sim o seu calculo está correto mas por exemplo e as projeções de idade? exemplo em 2021 63 práticos completam 70 anos então eles teriam 79 anos em 2030 fora outros que em 2022 completam 70 anos
Amigo,
Tem prático com 80 anos trabalhando! Esquece isso. Essa conta de padeiro que eu te mostrei funcionava antes dessa enxurada de processo seletivo que iniciou em 2008. O cálculo de 1 dia de trabalho para 3 de descanso, sempre foi a média de muita praticagem do Brasil antes de 2008. Então se 2030 tiver 100 práticos com 80 anos, não vai fazer diferença nenhuma.
Já falei isso em outro post aqui, só vai ter processo seletivo se algum louco quiser dar uma canetada e resolver fazer. Não tem sentido agora exame. Pode ter a NORMAM que quiser, a lotação que estiver em qualquer lei... não tem necessidade de mais prático... está sobrando. Se não tiver mais porto nenhum para construir e uma demanda de pelo menos 100 novos práticos em novos portos, não vai ter exame. Esquece. Vai sofrer menos.
Já falei aqui, transforma seus estudo em Hobby e não em obrigação, por que vai sofrer menos. Foi o que eu fiz. Não estou falando isso para desestimular, a vida é sua faz o que quiser. Os números estão ai.. mas foi isso que eu fiz, depois de falar, ver e constatar em campo. Conheço práticos, já fui em manobras e estava estudando desde 2016 todos os dias, 5 horas por dia. Parei faz 6 meses. Então, minha opinião para sofrer menos... transforma em hobby e senta na mesa com uns amigos tomando caipirinha e fala sobre como manobrar navio.
Abraços
caramba prático com 80 anos? putz