Acho engraçado as pessoas ficarem especulando número de vagas. Esquecem de um fator importante: saúde e morte. Já deram uma olhada na lista dos Práticos que tem mais de 60,70 e 80 anos? Pois então procurem...muitos irão morrer nos próximos anos ou se aposentar por problemas de saúde.
Vou dar uma dica pra vcs, vinda de um amigo Prático da ZP-04, não se preocupe com data, esteja pronto pra passar. Uma hora o concurso vai acontecer...simples assim. Praticagem não pode ser a única opção de vida dos candidatos e todas as pessoas que estão altamente capacitadas que eu conheço, simplesmente não ficam especulando data.
Isso parece uma desculpa pra quem não está pronto ou não está estudando direito. De resto, é TUDO ESPECULAÇÃO, tudo isso ai em cima é blá blá blá... e o pior é que isso desestimula muita gente. Fica a dica! Ninguém tem bola de cristal... só tem 1 caminho, cara no livro!
Pedro, pode me dar um exemplo do perfil desses candidatos que estão altamente capacitados que você conhece? Somente para verificar se todos que estão postando aqui nesse Forum não são capacitados. Informe a todos do Forum qual o perfil.
- Formação profissional;
- Inglês fluente (quantidade de anos utlizados em outra atividade profissional);
- Nivel de habilitação de amador;
- Quantidade de horas estudadas por dia (Quantidade de vezes que estudaram todo o material, nesse caso as 3269 paginas. Os cursos não valem, por que para mim, que esta altamente capacitado pelo menos estudou as 3269 páginas nós ultimos 2 anos umas 5 vezes);
- Treinamento em algum centro de formação de maritime Pilot no exterior;
Obrigado