Boa tarde pessoal,
alguém sabe dar mais detalhes sobre quais as exigências em caso de daltonismo?
No úlitmo edital ele menciona dicromatopsia entre vermelho e verde.
Mas na Normam se detalha mais:
"A impossibilidade de discriminação das cores verde e vermelha é impeditiva ao Serviço
de Praticagem, devendo ser avaliado inicialmente pelo Teste de Ishihara. Na hipótese
de alteração desse teste, deverá ser aplicado o Teste da Lanterna (Farnsworth
Lantern) ou equivalente."
Com isso posso concluir que apenas casos de daltonismo moderados a graves serão considerados impeditivos?
Eu tenho dificuldade nos Testes de Ishihara (não em todos, mas em alguns enxergo numeros errados ou não enxergo os numeros) mas consigo distinguir verde e vermelho sem problemas. Pelo que pesquisei na internet, esse Teste da Lanterna apenas reprova os casos moderados a grave, sendo que casos leves de daltonismo conseguem passar no teste:
"By design, the FALANT allows mild color-blindness conditions to pass the test, while still excluding most of the moderate or severe cases of color-deficiency." (Wikipedia)
Alguém pode confirmar isso? Eu estou querendo começar a estudar para o exame, mas ao ler o edital já tive essa dúvida (e pra ser sincero, desanimei um pouco ao ler Teste de Ishihara). Vou marcar uma consulta no oftalmologista para verificar qual a severidade , se é que tenho, do meu daltonismo. Mas desde já se alguém puder dar uma resposta sobre isso agradeço!