Acredito que este palpite de 2020 é devido aos últimos acontecimentos: Saída da Dilma que criou o CNAP para prejudicar os Práticos e beneficiar os armadores e também a decisão da Marinha sobre remanejamento de prático:
Fonte:
http://opraticantedepratico.com/2016/06 ... atico.html
Veja o item que é pertinente ao tema:
b) Na Seção VIII – “DO NÚMERO DE PRÁTICOS POR ZONA DE PRATICAGEM”:
2. Incluir como item 0248 – “REMANEJAMENTO DE PRÁTICO” com o seguinte texto:
“O Prático poderá ser remanejado pelo DPC para outra ZP, em caráter excepcional, quando ocorrerem os seguintes casos: a) criação ou extinção de uma ZP; e b) necessidade do serviço. Em todos os casos o Prático remanejado cumprirá um período de adaptação e habilitação à nova ZP de no mínimo nove e no máximo doze meses, sendo posteriormente submetido a exame prá- tico, conforme preconizado no item 0224, podendo continuar a praticar em sua anterior ZP, se necessário, até que seja habilitado na nova ZP, quando, então, será cancelado o anterior Certificado de Prático.”;
Lendo acima, na prática significa que se alguma ZP ficar desfalcada porque um prático "se aposentou", saiu ou morreu, a Marinha autoriza o remanejamento de prático e na sequência um período menor de treinamento (9-12 meses). Não está claro o critério caso haja disputa de práticos para o mesmo lugar. Mas o que importa é que necessidades pontuais de prático numa determinada ZP não determina necessidade imediata de concurso e sim, abre espaço para remanejamento de práticos.
Resumo dos Motivos para não demandar de Práticos no momento:
1) Desaquecimento da economia (recessão)
2) Fim da Dilma e consequente fortalecimento da CONAPRA e enfraquecimento da CNAP
3) Criação do recurso de remanejamento de prático da Marinha em jun/2016
4) Quantidade enorme que entrou no último concurso (234 no concurso de 2012/13 contra 86 do concurso 2011)
Diante de tudo isso, eu acho que é para 2020 mesmo, afinal os Práticos não querem dividir a fatia do bolo. Todos são sócios, mais pessoas, fatia menor do bolo para um. No último concurso entraram quase 4x mais do que o esperado. É como se pudesse ter 4 concursos de uma vez só.
Eu tinha votado para 2018. Administrador, como posso alterar o meu voto para 2020? Tem como alterar o meu voto na tabela do post?