessidade de mais prático... está sobrando. Se não tiver mais porto nenhum para construir e uma demanda de pelo menos 100 novos práticos em novos portos, não vai ter exame. Esquece. Vai sofrer menos.
Já falei aqui, transforma seus estudo em Hobby e não em obrigação, por que vai sofrer menos. Foi o que eu fiz. Não estou falando isso para desestimular, a vida é sua faz o que quiser. Os números estão ai.. mas foi isso que eu fiz, depois de falar, ver e constatar em campo. Conheço práticos, já fui em manobras e estava estudando desde 2016 todos os dias, 5 horas por dia. Parei faz 6 meses. Então, minha opinião para sofrer menos... transforma em hobby e senta na mesa com uns amigos tomando caipirinha e fala sobre como manobrar navio.
Abraços

caramba prático com 80 anos? putz

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Fabricio » Thu Nov 19, 2020 7:29 pm

sim o seu calculo está correto mas por exemplo e as projeções de idade? exemplo em 2021 63 práticos completam 70 anos então eles teriam 79 anos em 2030 fora outros que em 2022 completam 70 anos

Amigo,

Tem prático com 80 anos trabalhando! Esquece isso. Essa conta de padeiro que eu te mostrei funcionava antes dessa enxurada de processo seletivo que iniciou em 2008. O cálculo de 1 dia de trabalho para 3 de descanso, sempre foi a média de muita praticagem do Brasil antes de 2008. Então se 2030 tiver 100 práticos com 80 anos, não vai fazer diferença nenhuma.
Já falei isso em outro post aqui, só vai ter processo seletivo se algum louco quiser dar uma canetada e resolver fazer. Não tem sentido agora exame. Pode ter a NORMAM que quiser, a lotação que estiver em qualquer lei... não tem necessidade de mais prático... está sobrando. Se não tiver mais porto nenhum para construir e uma demanda de pelo menos 100 novos práticos em novos portos, não vai ter exame. Esquece. Vai sofrer menos.
Já falei aqui, transforma seus estudo em Hobby e não em obrigação, por que vai sofrer menos. Foi o que eu fiz. Não estou falando isso para desestimular, a vida é sua faz o que quiser. Os números estão ai.. mas foi isso que eu fiz, depois de falar, ver e constatar em campo. Conheço práticos, já fui em manobras e estava estudando desde 2016 todos os dias, 5 horas por dia. Parei faz 6 meses. Então, minha opinião para sofrer menos... transforma em hobby e senta na mesa com uns amigos tomando caipirinha e fala sobre como manobrar navio.
Abraços

caramba prático com 80 anos? putz

Amigo,

Se deixar, tem prático que vai morrer, encarnar de novo e vai querer o crachá dele de prático da outra vida para voltar a trabalhar... :lol: :lol:
Chegamos no final da festa!!! That´s too late.. :lol:

Abs

User avatar
Carlão, o Malaquias
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 6
Joined: Wed Apr 22, 2020 12:07 pm

Sobre o futuro

Postby Carlão, o Malaquias » Fri Nov 20, 2020 9:07 am

O futuro é absolutamente impermeável à nossa mente.

Não importa o quanto de informações dispomos, não importa a clareza e precisão da lógica que realizamos, não importa nem mesmo a nossa opinião, ou o nosso desejo. Nós simplesmente não temos a capacidade de prever o futuro.

Então, existem dois tipos de pessoas, a que admitem isso, e as que fazem de conta que conseguem prever o futuro.

As que fazem de conta que conseguem prever o futuro se preparam para esse futuro que previram, e traçam seus rumos e consideram suas ações a partir desse futuro previsto.

As que admitem que o futuro é absolutamente opaco se preparam para diversos cenários possíveis, e tanto guardam sementes para muito tempo, considerando uma possível seca prolongada, quanto semeiam logo, considerando que vai chover.

Nós não sabemos quando haverá um próximo PSCPP, tanto que temos aqui uma enquete sobre isso. Se soubéssemos, não estaríamos tratando de enquete, previsões, possibilidades e cálculos, estaríamos é trabalhando em nossas planilhas de estudo considerando a data real do evento.

Assim, podemos estudar intensamente com absoluta certeza de uma data próxima, ou até abandonar tudo com absoluta certeza de uma data distante.

Podemos também prosseguir nos estudos ao mesmo tempo que seguimos considerando a incerteza de uma data, e até mesmo uma data completamente fora de nosso horizonte. Isso é admitir que não sabemos o futuro.

Em 2009 eu estava absolutamente pronto para ser aprovado no concurso daquele ano para Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Era o último concurso do lote de vagas que havia sido aprovado pelo Congresso Nacional por meio de lei.

Surpresa! O Tribunal decidiu fazer o concurso com as provas voltadas para conhecimentos de auditoria na área de obras públicas, e não na área generalista, para a qual eu estava pronto.

Muitos desistiram ali. Eu mudei o rumo, intensifiquei os estudos, e passei.

Em 2012 ninguém acreditava em um PSCPP, pois não eram necessários novos práticos e o PSCPP de 2011 ainda tinha gente que sequer tinha concluído o estágio. As lógicas muito bem elaboradas para explicar que não haveria edital antes de 2017 eram perfeitas, irretocáveis, muito bem explicadas. Essas lógicas sempre são perfeitas.

Surpresa! Teve edital no final daquele ano. Eu fiquei bem desesperado, tive dor de barriga, mas intensifiquei os estudos e hoje estou há alguns anos empurrando água barrenta.

E aí, vai desistir?

User avatar
LMprat
Contribuidor November
Contribuidor November
Posts: 40
Joined: Wed Mar 28, 2018 12:42 pm

Re: Sobre o futuro

Postby LMprat » Fri Nov 20, 2020 2:49 pm

?
Boa tarde, prezado companheiro. Gostaria de fazer algumas observações a seu relato. Não o faço com intuito de convencer algúem de algo, ou não mais do que a mim mesmo. Muito menos desabonar sua mensagem; são apenas reflexões de quem tá do outro lado.


Parece-me nada coerente fazer planos sem projetar cenários futuros possíveis e sopesar as probabilidades. Muito menos tomar decisões sem informações presente confrontadas com eventos passados. Sua evidência anedótica acrescenta aos dados, com certeza. Mas faço uma ressalva para o viés de sobrevivência. Nem sempre o melhor resultado foi a melhor escolha. Também não digo que foi seu caso.

Quem fez a escolha de largar tudo e se dedicar exclusivamente em 2013, abriu mão de muita convivência familiar e outros projetos. Sem falar do investimento financeiro. Hoje, uma pessoa quiser se manter em nível elevado com o que tem de melhor no mercado, é razoável estimar gastar ao menos 15 mil por ano.

Praticagem é um projeto de vida. Incerteza é uma constante na vida, não seria diferente aqui. Resiliência é uma qualidade fundamental para um projeto de tal ambição. O questionamento final é deveras pertinente, afinal, uma das poucas certezas é que todos que conseguirão não desistirão, mas há ainda os que não desistirão e mesmo assim não conseguirão. Minha decisão está tomada e sei os sacrifícios que estou disposto, o que não me impede de ajusta-la conforme a situação se apresente.

User avatar
pratic
Contribuidor Golf
Contribuidor Golf
Posts: 14
Joined: Sun Mar 31, 2019 11:28 am

Re: Sobre o futuro

Postby pratic » Fri Nov 20, 2020 3:45 pm

O futuro é absolutamente impermeável à nossa mente.

Não importa o quanto de informações dispomos, não importa a clareza e precisão da lógica que realizamos, não importa nem mesmo a nossa opinião, ou o nosso desejo. Nós simplesmente não temos a capacidade de prever o futuro.

Então, existem dois tipos de pessoas, a que admitem isso, e as que fazem de conta que conseguem prever o futuro.

As que fazem de conta que conseguem prever o futuro se preparam para esse futuro que previram, e traçam seus rumos e consideram suas ações a partir desse futuro previsto.

As que admitem que o futuro é absolutamente opaco se preparam para diversos cenários possíveis, e tanto guardam sementes para muito tempo, considerando uma possível seca prolongada, quanto semeiam logo, considerando que vai chover.

Nós não sabemos quando haverá um próximo PSCPP, tanto que temos aqui uma enquete sobre isso. Se soubéssemos, não estaríamos tratando de enquete, previsões, possibilidades e cálculos, estaríamos é trabalhando em nossas planilhas de estudo considerando a data real do evento.

Assim, podemos estudar intensamente com absoluta certeza de uma data próxima, ou até abandonar tudo com absoluta certeza de uma data distante.

Podemos também prosseguir nos estudos ao mesmo tempo que seguimos considerando a incerteza de uma data, e até mesmo uma data completamente fora de nosso horizonte. Isso é admitir que não sabemos o futuro.

Em 2009 eu estava absolutamente pronto para ser aprovado no concurso daquele ano para Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Era o último concurso do lote de vagas que havia sido aprovado pelo Congresso Nacional por meio de lei.

Surpresa! O Tribunal decidiu fazer o concurso com as provas voltadas para conhecimentos de auditoria na área de obras públicas, e não na área generalista, para a qual eu estava pronto.

Muitos desistiram ali. Eu mudei o rumo, intensifiquei os estudos, e passei.

Em 2012 ninguém acreditava em um PSCPP, pois não eram necessários novos práticos e o PSCPP de 2011 ainda tinha gente que sequer tinha concluído o estágio. As lógicas muito bem elaboradas para explicar que não haveria edital antes de 2017 eram perfeitas, irretocáveis, muito bem explicadas. Essas lógicas sempre são perfeitas.

Surpresa! Teve edital no final daquele ano. Eu fiquei bem desesperado, tive dor de barriga, mas intensifiquei os estudos e hoje estou há alguns anos empurrando água barrenta.

E aí, vai desistir?
Excelentemente testemunho de uma realidade completamente diferente das suas projeções. O seus resultados vieram pela inteligência emocional de saber que a realidade é diferente de nossos desejos e anseios, e saber lidar com isso rapidamente. Quanto mais rápido se adaptar, melhor

User avatar
andersontcmrj
Contribuidor Kilo
Contribuidor Kilo
Posts: 27
Joined: Sat Sep 26, 2020 11:48 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby andersontcmrj » Tue Nov 24, 2020 1:03 pm


User avatar
yoh4nsv
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 2
Joined: Thu Oct 15, 2020 10:20 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby yoh4nsv » Wed Nov 25, 2020 12:25 pm

O que esses dois devem ter conversado ?
Attachments
Capturar.PNG

User avatar
marcosaso
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Wed Nov 25, 2020 1:38 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby marcosaso » Wed Nov 25, 2020 7:26 pm

Pessoal,

Alguma novidade nas previsões?
Esses projetos de novos portos e terminais e o projeto BR do mar podem dar uma luz no fim do túnel de um possível aumento pela demanda de práticos? Ou seja, futuros concursos?
Valeu!!!

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby Fabricio » Wed Dec 02, 2020 8:49 am

Pessoal,

Alguma novidade nas previsões?
Esses projetos de novos portos e terminais e o projeto BR do mar podem dar uma luz no fim do túnel de um possível aumento pela demanda de práticos? Ou seja, futuros concursos?
Valeu!!!

Amigo,

Consultei minha bola de cristal aqui, é a resposta foi a seguinte:
- Se cancelaram carnaval para o ano que vem, imagina processo seletivo para prático!! :lol:

Resumindo, pula 2021 e começa pensar em 2022 para talvez 2023. Eu continua firme e forte 2025!

Abs

User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 61
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo? II

Postby frank1307 » Wed Dec 02, 2020 11:58 am

Pessoal,

Alguma novidade nas previsões?
Esses projetos de novos portos e terminais e o projeto BR do mar podem dar uma luz no fim do túnel de um possível aumento pela demanda de práticos? Ou seja, futuros concursos?
Valeu!!!

Amigo,

Consultei minha bola de cristal aqui, é a resposta foi a seguinte:
- Se cancelaram carnaval para o ano que vem, imagina processo seletivo para prático!! :lol:

Resumindo, pula 2021 e começa pensar em 2022 para talvez 2023. Eu continua firme e forte 2025!

Abs

Segundo a lista de práticos que eu tenho( datada de meados de 2019), teríamos o seguinte cenário no quesito idade

2021 70
2023 83
2025 109
2027 134
2029 160

Ou seja, unicamente nesse quesito, parece que a "hot zone" seria 23-25 pra um concurso.


Return to “Próximo Processo Seletivo”