Postby praticodocerrado » Wed Feb 20, 2019 11:21 pm
Não poderia ser água salgada vs. água doce?
A menor densidade da água doce leva a uma redução na flutuabilidade, logo há aumento do calado e da área de flutuação, e consequentemente aumento das obras vivas, onde a água exerce pressão e afeta a controlabilidade. Tudo o mais mantido constante, o mesmo navio nas mesmas condições em água doce ou salgada provavelmente vai se comportar de forma ligeiramente diferente, ao menos segundo a teoria do PNA.
Essa é uma dedução minha, não sei se está correta e se é o que o autor queria dizer. Várias fórmulas de PNA usam a densidade do meio como variável de influência. Ademais, vejam esse trecho (p. 69, Vol. III):
"Several propeller and rudder factors affect the degree of ship response, including configurations of propeller, hull and rudder, propeller RPM, and rate of RPM change. Also, the ship's linear and angular velocities strongly influence propeller/rudder force, as
does rudder angle and its rate of movement. Similarly the ship's hydrodynamic environment; i.e., the water density, depth, lateral boundaries and waves also affect propeller/rudder forces."