Quando será o próximo processo seletivo?

Notícias e especulação acerca de quando serão ofertadas novas vagas para a categoria de praticante de prático.

Quando deve ocorrer o próximo processo seletivo à categoria de praticante de prático?

Poll ended at Sun Aug 13, 2017 6:41 pm

2016.
17
14%
2017.
28
24%
2018
36
31%
2019.
19
16%
2020.
11
9%
Deve demorar mais.
7
6%
 
Total votes: 118

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Fabricio » Fri Jan 04, 2019 12:54 pm

Olá Fabricio, eu ainda mantenho a previsão que fiz alguns posts atrás. Apesar de termos ~47 vagas em 2019, o número de de PRT habilitados se encontraria igual a Lotação. Quem acompanha a praticagem de perto sabe que tanto a escala como a demanda de manobras anda muito folgada frente ao número de práticos em atividade, não necessitando por enquanto de uma reposição do efetivo.

Quanto a política, acredito que a prioridade do Governo para 2019 seja a aprovação da reforma da previdência e tributária, esta primeira nos 6-8 primeiros meses a segunda até meados de 2020. Quando então o governo poderia unificar suas forças para a expansão de outros setores econômicos.

Quando o assunto é PORTO, deveríamos estar atento a notícia de que o governo irá extinguir a ANTAQ. Para quem não sabe a ANTAQ foi a responsável nos últimos 6-8 anos por tentar acabar com a praticagem. Pois bem, extingue-se a ANTAQ e seu quadro de diretores para criar uma Agência Nacional do Transporte: https://mobile.valor.com.br/brasil/6041 ... ansportes?

O debate por enquanto deveria ser: Será que isso vai ser bom pra Praticagem?

Ademais, acredito que o novo governo tem grande participação das forças armadas, entre elas a Marinha, diferente dos governos anteriores. E ai teríamos outro debate: Qual a posição da Marinha com a Praticagem?

Em conclusão, acredito que todos esses debates ficariam em segundo plano, sendo o primeiro tópico: número de vagas X PRT habilitados X lotação X demanda econômica o principal fator. E considerando todas estas variáveis, assim como os projetos portuários que estão sendo implementados e que ainda irão demorar para demandar novos PRT's, mantenho a minha previsão pessoal de que o número de vagas para abertura do concurso apenas seria atingida em 2025, no entanto, em face da complexidade e longa duração de um concurso nesta data, tenho fé, pois como todo estudante que já está preparado torcia pra que fosse em 2018, de que a Marinha deveria chamar um edital em 2022 com projeção das vagas de 2025, que já teria 2 turmas e teria conclusão senão depois de 2025, pois se a Marinha chamasse apenas em 2025, ela teria um concurso muito longo, com várias turmas que terminaria pra lá de 2030 e já teria que emendar em outro concurso, sem contar toda a projeção de crescimento econômica.

Mas como você mesmo disse. Nossa brincadeira hoje é especular. Abs
MP, Obrigado pela sua resposta! Concordo com você, mas sempre temos que lembrar que tudo é possível. Com eu disse:
- Se todo analista do mercado financeiro tivesse certeza do que ele apresenta nos relatórios, ele mesmo poderia esta bilionário, mas nem sempre isso é possível, pois existe sempre algo nas formúlas chamada variável. Essa infelizmente e incontrolável, e no nosso caso se chama futuro.
Não sabemos o que poderá ocorrer até o final de 2019, mesmo tendo bons embassamentos técnicos sobre a atual situação da praticagem.
Vamos continuar estudando e aguardar por essa váriavel a nosso favor.

Bons estudos!

User avatar
mestrearaujo
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Sun Jan 06, 2019 10:20 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby mestrearaujo » Mon Jan 14, 2019 1:36 pm

Srs,

Sou pato novo na praticagem, mas levando em conta os certames realizados pela MB, com 100 e 200 vagas, apostaria em Edital no final de 2019 e prova em 2020.

Um dos objetivos do governo é reduzir as tarifas de praticagem, se aumento a oferta estimulo a competição e abaixo o preço.

Bons ventos a todos

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Thu Jan 17, 2019 5:03 pm

Srs,

Sou pato novo na praticagem, mas levando em conta os certames realizados pela MB, com 100 e 200 vagas, apostaria em Edital no final de 2019 e prova em 2020.

Um dos objetivos do governo é reduzir as tarifas de praticagem, se aumento a oferta estimulo a competição e abaixo o preço.

Bons ventos a todos
http://opraticantedepratico.com/2015/05 ... os-de.html
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Nauticamar
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 4
Joined: Tue Mar 06, 2018 10:44 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Nauticamar » Thu Apr 18, 2019 9:31 pm

Há uma necessidade de práticos para Fazendinha, pelo novo terminal, acreditam que há chances de concurso somente para uma ZP? Penso que se considerássemos os últimos certames, houve a clara intenção em aumentar o número de profissionais por ZP mas levaria mais tempo até que se acumulasse a necessidade de vagas a nível Brasil. Algum pensamento a compartilhar?

User avatar
[MP] AB
Contribuidor Quebec
Contribuidor Quebec
Posts: 54
Joined: Tue Dec 27, 2016 12:39 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby [MP] AB » Fri Apr 19, 2019 6:42 am

Oi companheiro, já houve no passado concurso apenas para ZP-1. Não vejo porque não repeti-lo. No entanto, acredito que vc não deva conhecer nenhum prático na ZP-1, pois se conhecesse saberia que se tem uma ZP que não está precisando de prático no momento é a ZP-1. Se é que alguma está... Há muitos projetos de novos terminais pelo Brasil: Belém, Pecém, Itaqui, Vitória, Recife, Cabedelo, Rio, Santos, Paranagua, RiG, etc e se não me engano a maioria com previsão de conclusão das obras para 2022, de qq forma acho que vale a pena dar uma lida nos posts anteriores que há bastante consideração a cerca da previsão para o próximo certame! Abraços!

User avatar
Nauticamar
Contribuidor Charlie
Contribuidor Charlie
Posts: 4
Joined: Tue Mar 06, 2018 10:44 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Nauticamar » Fri Apr 19, 2019 2:20 pm

Entendo que busque se manter informado como todos aqui neste fórum e pelo jeito você tem fontes dentro da praticagem para afirmar de forma tão vigorosa este fato! Obrigada por compartilhar apesar de não condizer com o conversado do lado de cá. Quanto aos terminais em construção, sempre há as obras e promessas de conclusão mas não são de grande ajuda, o que vale em uma possibilidade de concurso presente são os que já estão finalizados mesmo não acha?

User avatar
River Mate
Contribuidor Golf
Contribuidor Golf
Posts: 15
Joined: Sun Apr 21, 2019 7:57 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby River Mate » Sun Apr 21, 2019 9:14 pm

Oi companheiro, já houve no passado concurso apenas para ZP-1. Não vejo porque não repeti-lo. No entanto, acredito que vc não deva conhecer nenhum prático na ZP-1, pois se conhecesse saberia que se tem uma ZP que não está precisando de prático no momento é a ZP-1. Se é que alguma está... Há muitos projetos de novos terminais pelo Brasil: Belém, Pecém, Itaqui, Vitória, Recife, Cabedelo, Rio, Santos, Paranagua, RiG, etc e se não me engano a maioria com previsão de conclusão das obras para 2022, de qq forma acho que vale a pena dar uma lida nos posts anteriores que há bastante consideração a cerca da previsão para o próximo certame! Abraços!
Conheço inúmeros Práticos da ZP-01, vários deles falaram que há sim possibilidade pra um novo concurso num futuro bem próximo. Claro que sempre há práticos que falam que ainda vai demorar muito ter outro concurso e etc....

User avatar
XRpilot
Contribuidor Bravo
Contribuidor Bravo
Posts: 2
Joined: Tue Apr 16, 2019 1:31 am

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby XRpilot » Fri May 17, 2019 9:09 pm

Fabrício, eu fiz o Curso H em 2017 e sigo estudando com eles, faço os simulados, exercícios, etc.... e posso te afirmar com toda certeza que o time de professores do Hércules sabem TODOS os conceitos, números, parágrafos e etc... São pelo menos 10 alunos/professores que estudam desde 2012/13... e esses caras sabem tudo de tudo da bibliografia. Basta você entrar no site do Curso H e consultar os professores, lá tem a formação e etc. Se quiser testar tenta participar de um simulado do H. Você vai comprovar que tem uma galera voando na matéria...
Qualquer dúvida me chama Inbox e terei prazer em ajudar. Abraço.

Boa noite . Entrei agora no fórum e estou iniciando meus estudos para este concurso. Estou pensando em ver o curso H. Pode me passar um inbox? O fórum não deixa eu enviar por enquanto pois entrei agora.
Bom estudo a todos que estão na luta. Força!
Grande abraço

User avatar
allvaro
Contribuidor Alpha
Contribuidor Alpha
Posts: 1
Joined: Sun May 05, 2019 5:24 pm

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby allvaro » Mon Jul 15, 2019 11:33 am

A um tempo atrás eu ouvi dizer que o próximo concurso seria em 2019, mas até agora nada :roll: :roll: :roll:

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Quando será o próximo processo seletivo?

Postby Admin » Mon Jul 15, 2019 2:00 pm

A um tempo atrás eu ouvi dizer que o próximo concurso seria em 2019, mas até agora nada :roll: :roll: :roll:
Se não ouviu de alguém da DPC esquece.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático


Return to “Próximo Processo Seletivo”