Quando será o próximo processo seletivo?

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

Poll ended at Sun Aug 13, 2017 6:41 pm

2016.
17
14%
2017.
28
24%
2018
36
31%
2019.
19
16%
2020.
11
9%
Deve demorar mais.
7
6%
 
Total votes: 118

User avatar
Burkeman
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 6
Joined: Sat Feb 21, 2015 4:05 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Burkeman » Thu Nov 10, 2016 3:23 pm

No último concurso o edital foi lançado em 01/11/2012 e a prova foi aplicada dia 05/01/2013. Apenas dois meses e cinco dias.
Em outras palavras: quando o edital for lançado, só sobrará tempo para uma revisão rápida!
Tem um pouco mais de tempo, pois uns meses antes a DPC tem declarado oficialmente a intenção de lançar edital.
Prezado Administrador, tudo bem?

Ao ler a sua última resposta, fiquei em dúvida... quando vc escreveu "uns meses antes a DPC tem declarado oficialmente a intenção de lançar edital", vc estaria se referindo a como foi em outros concursos passados, ou a como provavelmente será no próximo?
Na sua opinião, o período entre o edital e a prova ter sido de apenas 2 meses no último PS teria sido então um caso atípico?
Obrigado!

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Thu Nov 10, 2016 4:31 pm

No último concurso o edital foi lançado em 01/11/2012 e a prova foi aplicada dia 05/01/2013. Apenas dois meses e cinco dias.
Em outras palavras: quando o edital for lançado, só sobrará tempo para uma revisão rápida!
Tem um pouco mais de tempo, pois uns meses antes a DPC tem declarado oficialmente a intenção de lançar edital.
Prezado Administrador, tudo bem?

Ao ler a sua última resposta, fiquei em dúvida... quando vc escreveu "uns meses antes a DPC tem declarado oficialmente a intenção de lançar edital", vc estaria se referindo a como foi em outros concursos passados, ou a como provavelmente será no próximo?
Na sua opinião, o período entre o edital e a prova ter sido de apenas 2 meses no último PS teria sido então um caso atípico?
Obrigado!
Não, me referia ao fato de a DPC ter lançado sempre uma nota dizendo ter a intenção de fazer novo processo seletivo para avisar os candidatos antes de publicar o edital.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Xela
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 4
Joined: Fri Nov 04, 2016 11:48 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Xela » Mon Nov 14, 2016 11:02 pm

Administrador
Diante do numero enorme de vagas que foram abertas no ultimo certame, você acha que realmente um proximo concurso pode estar perto de ser aberto? Ou esse ultimo trouxe uma "super-lotação" nas ZP´s a ponto de ficar mais uns 5 anos sem concurso? Obviamente há uma série de fatores que podem trazer a abertura de um concurso, como aumento do numero de navios nos portos, modernização nos portos aumentando o escoamento e capacidade de movimentação de carga nos portos, etc.. Também não sei até que ponto a DPC toma a decisão sozinha de abrir concurso, com certeza deve haver algum diálogo com uma ZP ou CONAPRA se realmente é necessário abrir concurso ou não.. Já ouvi de alguns práticos quererem "boicotar" programa de treinamento dos aprovados no ultimo concurso, já que os práticos antigos terão que dividir o "bolo" com os novatos.. O que você acha?

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Tue Nov 15, 2016 12:32 am

Administrador
Diante do numero enorme de vagas que foram abertas no ultimo certame, você acha que realmente um proximo concurso pode estar perto de ser aberto? Ou esse ultimo trouxe uma "super-lotação" nas ZP´s a ponto de ficar mais uns 5 anos sem concurso? Obviamente há uma série de fatores que podem trazer a abertura de um concurso, como aumento do numero de navios nos portos, modernização nos portos aumentando o escoamento e capacidade de movimentação de carga nos portos, etc.. Também não sei até que ponto a DPC toma a decisão sozinha de abrir concurso, com certeza deve haver algum diálogo com uma ZP ou CONAPRA se realmente é necessário abrir concurso ou não.. Já ouvi de alguns práticos quererem "boicotar" programa de treinamento dos aprovados no ultimo concurso, já que os práticos antigos terão que dividir o "bolo" com os novatos.. O que você acha?
Prezado,

Concordo com quase tudo que citou, exceto o diálogo com as ZPs/CONAPRA. A DPC tem feito o que achou correto, sem consultar nenhum dos envolvidos.
Se terá outro PS cedo é complicado de afirmar. A DPC é quem manda. Após o PS 2008 achei que demoraria, daí veio o PS 2011. Ai sim achei que tinham passado a régua de vez, então veio o PS 2012. Mesmo com algumas das ZPs "superlotadas", agora não duvido mais de nada. Apenas preparemo-nos.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Xela
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 4
Joined: Fri Nov 04, 2016 11:48 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Xela » Tue Nov 15, 2016 4:24 pm

Realmente, como você falou, a DPC faz o que quiser... Porém no meu ponto de vista axo que esse ultimo concurso realmente lotou as ZPS.. e um aumento de demanda por práticos, ainda mais no cenário atual, Brasil em recessão, novo presidente dos EUA totalmente imprevisível com seus discursos, o que pode afetar o mundo inteiro já que os EUA tem a maior economia mundial.. enfim, não quero desmotivar ninguém, nem a mim mesmo, pois, como você falou, devemos nos preparar, porque a briga pelo "bolo" é grande :D

User avatar
Antonio
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 62
Joined: Tue May 12, 2015 9:34 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Antonio » Mon Nov 21, 2016 4:37 pm

Prezados,

O que se fala na DPC é que, no mínimo, prova em 2020, devido a esse último concurso que lotou as ZP's.

Por um lado, sim, é bom, pois teremos mais tempo para estudar, mas, por outro, essa demora desanima qualquer um.

Att.
Boa tarde amigo,

Qual a fonte da DPC para 2020?
Tem muita informação duvidosa na internet e precisamos ficar atentos às falácias.

Se eu tivesse certeza de 2020 já teria parado a muito tempo.

User avatar
MarceloBCS
Novato
Novato
Posts: 7
Joined: Thu Feb 19, 2015 8:27 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby MarceloBCS » Wed Nov 23, 2016 1:05 pm

Acredito que este palpite de 2020 é devido aos últimos acontecimentos: Saída da Dilma que criou o CNAP para prejudicar os Práticos e beneficiar os armadores e também a decisão da Marinha sobre remanejamento de prático:

Fonte: http://opraticantedepratico.com/2016/06 ... atico.html

Veja o item que é pertinente ao tema:

b) Na Seção VIII – “DO NÚMERO DE PRÁTICOS POR ZONA DE PRATICAGEM”:

2. Incluir como item 0248 – “REMANEJAMENTO DE PRÁTICO” com o seguinte texto:
O Prático poderá ser remanejado pelo DPC para outra ZP, em caráter excepcional, quando ocorrerem os seguintes casos: a) criação ou extinção de uma ZP; e b) necessidade do serviço. Em todos os casos o Prático remanejado cumprirá um período de adaptação e habilitação à nova ZP de no mínimo nove e no máximo doze meses, sendo posteriormente submetido a exame prá- tico, conforme preconizado no item 0224, podendo continuar a praticar em sua anterior ZP, se necessário, até que seja habilitado na nova ZP, quando, então, será cancelado o anterior Certificado de Prático.”;


Lendo acima, na prática significa que se alguma ZP ficar desfalcada porque um prático "se aposentou", saiu ou morreu, a Marinha autoriza o remanejamento de prático e na sequência um período menor de treinamento (9-12 meses). Não está claro o critério caso haja disputa de práticos para o mesmo lugar. Mas o que importa é que necessidades pontuais de prático numa determinada ZP não determina necessidade imediata de concurso e sim, abre espaço para remanejamento de práticos.

Resumo dos Motivos para não demandar de Práticos no momento:
1) Desaquecimento da economia (recessão)
2) Fim da Dilma e consequente fortalecimento da CONAPRA e enfraquecimento da CNAP
3) Criação do recurso de remanejamento de prático da Marinha em jun/2016
4) Quantidade enorme que entrou no último concurso (234 no concurso de 2012/13 contra 86 do concurso 2011)

Diante de tudo isso, eu acho que é para 2020 mesmo, afinal os Práticos não querem dividir a fatia do bolo. Todos são sócios, mais pessoas, fatia menor do bolo para um. No último concurso entraram quase 4x mais do que o esperado. É como se pudesse ter 4 concursos de uma vez só.

Eu tinha votado para 2018. Administrador, como posso alterar o meu voto para 2020? Tem como alterar o meu voto na tabela do post?

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Wed Nov 23, 2016 2:44 pm

O único remanejamento que ocorreu até o momento foi por causa da queda no movimento do porto, resultando na impossibilidade de manter a quantidade de práticos que lá havia. :geek:
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Burkeman
Contribuidor Delta
Contribuidor Delta
Posts: 6
Joined: Sat Feb 21, 2015 4:05 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Burkeman » Wed Nov 23, 2016 2:59 pm

Prezado Marcelo BCS,

O seu texto acima de fato faz sentido...
Parabéns pelo detalhamento da análise, ficou muito bem feita.
Abraço!

User avatar
gsch20
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 3
Joined: Tue Feb 23, 2016 8:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby gsch20 » Wed Nov 23, 2016 5:29 pm

O único remanejamento que ocorreu até o momento foi por causa da queda no movimento do porto, resultando na impossibilidade de manter a quantidade de práticos que lá havia. :geek:
Prezado Admin,

Suas contribuições aqui são sempre precisas, o que despertou uma curiosidade: você já é prático ou tem contato frequente com práticos?

Independentemente da resposta, qual o seu chute para o próximo concurso?


Return to “Próximo Processo Seletivo”

cron