BR DO MAR APROVADA.
QUAIS IMPACTOS ESPERAR?
BR DO MAR APROVADA.
QUAIS IMPACTOS ESPERAR?
Se a gente acompanhar o processo junto a ANTAQ, veremos muitas cartas de afretamento para embarcações estrangeiras fazerem efetivamente a cabotagem. Mas claro, isso eh gradativo.BR DO MAR APROVADA.
QUAIS IMPACTOS ESPERAR?
Essa PL deve entrar em vigor em meados de 2021.. Acredito que aumento do movimento seja notório a médio prazo, visto que sentiremos muito a crise do Covid-19 nos próximos anos.BR DO MAR APROVADA.
QUAIS IMPACTOS ESPERAR?
Concordo com vc amigo. Mas também a DPC não irá deixar a lotação ficar crítica pra fazer outro concurso. Também acredito que a partir de 2023 ficará mais latente a preparação do próximo edital, pois a BR do Mar já deve estar rodando razoavelmente nesse período e aumentará o número de práticos na faixa etária de 70 anos e etc. AbraçoEssa PL deve entrar em vigor em meados de 2021.. Acredito que aumento do movimento seja notório a médio prazo, visto que sentiremos muito a crise do Covid-19 nos próximos anos.BR DO MAR APROVADA.
QUAIS IMPACTOS ESPERAR?
Sobre o concurso: A Marinha dificilmente irá se precipitar e antecipar um PSCPP antes de 2023/24, visto a grande folga na escala de práticos e todos esses problemas que estamos enfrentando. É muito difícil prever o que acontecerá com a Economia, mas pelo que acompanhamos do setor portuário acredito que a partir de então existirá uma demanda pequena de 60..70.. vagas, com possibilidade para abertura do Edital.
OBS: Na minha visão, e na visão dos práticos que converso, o maior problema é que a DPC não irá abrir um edital para menos de 60, 70 vagas.
E esse acúmulo de vagas suficientes para o PSCPP pode levar ainda mais tempo que imaginamos. Vai depender do entendimento da DPC
Acredito que o fiel da balança seja a atividade econômica em si. A parte de legislação com certeza ajuda, mas se a economia não deslanchar complica. Por sorte, temos visto que a tendência era uma recuperação antes do covid e agora está dando bons sinais novamente.
Excelente observação, pois mesmo sob a pandemia, muitos portos fecharam em superávit na movimentação e ainda teremos a BR dos Rios em 2021 e etc.Acredito que o fiel da balança seja a atividade econômica em si. A parte de legislação com certeza ajuda, mas se a economia não deslanchar complica. Por sorte, temos visto que a tendência era uma recuperação antes do covid e agora está dando bons sinais novamente.
Eu também pensava dessa maneira até antes da pandemia, mas hoje tenho visto o movimento nos portos um tanto descolado do movimento da economia como um todo. O PIB brasileiro caiu em 2020, mas o movimento dos portos vai fechar o ano com bom crescimento (notícias abaixo). Numa análise superficial, parece estar acontecendo substituição de outros modais pelo marítimo (iniciado pela greve dos caminhoneiros e que pode ser impulsionado pela BR do Mar e pelas concessões de portos e terminais que estão no radar) além de um incremento de exportações em razão do real desvalorizado e grande demanda externa por commodities produzidas no Brasil. Vamos aguardar 2021 para avaliar melhor.
http://portal.antaq.gov.br/index.php/20 ... es-do-ano/
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/ ... o-semestre
Acredito que o fiel da balança seja a atividade econômica em si. A parte de legislação com certeza ajuda, mas se a economia não deslanchar complica. Por sorte, temos visto que a tendência era uma recuperação antes do covid e agora está dando bons sinais novamente.
Eu também pensava dessa maneira até antes da pandemia, mas hoje tenho visto o movimento nos portos um tanto descolado do movimento da economia como um todo. O PIB brasileiro caiu em 2020, mas o movimento dos portos vai fechar o ano com bom crescimento (notícias abaixo). Numa análise superficial, parece estar acontecendo substituição de outros modais pelo marítimo (iniciado pela greve dos caminhoneiros e que pode ser impulsionado pela BR do Mar e pelas concessões de portos e terminais que estão no radar) além de um incremento de exportações em razão do real desvalorizado e grande demanda externa por commodities produzidas no Brasil. Vamos aguardar 2021 para avaliar melhor.
http://portal.antaq.gov.br/index.php/20 ... es-do-ano/
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/ ... o-semestre