MP, Obrigado pela sua resposta! Concordo com você, mas sempre temos que lembrar que tudo é possível. Com eu disse:Olá Fabricio, eu ainda mantenho a previsão que fiz alguns posts atrás. Apesar de termos ~47 vagas em 2019, o número de de PRT habilitados se encontraria igual a Lotação. Quem acompanha a praticagem de perto sabe que tanto a escala como a demanda de manobras anda muito folgada frente ao número de práticos em atividade, não necessitando por enquanto de uma reposição do efetivo.
Quanto a política, acredito que a prioridade do Governo para 2019 seja a aprovação da reforma da previdência e tributária, esta primeira nos 6-8 primeiros meses a segunda até meados de 2020. Quando então o governo poderia unificar suas forças para a expansão de outros setores econômicos.
Quando o assunto é PORTO, deveríamos estar atento a notícia de que o governo irá extinguir a ANTAQ. Para quem não sabe a ANTAQ foi a responsável nos últimos 6-8 anos por tentar acabar com a praticagem. Pois bem, extingue-se a ANTAQ e seu quadro de diretores para criar uma Agência Nacional do Transporte: https://mobile.valor.com.br/brasil/6041 ... ansportes?
O debate por enquanto deveria ser: Será que isso vai ser bom pra Praticagem?
Ademais, acredito que o novo governo tem grande participação das forças armadas, entre elas a Marinha, diferente dos governos anteriores. E ai teríamos outro debate: Qual a posição da Marinha com a Praticagem?
Em conclusão, acredito que todos esses debates ficariam em segundo plano, sendo o primeiro tópico: número de vagas X PRT habilitados X lotação X demanda econômica o principal fator. E considerando todas estas variáveis, assim como os projetos portuários que estão sendo implementados e que ainda irão demorar para demandar novos PRT's, mantenho a minha previsão pessoal de que o número de vagas para abertura do concurso apenas seria atingida em 2025, no entanto, em face da complexidade e longa duração de um concurso nesta data, tenho fé, pois como todo estudante que já está preparado torcia pra que fosse em 2018, de que a Marinha deveria chamar um edital em 2022 com projeção das vagas de 2025, que já teria 2 turmas e teria conclusão senão depois de 2025, pois se a Marinha chamasse apenas em 2025, ela teria um concurso muito longo, com várias turmas que terminaria pra lá de 2030 e já teria que emendar em outro concurso, sem contar toda a projeção de crescimento econômica.
Mas como você mesmo disse. Nossa brincadeira hoje é especular. Abs
- Se todo analista do mercado financeiro tivesse certeza do que ele apresenta nos relatórios, ele mesmo poderia esta bilionário, mas nem sempre isso é possível, pois existe sempre algo nas formúlas chamada variável. Essa infelizmente e incontrolável, e no nosso caso se chama futuro.
Não sabemos o que poderá ocorrer até o final de 2019, mesmo tendo bons embassamentos técnicos sobre a atual situação da praticagem.
Vamos continuar estudando e aguardar por essa váriavel a nosso favor.
Bons estudos!