Oi, Diógenes.
Inicialmente te desejo sucesso nessa empreitada.
Nossa área tem processos seletivos bem esparsos, às vezes o intervalo é muito longo e realmente o banco de questões é bem pequeno.
Como você já disse, existem bancos de questões e seminários à venda na internet, de diversos cursos diferentes.
Se você quiser partir para algo gratuito, eu não vejo uma opção que não seja a elaboração por você mesmo ou por grupos de colegas estudantes. Você poderia montar um grupo e cada um faz um bloco de questões.
Essa estratégia traz alguns problemas, como a confiabilidade das fontes, o que daria a você o imenso trabalho de conferir as respostas de cada questão nas próprias fontes bibliográficas. Por outro lado, isso seria também uma forma de estudar.
Para quem está começando, vale o básico, já tão ensinado: providencie TODO o material e faça ciclos de estudo de tudo, e nunca deixe de lado as revisões.
Quanto às questões, realmente só vejo dois caminhos: comprar de uma fonte confiável, ou elaborar você mesmo.
Abração, e sucesso!
Olá
Carlão!
Obrigado pela resposta direta e serena. Acredito que será mais um obstáculo a ser enfrentado nesta caminhada. Fazer questões é imprescindível. Por isso fico preocupado com a qualidade da minha preparação, devido a falta de questões de qualidade, que carreguem consigo as características da Banca Examinadora. Mas vamos com o que temos. No momento, como estou no início da preparação, não acredito que seja o momento de gastar aproximadamente R$5.000,00 para comprar um pacote de exercícios que irei usar apenas 20% de seu conteúdo, ou menos (infelizmente esses "quiz" tem um tempo limite de acesso). Creio que seja o momento de possuir um conhecimento mais completo de todas as disciplinas, dar uma estudada inicial em todo o material, para depois encarar os investimentos altos que tenho ciência que terei que fazer e, aí sim, aproveitar ao máximo todo esse material.
Sobre a sugestão dada pelo
Silvano, agradeço muito a disponibilidade de cooperação, porém acredito que seja um pouco contraproducente, principalmente no início de nossa preparação, criarmos questões. Eu não saberia como perguntar. O que perguntar. Desconheço a complexidade do temas para criar questões que envolvam um raciocínio que venha servir de ajudar para o avanço dos nossos estudos. Estou bem no começo mesmo.
Meu ciclo de estudos consiste em estudar as seguintes disciplinas:
- Arte Naval
- Miguens
- Valgas
- Ripeam
- EROG
Lembro que, ao mesmo tempo, estou me preparando o MSA. Portanto, é lenha!
Uma das coisas que mais me preocuparam, antes de partir para a preparação para este concurso foi:
o que fazer, caso eu não passe? As matérias que estudamos não se aplicam a nenhum outro concurso, que não para o de Praticante de Prático (pelo menos no que eu conheço do mundo dos concursos - muito pouco por sinal). Ficarei perdido, com todo esse conhecimento, esperando um próximo certame que poderá ocorrer só daqui a 10 anos? É uma preocupação importante, que acredito que muitas pessoas pensam e acabam desistindo de prestar o concurso em virtude disso.
Eu, por exemplo, decidi fazer uma mudança brusca na minha vida. Quero viver do mar. Quero navegar. Quero tornar esse conhecimento o mais próximo da minha vida, do meu dia-a-dia. As provas de ARA, MSA, CPA já são um grande início para adentrar a esse mundo maravilhoso da navegação. Cursos como MAC e MOC também abrem oportunidades que podem ser aproveitadas para aqueles que desejam viver da navegação. Não estou em busca de luxo, estou em busca de realização profissional.
Acho que era isso. Caso tenham mais ideias de como aproveitar a caminhada de estudos, para fazermos algo bacana, que dê dinheiro para sustentar a família de maneira simples, mas sustentável, deem um toque. Adoro ideias e, principalmente, correr em busca de realizações.
Ótimos estudos a todos nós e agradeço as respostas.
Vamos nos ajudando e estou à disposição!
Silvano, vamo que vamo, que o início é difícil e só tende a piorar... hahahahaha grande abraço!