Prezados,
Alguém se desfazendo/vendendo o Livro Capitão Amador do Jaime Roberto?
Abraços
Bons estudos
Prezados,
Alguém se desfazendo/vendendo o Livro Capitão Amador do Jaime Roberto?
Abraços
Bons estudos
Obrigado pelo resumo da seu experiência.Pessoal,
Vi algumas perguntas aqui no Forum sobre a prova, então vamos lá! Fiz a prova esse ano e não comprei nenhum livro. Estudei me baseando pelos livros do MIguens e resolvendo todas as provas anteriores de capitão amador. Para quem esta estudando para praticante de prático 70% dessa matéria e a mesma, a unica diferença e navegação astronômica, que para mim pode parecer no inicio dificil, mas depois que você estudar e resolver as provas disponiveis não terá como errar. Para ajudar, segue abaixo uma lista dos capitulos que estudei. Toda a informação esta na Normam-03.
Navegação astronômica - Miguens Capitulos 16, 19, 23 e 25
Navegação eletrônica - Miguens Capitulo 14
Navegação radar - Racon - Miguens Capitulo 37
Estabilidade - Maurilio Fonseca - Capitulo 12
Meteoroliga e oceanografia - Miguens Capitulo 45 (Se quiser pode estudar também o livro do Lobo, mas pelo capitulo 45 do Miguens e suficiente)
Comunicações - Maurilio Fonseca - Capitulo 17
Sobrevivênica ao Mar - Capitulo 16
Estudei dois meses antes esse material e fui fazer a prova. Resolvi todas as provas anteriores e passei. Então acho que vocês também conseguem.
Boa sorte!
PS: Navegar é preciso
De nada! Gostaria somente de adicionar uma observação. Na minha opinião, quem vai estudar navegação astronômica pela primeira vez seria melhor ler todos os capítulos abaixo. O que descrevi acima e da matéria, mas para ter uma melhor compreensão do assunto e melhor ler todos esses.Obrigado pelo resumo da seu experiência.Pessoal,
Vi algumas perguntas aqui no Forum sobre a prova, então vamos lá! Fiz a prova esse ano e não comprei nenhum livro. Estudei me baseando pelos livros do MIguens e resolvendo todas as provas anteriores de capitão amador. Para quem esta estudando para praticante de prático 70% dessa matéria e a mesma, a unica diferença e navegação astronômica, que para mim pode parecer no inicio dificil, mas depois que você estudar e resolver as provas disponiveis não terá como errar. Para ajudar, segue abaixo uma lista dos capitulos que estudei. Toda a informação esta na Normam-03.
Meteoroliga e oceanografia - Miguens Capitulo 45 (Se quiser pode estudar também o livro do Lobo, mas pelo capitulo 45 do Miguens e suficiente)
Estudei dois meses antes esse material e fui fazer a prova. Resolvi todas as provas anteriores e passei. Então acho que vocês também conseguem.
Boa sorte!
Certamente ajudará outros.
Isso mesmo!De nada! Gostaria somente de adicionar uma observação. Na minha opinião, quem vai estudar navegação astronômica pela primeira vez seria melhor ler todos os capítulos abaixo. O que descrevi acima e da matéria, mas para ter uma melhor compreensão do assunto e melhor ler todos esses.
Navegação astronômica - Miguens - Capítulos 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25.
Livrinho rápido para entender navegação astronômico em duas sentadas:De nada! Gostaria somente de adicionar uma observação. Na minha opinião, quem vai estudar navegação astronômica pela primeira vez seria melhor ler todos os capítulos abaixo. O que descrevi acima e da matéria, mas para ter uma melhor compreensão do assunto e melhor ler todos esses.Obrigado pelo resumo da seu experiência.Pessoal,
Boa sorte!
Certamente ajudará outros.
Navegação astronômica - Miguens - Capítulos 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25.
Habilitação de CPA não precisa, não é e nunca foi exigência do edital. Algumas pessoas optam por fazer como treino (a banca e estilo de prova são parecidos e 3/4 do conteúdo é comum ao estudo de PRT) ou ainda por causa do boato de que eventualmente pode passar a ser exigido no próximo PSCPP (acho que é mais boato difundido por dono de cursinho para ganhar dinheiro). Sinceramente, é possível passar na prova com uma breve estudada no livro do Jaime Felipe (Capitão Amador) e fazendo as provas anteriores disponíveis no site da Marinha. Não precisa de cursinho para isso, a não ser que realmente queira. Não tem mistério.Boa tarde, sou novo no forum e estou com duas duvidas:
1- Habilitaçao, tenho ja de arrais e mestre e queria saber se precisa ter a de capitao como nos editais de praticante de pratico anteriores nao pedem a habilitaçao de capitao se é necessario.
2- Curso, qual o curso de praticante de pratico mais adequado para iniciante, qual indicaria.
agradeço pela ajuda. abraço